Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

Processos Químicos

O rápido desenvolvimento exige que o setor produtivo tenha em seus quadros profissionais com formação que lhes permitam adaptar-se com rapidez e eficiência às novas tecnologias, tornando o setor onde atua mais competitivo. Assim, a inserção no mercado de trabalho do Tecnólogo em Processos Químicos vem ao encontro da necessidade já apontada por esse setor. O Tecnólogo em Processos Químicos é um profissional de nível superior apto a gerenciar, supervisionar e operar plantas industriais de diferentes ramos, tais como o químico, petroquímico, alimentício, farmacêutico e outros. Este profissional poderá, ainda, atuar nos segmentos de pesquisa e desenvolvimento, segurança e qualidade, além de ingressar em cursos de pós-graduação de áreas afins.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Mariana Ferreira Ziglio
Portaria SERES/MEC N° 286 de 21/12/2012
Rio de Janeiro - Noite
  • Nome: Mariana Ferreira Ziglio
  • Contato: Mariana.ziglio@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador:

Mariana Ferreira Ziglio possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2009). Possui Especialização em Engenharia de Petróleo e gás (2013), possui Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (2014) e Doutorado em andamento, pelo programa Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Escola de Química - UFRJ.

Em 2014 ingressou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atuou como docente no Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos e no Curso Técnico em Química (integrado e pós-médio). É membro do Núcleo Docente Estruturante do Superior de Tecnologia em Processos Químicos desde 2017. Em maio de 2017, assumiu a coordenação deste curso.

Currículo na Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/9780375188691350

Corpo Docente 2018.1