Logo IFRJ

Viver é sempre a melhor opção

Setembro é um mês especial, desde 2015, graças a uma campanha criada pelo Centro de Valorização da vida (CVV), é o período do ano em que diversas ações são implementadas com o intuito de debater e acima de tudo prevenir o suicídio. O Campus Rio de Janeiro, participando dessas ações, realizou a palestra “IFRJ pela conscientização sobre o suicídio”, no dia 26 de setembro.   

O evento contou com a participação das especialistas do Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial (LAFEPE), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Paula Lopes e Luana Oliveira.

Ana Paula aproveitou o espaço e levou vídeos de trabalhos desenvolvidos por ela e alunos de outras instituições de ensino, através de peças teatrais e exposições fotográficas. “A minha questão era exatamente a seguinte: como transformar a dor em arte? A gente nunca vai saber o real motivo, mas é preciso falar”, concluiu.

Apesar do assunto suicídio ainda ser um tabu, ele existe e é uma das causas mais comuns de morte entre pessoas jovens no país, de acordo com as especialistas. Pensando nisso, Wagner Bastos, discente do nono período de Ciências Biológicas, resolveu levar essa pauta para o IFRJ. Wagner foi o idealizador do evento. “Nosso Instituto, assim como nossa sociedade, precisa dessa atenção e eu quero mostrar que eles não estão sozinhos”, afirmou.

VAMOS CONVERSAR?

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia. Basta ligar para o número 188.

Colaboração: Fernanda Monteiro

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS