
O curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Direitos Humanos tem como finalidade qualificar o potencial crítico do pós-graduando no que concerne às propostas pedagógicas, atividades ligadas à educação em espaços formais e não formais, relacionadas à temática da Educação em Direitos Humanos, promovendo atualização teórico-prática do conhecimento atrelado à reflexão crítica necessária, contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento sobre a realidade social nacional, sobretudo no Sul Fluminense, e, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos.
Público-alvo: Este curso será destinado a todos os graduados com interesse na temática da Educação em Direitos Humanos, especialmente, mas não exclusivamente, aqueles voltados para espaços formais de educação, como professores e demais profissionais escolares. Por ser um curso multidisciplinar, e considerando-se que a temática da Educação em Direitos Humanos pode atravessar inúmeras dimensões da vida social, seu público-alvo também é formado por todos aqueles de alguma maneira dedicados à questão da Educação em Direitos Humanos, incluindo-se os espaços não formais. Ou seja, qualquer profissional com formação, trabalho ou interesse na área constitui um público-alvo em potencial.
Coordenação do curso: Profª. Drª. Carla Hirt
Vice-coordenação: Prof. Dr. Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues
E-mail da coordenação do curso: posedh.cpin@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Alexandre de Donato
E-mail da secretaria do curso: spg.cpin@ifrj.edu.br
Local: Campus Pinheiral - Rua José Breves, 550, Centro - Pinheiral/RJ. CEP:27197-000
Telefone da secretaria de pós-graduação: (24) 3356-8200
Modalidade: Híbrido
Horário do curso: O curso será oferecido às terças e quintas, no turno da noite, das 18h às 22h, de forma híbrida, sendo 70% da carga horária presencial (272h) e 30% da carga horária destinada a atividades online (108h)
Carga horária: 360 horas
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/posedh.cpin/
https://www.instagram.com/pedh.cpin/
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores
Resolução nº 15/2019 - Aprova a oferta e Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos - campus Pinheiral
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: Epistemologias, Práticas e Políticas em EDH Esta linha abarcará estudos que busquem as relações entre formação política e prática profissional na construção de saberes, a partir de uma perspectiva crítica e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos além de estudos acerca dos processos de garantias, bem como de violações de direitos humanos, problematizando o papel ambíguo do Estado nestas relações.
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Projetos de pesquisa associados:
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1. Formação, saberes e práticas profissionais na EDH Este projeto abarca estudos que busquem as relações entre formação política e prática profissional na construção de saberes, a partir de uma perspectiva crítica e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos. Inclui temáticas voltadas à problematização de práticas e à produção de pesquisas que estejam relacionadas às dimensões política, social e cultural presentes em diferentes contextos de atuação profissional. Docentes envolvidos:
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2. Estado, corpo e violência: interfaces com a EDH Este projeto abarca estudos acerca dos processos de garantias, bem como de violações de direitos humanos, problematizando o papel ambíguo do Estado nestas relações. Tem na Educação uma chave de leitura para o reconhecimento de avanços e retrocessos e a promoção de uma cultura em Direitos Humanos. Analisa também as reverberações de tais processos sobre os diferentes corpos, que são atravessados por distintos marcadores sociais.
Docentes envolvidos:
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Linha de pesquisa 2 - Interculturalidade e interseccionalidade na EDH Esta linha analisará a Educação em Direitos Humanos a partir de uma leitura plural sobre a formação cultural brasileira e epistemologias não hegemônicas, locais, populares e/ou ancestrais deste território, tanto no âmbito formal quanto não formal além de como objetivo buscar investigar articulações entre as políticas públicas, os movimentos sociais e a questão dos direitos humanos e não-humanos, de modo a considerar a construção da EDH em espaços formais e não formais, e conectar a discussão brasileira com os referenciais do sul global, trazendo debates sobre sujeitos coletivos e as demandas por novos direitos e novos sujeitos de direitos.
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Projetos de pesquisa associados: |
3. Pedagogias, epistemologias não hegemônicas e memória na EDH Este projeto analisa a Educação em Direitos Humanos a partir de uma leitura plural sobre a formação cultural brasileira e epistemologias não hegemônicas, locais, populares e/ou ancestrais deste território, tanto no âmbito formal quanto não formal. Valoriza a memória, a oralidade, as práticas, os múltiplos modos de existência dos povos e culturas que coexistem em regimes de natureza diversos, trazendo suas epistemologias para a construção de novos rumos na EDH, que rompam com o positivismo ocidental e com o racismo, o sexismo, o capacitismo e o classismo epistêmico.
Docentes envolvidos: |
4. Políticas públicas, movimentos sociais e natureza em EDH Este projeto tem como objetivo buscar investigar articulações entre as políticas públicas, os movimentos sociais e a questão dos direitos humanos e não-humanos, de modo a considerar a construção da EDH em espaços formais e não formais, e conectar a discussão brasileira com os referenciais do sul global, trazendo debates sobre sujeitos coletivos e as demandas por novos direitos e novos sujeitos de direitos. Busca-se também explorar as interações entre os novos rumos da teoria crítica e a produção de pedagogias Outras pelos processos de resistências e re-existências encampados pelos tradicionais e pelos novos movimentos sociais.
Docentes envolvidos:
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Disciplinas |
CH Semestral* |
Créditos |
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Período 1 |
Trajetória histórica e fundamentação conceitual dos Direitos Humanos |
45h |
3 |
Metodologia da pesquisa em EDH |
45h |
3 |
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Fundamentos da Educação em Direitos Humanos |
45h |
3 |
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Pedagogias, Epistemologias Não Hegemônicas e Memória na EDH |
45h |
3 |
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Período 2 |
Estado, corpo e violência: interfaces com a EDH |
45h |
3 |
Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Natureza na EDH |
45h |
3 |
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Formação, Saberes e Práticas Profissionais na EDH |
45h |
3 |
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Elaboração de projeto |
30h |
2 |
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Período 3 |
TCC I |
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0 |
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Amanda Veloso Garcia |
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Carla Hirt |
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Daniele Gonçalves Nunes |
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Érica Cristina Bispo |
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João Carlos Escosteguy Filho
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Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues |
Patrícia Manuela de Souza
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Rafael Monteiro de Castro |
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Stephanie Di Chiara Salgado |
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Vinícius Carvalho Lima |
TCCs da turma de 2020
Em construção
TCC:
Autor(a):
Orientador(a):
2023
O Campus Pinheiral – por meio da Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, em parceria com o Campus Paracambi, através da Pós-graduação em Educação e Diversidade – realizará a “II Jornada sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade” nos dias 06 e 07 de dezembro de 2023. As inscrições para submissão de trabalhos (resumos simples, de 300 a 500 palavras) estão abertas até o dia 30/09.
Podem ser submetidos Relatos de Experiência ou Pesquisas em andamento/concluídas, que dialoguem com as seguintes áreas temáticas:
- Educação e Diversidade;
- Educação em Direitos Humanos;
- Processos de Inclusão e Exclusão Escolar: Limites e Desafios;
- Meu Encontro com Autoras/es Negras/os: entre Livros e Sala de Aula
O público-alvo da Jornada são docentes, pesquisadores e profissionais da educação (formal e não formal) vinculados às redes pública e privada de ensino, bem como estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em educação e áreas afins.
A programação inclui mesas temáticas (com transmissão simultânea), simpósios para apresentação de trabalhos (presencial) e atividades culturais.
Veja a programação completa e faça a sua inscrição aqui.
2022
20 de Abril - Aula Inaugural “Educação em Direitos Humanos: enegrecendo caminhos”. Convidados: Maria de Fátima da Silveira (Jongo de Pinheiral) e Leonardo Ângelo (professor e historiador). Link para inscrição: https://forms.gle/EdTsUobsnJuUgZWJ6
Junho - II Jornada Marielle Franco - Em breve mais informações
Dezembro - II Jornada Fluminense de Educação em Direitos Humanos e Diversidade - Em breve mais informações
2021
1 a 11 de abril - Minicurso “Introdução a Antonio Gramsci”. Com o professor João Carlos Escosteguy Filho (IFRJ). Inscrições em: http://bit.ly/gramsciedh
25 de Maio a 11 de Julho - Minicurso “Formação em Direitos Humanos no Contexto da Pandemia: ciência em debate”. Com os professores: Amanda Garcia (IFRJ), Anderson Xavier (IFRJ), Carla Hirt (IFRJ), Débora Franco (IFRJ) e Thomas Fejolo (IFRJ).
Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkx-AzDaankEXxO6tNdoOMnI3oSoJfw0ul4PSdUMwSUl1cuw/viewform?usp=pp_url
18 de Junho - Mesa Redonda “Ditadura militar: memórias, representações e direitos humanos”. Com: Bruno Cecílio (UFF), Vicente Arruda (FND/UFRJ), Lincoln Botelho (UGB) e Ivan Maia (IFRJ).
Pegar a arte de divulgação em: https://www.facebook.com/posedh.cpin/photos/a.353784808560119/804998533438742/
31 de Agosto - Palestra “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e inclusão”. Com: Vinicius Lima (IFRJ) e Nathalia dos Santos (SEPE-Pinheiral).
22 de setembro - Palestra “Paulo Freire: trajetória histórico-política e a atualidade do pensamento emancipador”. Com: Aline Alice de Lima (IFRJ) e Maycow Guimarães (IFRJ).
Informações: https://www.even3.com.br/expocanp2021/
Link para a live do YouTube: https://youtu.be/tqKQsvKk6QY
25 de setembro - “Fórum de Discussão sobre Educação em Direitos Humanos”. Com: Aline Alice de Lima (IFRJ), André Borges (IFRJ), Ivan Maia (IFRJ), Luis Felipe Silva (IFRJ) e Pedro Campos (IFRJ).
Informações: https://www.even3.com.br/expocanp2021/
9 e 10 de dezembro - I Jornada Fluminense sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade. Informações em: https://www.even3.com.br/ijornadafluminense/
2020
17 de Fevereiro - Aula Inaugural “Educação em Direitos Humanos: propostas para “sermos mais”. Convidados: Fernando Pena (UFF) e Renata Souza (PSOL).
19 de agosto - Debate “Afroperspectivas: filosofia, ensino e epistemologias em tempos pandêmicos”. Com: Renato Nogera (LEAFRO / UFRRJ).
23 de Setembro - Palestra “O negacionismo científico e a perda da objetividade: por um resgate do senso comum”. Com: André Borges (SEEDUC / IFRJ) e Anderson Xavier (IFRJ).
25 de Setembro - Palestra “Pandemia, isolamento social e o impacto na vida das mulheres”. Com: Alexania Rossato (MAB), Maira Marinho (UERJ) e Luis Felipe Silva (IFRJ).
Pegar a arte de: https://www.instagram.com/p/CFceGqJAEv3/?utm_medium=copy_link
29 de Setembro - Palestra “Solidariedade em tempos de pandemia”. Com: Julia Aguiar (UNE), Cristina Flores (MPA), Michelangelo Torres (SINTIFRJ) e Luis Felipe Silva (IFRJ).
02 de outubro - Palestra “Filosofia e Psicologia na Educação em Direitos Humanos: Região Sul Fluminense em debate”. Com: Débora Franco (IFRJ), André Borges (SEEDUC / IFRJ) e Anderson Xavier (IFRJ).
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao