Comissão Local de Enfrentamento a Pandemia de COVID-19

No dia 11 de março de 2020 a COVID-19 foi considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Neste mesmo dia, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma nota orientando as instituições de ensino para que reforcem as ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Nesse contexto, o MEC institui o Comitê Operativo de Emergência (COE/MEC) com o objetivo de gerenciar questões inerentes a assuntos sensíveis, de repercussão nacional. Seguindo as orientações das autoridades governamentais para reduzir os impactos de contágio, no dia 13 de março de 2020 a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) suspendeu o calendário acadêmico da Instituição. Desde então foi criado o Comitê Operativo de Emergência (COE/IFRJ), Portaria n.º 062/2020, a fim de incorporar todas as orientações e medidas definidas pelos órgãos competentes, ampliar o protocolo interno caso seja necessário, definir novas ações e suspensões e avaliar os casos excepcionais. Nesse período inúmeras ações foram desenvolvidas no âmbito do IFRJ, destaca-se a Instituição do Plano de Ações Contínuas de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 (Plano COVID-19) por meio da Resolução nº 12/2020. De acordo com a referida normativa, para enfrentamento à Pandemia da COVID-19 compete à Comissão Local mapear, no âmbito do Plano COVID-19 no campus, as informações para diagnóstico da operação emergencial; acompanhar as demandas de outros comitês, comissões e conselhos no intuito de fortalecer as iniciativas locais; elaborar informativos destinados aos estudantes e servidores no intuito de divulgar o Plano COVID-19; acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de revisão e planejamento do Plano COVID-19 e elaborar relatório sobres as atividades realizadas do Plano COVID-19 no campus vinculado. Segue abaixo os documentos elaborados pela referida comissão local:

Plano Local de Enfrentamento à COVID-19

Palestra de Biossegurança - Enfermeira Ana Paula Fernandes - CST