Visita Técnica ao Museu Vivo do São Bento

Como parte das atividades da 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa (2STEC) do Campus Belford Roxo, foi realizada uma Visita Técnica ao Museu Vivo do São Bento, localizado em Duque de Caxias. A visita, que aconteceu no dia 19 de fevereiro, foi patrocinada com recursos oriundos do CNPq.

A primeira parada do ônibus, que saiu do Campus Belford Roxo, foi a sede administrativa do Museu Vivo do São Bento. O historiador Antônio Augusto Bráz falou sobre a história da região e explicou como é o funcionamento do museu. Também foram apresentados os cursos gratuitos que são ofertados no espaço como “educação patrimonial” e “oficina de cuidados com documentos e arquivos”, por exemplo. Logo em seguida, Antônio guiou a visita.

O Museu Vivo do São Bento, cujo nome faz referência ao bairro em que está localizado, é um conjunto de todas as construções históricas que há em volta, se caracterizando como “museu de percurso”. Fazem parte deste percurso 14 pontos históricos, que foram apresentados em um vídeo na sede administrativa. Devido ao tempo disponível para a visita, somente três pontos puderam ser conhecidos pelo grupo.

Os participantes estiveram no Sítio Escola Sambaqui, local onde moravam os primeiros nativos e que já esteve à beira da Baía de Guanabara, o que faz com que o solo seja repleto de conchas (que em tupi são chamadas de sambaquis). Na segunda parada, puderam ser vistas a Fazenda São Bento do Iguaçu e a Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor.

A parceria entre o IFRJ Campus Belford Roxo e o museu começou no segundo semestre de 2019. Através dela, já foram realizados o curso de formação continuada em serviço “História, Trabalho e Educação de Belford Roxo”, para os servidores do campus; e a Exposição das edições 1 e 2 da Revista VAN, desenvolvida pela professora Lara Ovídio na disciplina “Editoriais e eventos de moda”, apresentando os trabalhos feitos pelos alunos; e dos trabalhos realizados no curso de extensão em desenhos, ministrado pela professora Ana Adelayde Balthar, também Nena Balthar.

Colaboração: Luana Oliveira