Visitas técnicas de mediadores do Espaço Ciência Interativa

Os mediadores do Espaço Ciência InterAtiva participaram de atividades de formação nos dias 15 e 16 de maio em instituições parceiras: Uma visita técnica ao Museu Casa do Reitor da UFRRJ (15) e outra ao Museu da Vida e o Castelo da FioCruz (16).

A Casa do Reitor desde 1948 é a moradia oficial de quem ocupava o mais alto cargo administrativo da Universidade. Por problemas na infraestrutura, acabou se tornando inabitável, não recebendo nenhum morador desde 2013, sendo este o último ano em que um reitor ocupou a residência. Durante o tempo em que permaneceu fechada, sofreu com danos estruturais e patrimoniais, sendo alvo de furtos e de depredação. A partir do entendimento de que o local não mais serviria como moradia, desde 2018, a casa vem sendo novamente cuidada e várias partes foram, literalmente, restauradas, como o piso original da década de 1940. Nasceu, assim, o Museu Casa do Reitor. Durante essa visita, os mediadores participaram de uma roda de conversa com a equipe do museu, abordando os temas de Patrimônio Museal e Educação Museal.

alunos dentro da casaa do reitor

Criado, em 1999, o Museu da Vida Fiocruz, faz parte da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A COC é um centro dedicado à preservação da memória da Fiocruz e às atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil. Os mediadores tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros mediadores do Museu e explorar importantes locais históricos. O Castelo, idealizado no início do século passado pelo pesquisador Oswaldo Gonçalves Cruz, é uma referência para o sistema de saúde do Brasil. Além disso, os mediadores também visitaram a Cavalariça, um local histórico de grande importância para o desenvolvimento de vacinas no século passado. Essas atividades proporcionaram uma valiosa formação para os mediadores, enriquecendo seus conhecimentos e habilidades na área da divulgação científica.

alunos dentro do museu

- As trocas entre mediadores que atuam nas diferentes instituições são importantíssimas no processo formativo da nossa equipe no ECI. Devemos destacar que em julho, iremos participar da 76ª reunião anual da SBPC, em Belém – PA, representando o IFRJ, precisamos estar preparados! – Destacou Sérgio de Souza Henrique Júnior, coordenador do Espaço Ciência InterAtiva.