PASSO A PASSO TRANCAMENTO DE MATRÍCULA (CURSO) PELO PORTAL DO DISCENTE:
Caso tenha algum problema durante o pedido de trancamento, envie e-mail para dga@ifrj.edu.br com seu nome completo, número de matrícula, curso, campus e detalhes do erro (print da tela, se possível).
1) Acesse o sistema através do endereço https://sigaa.ifrj.edu.br/sigaa/public.
2) Selecione a opção ALUNO e entre com seu nome de usuário e senha. Caso ainda não tenha realizado seu cadastramento, acesse a Página de Cadastro e siga as orientações conforme o Guia de Primeiro Acesso.
3) Ao entrar no sistema, clique no PORTAL DO DISCENTE.
4) No Portal do Discente, na aba ENSINO, clique em SUSPENSÃO DE PROGRAMA e depois em INICIAR SOLICITAÇÃO DE SUSPENSÃO REGULAR.
5) Leia as informações da página e marque a caixa "Estou Ciente das condições acima e desejo prosseguir com a solicitação".
Clique no botão "Continuar >>"
6) Digite as informações solicitadas e a senha para confirmar a solicitação.
7) Se você chegou até essa tela significa que você conseguiu finalizar o seu pedido de trancamento de matrícula e o sistema recebeu a sua solicitação.
IMPORTANTE!!!! Imprima ou salve em PDF o comprovante da sua solicitação de trancamento de curso e aguarde a publicação dos pedidos deferidos. Você só estará efetivamente com a matrícula trancada no curso após a divulgação da listagem.