Logo IFRJ

EXPOCANP/SEMATEC

APRESENTAÇÃO

A Exposição Técnico-Científica do Colégio Agrícola Nilo Peçanha (EXPOCANP) nasceu em 1999, idealizada pelos servidores Cristiane Oliveira, Jorge Baronto, Aníbal dos Santos, Marlon Sarubi e Almir Ferreira. Seu objetivo era expor à comunidade local as tecnologias e atividades realizadas nas aulas, promovendo a integração entre os participantes. Com a criação do IFRJ, a EXPOCANP adquiriu o caráter de semana acadêmica e passou a se chamar EXPOCANP/SEMATEC.

A EXPOCANP/SEMATEC é um evento acadêmico do IFRJ - Campus Pinheiral, que tem como principal objetivo divulgar conhecimento científico e oferecer atividades complementares que enriquecem e aprimoram a variedade de experiências nas diversas áreas do conhecimento. Em 2023, o evento ocorrerá de 11 a 16 de setembro, na modalidade presencial, e oferecerá palestras e oficinas com pesquisadores de diversas áreas que atuam na contribuição do desenvolvimento no âmbito científico, cultural e tecnológico da nossa sociedade. Além disso, teremos apresentações de trabalhos de estudantes e orientadores, no formato de pôsteres e/ou de painéis (exposições de fotos, maquetes, cartazes, jogos etc.).

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro, teremos palestras, minicursos e oficinas que ocorrerão, preferencialmente, em três horários, distribuídos em dois turnos (13h às 15h, 15h30 às 17h30 e 19h às 21h). Algumas atividades pontuais poderão ser ofertadas pela manhã.

A sexta-feira, 15 de setembro, será dedicada a atividades culturais e preparação dos trabalhos.

No sábado, 16 de setembro, das 8h às 12h, teremos apresentação e avaliação dos trabalhos, cujos resumos devem ser submetidos de acordo com o modelo e cronograma.

A programação completa das palestras, minicursos, oficinas e apresentações será divulgada em breve.

 

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

A participação na EXPOCANP/SEMATEC é obrigatória, correspondendo às atividades letivas dos cursos.

 

1) PRESENÇA NAS ATIVIDADES (PALESTRAS, MINICURSOS E OFICINAS):

Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes deverão participar obrigatoriamente de uma atividade por dia, cumprindo o total mínimo de 4 atividades ao longo da semana. Para os estudantes que atingirem o requisito mínimo de participação, será atribuído 1,0 (um) ponto na média do bimestre corrente em todas as disciplinas.

Estudantes dos cursos técnicos, dos cursos de graduação e de pós-graduação devem participar das atividades e serão certificados.

Para estudantes do ensino superior, a certificação conta como horas de atividades complementares. A pontuação nas disciplinas será facultativa, tendo cada professor autonomia para determinar se e como irá pontuar em suas disciplinas.

Para participar das atividades e fazer jus à pontuação, os estudantes devem se inscrever previamente nas atividades e registrar a sua presença. Não será garantido o registro da presença e a emissão de certificados para estudantes que participarem de atividades as quais não se inscreveu. O cronograma de atividades e seus formulários de inscrição serão divulgados aqui em breve.

 

2) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes que apresentarem trabalhos na EXPOCANP/SEMATEC receberão 1,0 (um) ponto na média do bimestre corrente em todas as disciplinas, além de certificados de apresentação. Desse modo a nota do 3º bimestre será composta da seguinte maneira:

Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação receberão certificados de apresentação. A pontuação nas disciplinas será facultativa, tendo cada professor autonomia para determinar se e como irá pontuar em suas disciplinas.

Orientadores devem submeter os resumos no período de 10/07/23 a 25/08/23, conforme orientações a seguir.

 

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS

A apresentação dos trabalhos será realizada no sábado, dia 16 de setembro de 2023, das 8h às 12h.

Serão aceitas apresentações de trabalhos oriundos de projetos em desenvolvimento ou concluídos e de trabalhos diversos realizados sob orientação de servidores. Não serão aceitas apresentações de projetos não iniciados.

