Logo IFRJ

Webinário discute pinças óticas e veleiros solares

O Campus Paracambi vai realizar o webinário  “A força da luz: das pinças óticas aos veleiros solares” no dia 14 de setembro, às 16 horas, que terá como palestrante o professor Paulo Américo Maia Neto - Instituto de Física da UFRJ e amediação ficará a cargo do professor Rafael Dutra, do CPar.

O evento será ao vivo no canal do CoEx no youtube e haverá emissão de certificado pela CoEX CPar (carga horário de 2 horas). 

De acordo com os organizadores, neste webinário será abordado um aspecto muito pouco familiar da luz: a sua capacidade de exercer forças sobre corpos materiais. Em nossa vivência diária, lidamos de forma frequente com a energia transportada pela luz. Ao ser absorvido por um material opaco, um feixe de luz transfere toda a sua energia ao meio material, produzindo aquecimento.

Além da energia, a luz transporta uma outra grandeza física muito importante para entender as forças mecânicas: o momento linear, também conhecido como quantidade de movimento. Ao ser atingido por um projétil, um corpo material é empurrado porque herda o momento linear do projétil. De forma análoga, um corpo é empurrado ao absorver ou refletir um feixe de luz. Este efeito, muito pequeno para ser observado em situações usuais do dia-a-dia, é responsável pela propulsão de veleiros solares viajando no espaço. A força exercida pela luz também está por trás do funcionamento da pinça ótica, que valeu ao seu inventor, o cientista Arthur Ashkin, o prêmio Nobel de física de 2018.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS