Atividades Pedagógicas Não Presenciais são debatidas em reuniões virtuais

Com o objetivo de aproximar cada vez mais a Pró-reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) dos campi, bem como debater e receber as dúvidas e contribuições sobre o planejamento das ações de ensino no contexto da pandemia de Covid-19, a Proen vem realizando encontros virtuais com campi.

A pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella, explicou que esses encontros estão sendo realizados num formato de conversas com as comunidades dos campi, para debater e construir coletivamente este planejamento, considerando questões como a viabilidade ou não do uso de Atividades Pedagógicas Não Presenciais e os seus impactos nos cursos e no cotidiano dos servidores e estudantes. “Os principais pontos levantados versam sobre as adaptações curriculares e de planos de aulas, atendimento educacional especializado, atendimento aos discentes sem acesso, dentre outros. Para tanto, estamos nos baseando nas discussões prévias que os diretores de Ensino já realizaram com suas respectivas comunidades, bem como nas normativas legais aprovadas para o período (a exemplo do Parecer CNE n. 05/2020 do CNE), bem como a minuta de orientações sobre Atividades Pedagógicas Não Presenciais, produzida pela Proen e pelo Fórum de Diretores de Ensino, considerando as realidades de cada campus”, contou.

As conversas virtuais, inicialmente, estão destinadas a todos os servidores dos campi. Mas Alessandra disse que a Proen já vem conversando com as representações estudantis para realização das mesmas conversas com os estudantes e seus familiares.

A minuta da APNPs está sob consulta até o dia 15 de agosto, mas já recebeu mais de 3.000 contribuições. “Isso mostra um grande envolvimento da nossa comunidade com a questão. Em seguida, será elaborado um relatório geral com as contribuições lá colocadas e disponibilizado a toda comunidade. Essas contribuições são oriundas de todos os atores das comunidades acadêmicas: servidores, discentes e pais. E serão importantes para reavaliar a minuta inicialmente construída, bem como para subsidiar os conselhos acadêmicos e o próprio Conselho Superior (Consup), que tem o papel fundamental de deliberar e definir os caminhos a serem adotados pelo IFRJ”, destacou a pró-reitora.

Já aconteceram reuniões com os campi Rio de Janeiro (25 de junho), Pinheiral (01 de julho), Realengo (03 de julho), Volta Redonda (24 de julho), Resende (24 de julho), Eng, Paulo de Frontin (24 de julho), Paracambi (24 de julho), Arraial do Cabo (27 de julho), Niterói (27 de julho), Duque de Caxias (27 de julho), Belford Roxo (29 de julho), Mesquita (29 de julho) e São João de Meriti (29 de julho). As próximas serão com os campi São Gonçalo (30 de julho às 9h) e Nilópolis (30 julho às 16h30). “A Proen, inclusive, está disposta a manter esse canal de diálogo permanente, sempre que os campi nos convidarem à participação”, enfatizou Alessandra.

Fonte da imagem: Criado por pch.vector - br.freepik.com