Visita técnica para implementar cursos em Paraty

Integrantes da Pró-reitoria de Ensino e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ, realizaram, nos dias 22 e 23 de maio, uma visita técnica à cidade de Paraty, onde foram discutidas questões para o futuro da educação no município.

O IFRJ está firmando parcerias com a prefeitura para a implantação de cursos profissionalizantes e de pós-graduação por meio de um convênio com o IFRJ, para no futuro pleitear uma unidade do instituto para a cidade.

A pró-reitora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Alessandra Paulon, explicou todas as modalidades de ensino para iniciar as atividades, modelo próximo ao que ocorre com o município de Teresópolis.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Marcus Vinicius Pereira, ressaltou a formação continuada dos professores da rede municipal por meio de cursos no formato EaD.

Foram realizadas visitas em unidades escolares que podem receber as turmas e também na obra de criação de um centro de qualificação.

A secretária de Educação Municipal, Gabriela Gibrail, juntamente com os professores Clenilson Sousa Junior, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Educação e Gilsiane Escobar, diretora de Ensino Técnico e Qualificação Profissional, definiram os cursos de formação inicial que serão ofertados inicialmente, assim como a quantidade de vagas e carga horária dos cursos.

O Plano de Trabalho já foi definido e a próxima etapa será a assinatura do convênio entre o IFRJ e a Prefeitura.

De acordo com Alessandra Paulon: “Inicialmente teremos cursos profissionalizantes para jovens e adultos da cidade e região e a possibilidade de curso de pós-graduação e num futuro a possibilidade de criação de uma unidade na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro”.