Para a submissão do resumo, no período de 10/07/23 a 25/08/23, o(a) orientador(a) deverá seguir as recomendações abaixo.

  1. Utilizar o Modelo de Resumo - EXPOCANP 2023, que contém as regras de formatação e pode ser obtido clicando aqui.
  2. Organizar as informações do trabalho em: título, autores, colaboradores (se houver), resumo, palavras-chave, área de conhecimento e financiamento (se houver).
  3. Incluir o mínimo de 1 (um) estudante e o máximo de 8 (oito). Faz-se necessário nome completo, turma, curso e e-mail válido dos estudantes;
  4. A submissão dos trabalhos deve ser feita, exclusivamente pelo orientador, por meio de formulário eletrônico. Clique aqui para acessar.

 

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Esse ano não será obrigatória a utilização de pôsteres na apresentação dos trabalhos. Embora seja o formato mais comum e recomendado para a apresentação de trabalhos científicos, o grupo poderá usar a criatividade para confeccionar outros tipos de materiais visuais, como cartazes, murais, maquetes etc.

Caso o grupo opte pela apresentação utilizando pôsteres, eles devem ser confeccionados na dimensão de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura em papel ou lona (impresso). A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem considerar a visualização do trabalho à distância de um metro (seguir modelo que pode ser obtido clicando aqui). Mencionar apoio quando for o caso. Clique para obter modelo de pôster para trabalhos de extensão e de pesquisa.

A necessidade de materiais de apoio (mesas e cadeiras extras, porta banner, extensão, fonte de energia elétrica, ponto de água etc.) deve ser especificada no momento da submissão do resumo.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os seguintes critérios serão utilizados na avaliação dos trabalhos:

a) capacidade de organização do conteúdo, considerando clareza, correção e adequação de linguagem no momento da apresentação;

b) adequação metodológica;

c) desenvolvimento do tema;

d) domínio de conteúdo;

e) consistência na arguição.

 

INSCRIÇÃO EM ATIVIDADES (Palestras, minicursos, oficinas) 

Instruções para a inscrição e participação em atividades da expocanp 2023. 

- Cada estudante deverá escolher, obrigatoriamente, pelo menos uma atividade  por dia, considerando que temos 3 horários disponíveis: 13h, 15h ou 19h.

          - Caso tenha participado de mais de uma atividade no mesmo dia, não estará isento de participar nos demais dias.

- Se você quiser fazer apenas uma atividade por dia, por exemplo, às 13h, deverá marcar a opção nenhuma para os demais horários.

- Haverá sorteio para aquelas atividades com um número de inscritos maior do que o número de vagas.

         - Após o sorteio, será publicada, nessa página, a listagem com os nomes contemplados com as vagas em cada atividade.

- Haverá uma segunda rodada de inscrições para repescagem de vagas que sobrarem ou forem realocadas.

- Não se preencha o formulário de inscrições mais de uma vez por rodada. Caso isso aconteça, apenas o último e mais atualizado registro de inscrição será validado. 

- A pontuação referente a participação nas atividades (para estudantes dos cursos técnicos) só será atribuída para aquele que estiver presente em todas as atividades inscritas ou a qual foi alocado.

- Não falte às atividades em que estiver inscrito e não se inscreva em atividades em que não tiver certeza de que poderá participar.

- Caso seja efetivada a inscrição e confirmada na listagem, a falta em uma atividade extra, além das 4 atividades obrigatórias (uma por dia), acarretará em perda de 0,25 na pontuação de participação das atividades.

 

 

LISTAGENS DE INSCRITOS NAS ATIVIDADES (Palestras, minicursos, oficinas)

Para acessar a listagem final de inscritos nas atividades após as duas rodadas de inscrições online e uma rodada de inscrições presenciais, clique aqui. NOVO!

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a comissão organizadora do evento pelo e-mail expocanp.cpin@ifrj.edu.br.  Contamos com sua participação! 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS