Processo Seletivo para mais de 1.600 vagas para a Educação Profissional Técnica Integrada ao Nível Médio

O IFRJ torna público o edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira integrada ao Ensino Médio, para o ano letivo de 2024.

O processo seletivo visa preencher um total de 1.686 (mil seiscentos e oitenta e seis) vagas nos campi do IFRJ, considerando-se dois sistemas de vagas, a saber, 50% das vagas para o Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas (grupos 1 a 8) e 50% para o de Ampla Concorrência (grupo 9).

A seleção se dará mediante a realização de prova, na qual serão avaliados conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, sendo 15 (quinze) questões de cada disciplina, abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental.

Somente poderá concorrer a este Edital o candidato que, imprescindivelmente, tenha concluído o Ensino Fundamental e tenha, no máximo, 17 anos, até a data da matrícula. Para o acesso aos cursos de que trata esse processo seletivo, é necessário que o candidato apresente como escolaridade mínima o Ensino Fundamental completo (1º ao 9º ano).

A inscrição dos candidatos para o processo seletivo será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição disponibilizado na página do Instituto SELECON, no período de 04/8 a 17/9/2023. A taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais), mas o candidato poderá solicitar isenção da Taxa de Inscrição, no período de 04/8 a 13/8/2023, mediante a escolha da opção no Formulário de Inscrição/Isenção e comprovação dos pré-requisitos detalhados no edital.

Para mais informações, acesse o edital.

Quadro de vagas, disponível no anexo II do edital