Logo IFRJ

Licenciatura em Matemática - Nilópolis

Matemática

O curso de Matemática, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando ao graduando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Matemática, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o graduado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Também, com a devida formação continuada poderá atuar em outros contextos onde se faça necessário este profissional, como no segmento securitário, previdenciário, financeiro, de pesquisa de mercado e industrial

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Edgar Manuel Chipana Huamani
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC nº 1.095 de 24/12/2015
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Nilópolis - Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.226,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: EDGAR MANUEL CHIPANA HUAMANI
  • Contatomatematica.cnil@ifrj.edu.bredgar.huamani@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

    Possui graduação em Engenharia Elétrica (1995) e Licenciatura em Matemática (2002), ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestrado e Doutorado em Matemática Aplicada Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (2010/2016), com área de pesquisa em Equações Diferenciais Parciais do tipo parabólicas e hiperbólicas. Possui experiência de magistério nos níveis: Fundamental, Médio e Superior, nas escolas particulares e públicas, desde 1996.

    Ingressou em 2004 como professor efetivo do CEFET-Química, hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio - IFRJ. Iniciou a sua atuação docente nos cursos de Licenciatura em Química e em Física e participou na elaboração do PPC de cada curso. Foi membro da Comissão de professores encarregados pelo estudo da viabilidade e implantação do curso de Licenciatura em Matemática (Portaria 040 - 30 de agosto de 2004), sendo Subcoordenador da Matemática até a implantação do curso. Elaborou o Projeto de construção da Monitoria Acadêmica do Ensino Superior - PROMAC (2005). Foi Coordenador da PROMAC desde a sua implantação até 2015. Atua nas cadeiras de Cálculo, Geometrias e Análise e tem experiência na área de Matemática Aplicada.

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1776802452676832

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS