XII JIT, VII Fórum ITE e II JPG 2018

cartaz azul marinho, logo do ifrj em branco. arte: rede ligando livros, timer, ideias, lâmpadas, ciência entre outros

IFRJ campus Nilópolis recebe pesquisadores da ciência, tecnologia e inovação

Com o tema “Desafios da pesquisa e da educação para o trabalho do futuro”, acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, no campus Nilópolis, a XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT), a 7ª edição do Fórum ITE e a 2ª edição da Jornada de Pós-Graduação. É prevista a presença de 600 participantes durante toda a programação, entre estudantes, docentes, pesquisadores e comunidade externa.

Estão programadas apresentações especiais discentes de diversos campi do IFRJ, tais como: apresentação dos robôs dançantes da equipe Jaguar do campus Volta Redonda; games produzidos pelo campus Engenheiro Paulo de Frontin; modateca do campus Belford Roxo; entre outras.

A parte artística da programação, realizada por alunos do Bacharelado em Produção Cultural do campus Nilópolis, contará com: apresentações musicais do IF Dança, de Pablo Barreto e Cia e de Eve Costa; os coletivos Poesia Que Tem Cor e Conafro farão performances poéticas e haverá a participação da rapper Aika Cortez. A abertura do evento será feita pela harpista Cristina Braga e o encerramento ficará por conta do rapper Marcão Baixada.

A Jornada é a primeira realização produzida pela “Baixada Júnior Produções Culturais”, empresa júnior vinculada ao Bacharelado de Produção Cultural do campus Nilópolis.

Sobre os eventos - A Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) é um evento anual, no qual os bolsistas inseridos nos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC, PIBITI, PIBIC Jr, PIBITI Jr, PIVICT, PIBITI (Inovação), PIBITI Jr (Inovação) – apresentam os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos com seus orientadores.

O Fórum ITE, que caminha para sua 7ª edição, constitui-se como evento de ações propositivas voltadas para a disseminação da cultura de inovação e para a discussão sobre a política institucional de proteção à propriedade intelectual (PI) e formas de transferência de tecnologia.

A Jornada de Pós-Graduação (JPG), que se encontra na segunda edição, é uma iniciativa acadêmica da PROPPI, que se constitui, sobretudo, na apresentação de trabalhos que visem à divulgação da produção dos pós-graduandos e egressos recentes (até 2 anos) dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFRJ.

CLIQUE AQUI para ver a programação completa.