Logo IFRJ

Auxílios Permanência

Classificação Edital 04/2017, clique aqui.

Desclassificados Edital 04/2017, clique aqui.

EDITAL 04/2017, CLIQUE AQUI.

 

RESULTADO FINAL EDITAL 03/2017, CLIQUE AQUI.

RESULTADO EDITAL 03/2017, CLIQUE AQUI.

EDITAL 03/2017, CLIQUE AQUI

 

O Programa de Assistência Estudantil – PAE objetiva promover ações que contribuem para o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, com vistas à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e do bem estar biopsicossocial.

O Auxílio é um benefício oferecido com a finalidade de subsidiar despesas relacionadas às necessidades básicas dos discentes como transporte, moradia e outras relacionadas às atividades acadêmicas.

Os pais ou responsáveis por estudantes que desejam pleitear benefícios deste Programa, deverão se atentar para os Editais publicados e preencher uma ficha socioeconômica, anexando os documentos comprobatórios. A ficha e a lista de documentos estão disponíveis no site institucional, quando da publicação do edital.

De acordo com o Regulamento da Assistência Estudantil do IFRJ, veja os esclarecimentos a seguir:

I – Programa de auxílio-permanência - O programa tem como estratégia desenvolver ações que favoreçam a permanência dos estudantes do IFRJ, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  Os estudantes, de acordo com sua demanda, podem ser inseridos em uma ou mais das seguintes modalidades de auxílios:

a) Auxílio Transporte - Essa modalidade tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – Instituição de ensino; bem como, buscar parcerias junto à Rede Municipal e Estadual com vistas à garantia de acesso pelo transporte público. Serão contemplados prioritariamente os alunos, cujo município onde resida e/ou estude não ofereça a gratuidade do transporte.

b) Auxílio Moradia - Objetiva assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante oriundo de outros estados/municípios e/ou que sejam naturais do município onde se localiza o Campus, mas não possuem vínculos familiares. Ofertado no campus para estudantes do sexo masculino na oferta de alojamento e para estudantes do sexo feminino através do auxílio.

c) Auxílio Alimentação - Visa oferecer condições para o atendimento das necessidades de alimentação básica dos estudantes do IFRJ, de modo a contribuir para sua permanência e conclusão de curso nesta instituição. Ofertado no campus através do refeitório.

d) Auxílio Didático – Tem como objetivo assegurar aos estudantes que necessitam, apoio para cópias e impressões de materiais didáticos específicos do seu curso ou para atender às necessidades educacionais específicas, bem como os demais materiais de uso escolar.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS