Vôo sem escalas: Paracambi - Estados Unidos

O estudante do Bacharelado em Engenharia Mecânica, Campus Paracambi, Jonas Ataliba foi selecionado no Programa Community College Initiative, da Embaixada dos Estados Unidos.

Jonas, que faz parte do grupo de pesquisa Liscomp, veio da Baixada Fluminense e cursou o ensino médio técnico em Mecânica no Campus Paracambi, e ingressou no bacharelado em 2019. Aldembar Sarmento, diretor-geral da unidade, fala sobre o estudante. “Um dos fatores que colaborou com o sucesso do estudante foi o fato de sempre participar de projetos de pesquisa e extensão, já no ensino médio. O Campus se sentiu muito prestigiado e mais uma vez o aluno com pouco recurso financeiro consegue sucesso devido à educação transformadora do IFRJ”.

O Programa Community College Initiative (CCI) é um programa de intercâmbio internacional do governo dos EUA que recebe financiamento do Congresso dos EUA como atividade de intercâmbio do Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais desde 2007. O Programa CCI fornece aos participantes de regiões carentes e grupos sub-representados um ano em programa acadêmico sem diploma em uma faculdade comunitária dos EUA. O programa foi desenvolvido para aperfeiçoar as habilidades técnicas dos participantes em campos aplicados, aprimorar suas capacidades de liderança e fortalecer sua proficiência no idioma inglês. O programa também oferece oportunidades para estágios profissionais, aprendizado de serviço e atividades de envolvimento da comunidade que constroem entendimento mútuo por meio da imersão na cultura e no dia-a-dia dos Estados Unidos.

Jonas na função de monitor de informatica

Jonas Ataliba diz que o processo até ser selecionado foi longo. “Foram 3 meses checando o email e mandando mensagens do tipo "opa, tudo bem? Tem notícias do processo?". Meu orientador estava muito confiante quanto à minha capacidade de ser aprovado, eu nem tanto. Então, no momento em que fiquei sabendo da notícia eu comecei a sorrir de canto a canto e logo corri para contar ao meu pai. Nós vibramos juntos, pois ele me deu tanto apoio. Foi uma festa dentro de casa”.

O estudante diz que sua área de interesse é engenharia aplicada, mais especificamente os campos de projeto e manufatura. “Fiz o curso técnico em mecânica no IFRJ, e durante minha experiência como técnico me apaixonei pela área de projeto mecânico, a ideia de criar máquinas simplesmente me fascinou, de modo que eu voltei para o IFRJ para ser parte da primeira turma de Engenharia Mecânica. Esse meu interesse pela engenharia é um misto de curiosidade e vontade de causar impacto”.

Ansioso, o jovem diz que espera aproveitar cada um dos cinco pilares do programa dentro desse um ano de estadia. “Quero conhecer pessoas, culturas e comidas enquanto me dedico nos estudos e trabalhos no local. Além de me construir uma pessoa melhor, eu pretendo me tornar um profissional melhor e cada vez mais qualificado para retornar ao meu país de origem com bagagem suficiente para passar aos outros os conhecimentos adquiridos na forma de estudos e trabalhos”.

Jonas lembra sua trajetória na instituição e diz que entrou no IFRJ durante o ensino médio, com o objetivo de se formar em Técnico em Mecânica, mas durante o curso se envolveu com projetos de pesquisa nas áreas técnicas e sociologia. “Fui monitor de disciplinas técnicas, participei de aulas de espanhol como disciplinas optativas e quando me formei comecei a trabalhar na indústria metalmecânica”. Ele diz que o trabalho e a bagagem técnica o ajudaram a definir que gostaria de cursar... Engenharia Mecânica. “Foi nesse momento que o curso de Engenharia "nasceu" em Paracambi, e decidi voltar ao IFRJ. Durante o curso tive a oportunidade de ser orientado pelo professor André Pimenta, do departamento de Engenharia Mecânica, pesquisador no grupo LISCOMP. Minha experiência na pesquisa foi e está sendo transformadora para minha carreira pois possuo a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para a resolução de problemas de engenharia, inclusive na semana do dia 09/05 pude apresentar um trabalho desenvolvido nos laboratórios do campus no Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica”, conclui.