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Educação em Direitos Humanos - Campus Pinheiral (Híbrido)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Direitos Humanos tem como finalidade qualificar o potencial crítico do pós-graduando no que concerne às propostas pedagógicas, atividades ligadas à educação em espaços formais e não formais, relacionadas à temática da Educação em Direitos Humanos, promovendo atualização teórico-prática do conhecimento atrelado à reflexão crítica necessária, contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento sobre a realidade social nacional, sobretudo no Sul Fluminense, e, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos.

Público-alvo:  Este curso será destinado a todos os graduados com interesse na temática da Educação em Direitos Humanos, especialmente, mas não exclusivamente, aqueles voltados para espaços formais de educação, como professores e demais profissionais escolares. Por ser um curso multidisciplinar, e considerando-se que a temática da Educação em Direitos Humanos pode atravessar inúmeras dimensões da vida social, seu público-alvo também é formado por todos aqueles de alguma maneira dedicados à questão da Educação em Direitos Humanos, incluindo-se os espaços não formais. Ou seja, qualquer profissional com formação, trabalho ou interesse na área constitui um público-alvo em potencial.

Coordenação do curso: Profª. Drª. Stephanie Di Chiara Salgado

Vice-coordenação:  Prof. Dr. Vinicius Carvalho Lima 

E-mail da coordenação do curso: posedh.cpin@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Alexandre de Donato

E-mail da secretaria do curso: spg.cpin@ifrj.edu.br

Local: Campus Pinheiral - Rua José Breves, 550, Centro - Pinheiral/RJ. CEP:27197-000

Telefone da secretaria de pós-graduação: (24) 3356-8200

Modalidade: Híbrido

Horário do curso: O curso será oferecido às terças e quintas, no turno da noite, das 18h às 22h, de forma híbrida, sendo 70% da carga horária presencial (272h) e 30% da carga horária destinada a atividades online (108h)

Carga horária: 360 horas        

Redes Sociais: 

Logo Facebook: valor, história, png, vector https://www.facebook.com/posedh.cpin/ 

Em plena sexta-feira 13, Instagram cai e deixa usuários em pânicohttps://www.instagram.com/pedh.cpin/

 

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução nº 102/2022 - Aprova a Atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Educação e Direitos Humanos do Campus Pinheiral

Versões anteriores

Resolução nº 15/2019 - Aprova a oferta e Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos - campus Pinheiral

                

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

 

Linha de pesquisa 1: Epistemologias, Práticas e Políticas em EDH

Esta linha abarcará estudos que busquem as relações entre formação política e prática profissional na construção de saberes, a partir de uma perspectiva crítica e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos além de estudos acerca dos processos de garantias, bem como de violações de direitos humanos, problematizando o papel ambíguo do Estado nestas relações.

 

Projetos de pesquisa associados:

 

1. Formação, saberes e práticas profissionais na EDH

 Este projeto abarca estudos que busquem as relações entre formação política e prática profissional na construção de saberes, a partir de uma perspectiva crítica e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos. Inclui temáticas voltadas à problematização de práticas e à produção de pesquisas que estejam relacionadas às dimensões política, social e cultural presentes em diferentes contextos de atuação profissional.

Docentes envolvidos:
Stephanie Salgado
Vinícius Lima
Erica Bispo

 

2. Estado, corpo e violência: interfaces com a EDH 

Este projeto abarca estudos acerca dos processos de garantias, bem como de violações de direitos humanos, problematizando o papel ambíguo do Estado nestas relações. Tem na Educação uma chave de leitura para o reconhecimento de avanços e retrocessos e a promoção de uma cultura em Direitos Humanos. Analisa também as reverberações de tais processos sobre os diferentes corpos, que são atravessados por distintos marcadores sociais. 

Docentes envolvidos:
Lionel Rodrigues
Rafael Castro
Daniele Nunes
João Escosteguy
Carla Hirt

 

 

Linha de pesquisa 2 - Interculturalidade e interseccionalidade na EDH

Esta linha analisará a Educação em Direitos Humanos a partir de uma leitura plural sobre a formação cultural brasileira e epistemologias não hegemônicas, locais, populares e/ou ancestrais deste território, tanto no âmbito formal quanto não formal além de como objetivo buscar investigar articulações entre as políticas públicas, os movimentos sociais e a questão dos direitos humanos e não-humanos, de modo a considerar a construção da EDH em espaços formais e não formais, e conectar a discussão brasileira com os referenciais do sul global, trazendo debates sobre sujeitos coletivos e as demandas por novos direitos e novos sujeitos de direitos.

  

Projetos de pesquisa associados:

3. Pedagogias, epistemologias não hegemônicas e memória na EDH 

Este projeto analisa a Educação em Direitos Humanos a partir de uma leitura plural sobre a formação cultural brasileira e epistemologias não hegemônicas, locais, populares e/ou ancestrais deste território, tanto no âmbito formal quanto não formal. Valoriza a memória, a oralidade, as práticas, os múltiplos modos de existência dos povos e culturas que coexistem em regimes de natureza diversos, trazendo suas epistemologias para a construção de novos rumos na EDH, que rompam com o positivismo ocidental e com o racismo, o sexismo, o capacitismo e o classismo epistêmico. 

 

Docentes envolvidos:
 Erica Bispo
 Amanda Veloso
 

4. Políticas públicas, movimentos sociais e natureza em EDH 

Este projeto tem como objetivo buscar investigar articulações entre as políticas públicas, os movimentos sociais e a questão dos direitos humanos e não-humanos, de modo a considerar a construção da EDH em espaços formais e não formais, e conectar a discussão brasileira com os referenciais do sul global, trazendo debates sobre sujeitos coletivos e as demandas por novos direitos e novos sujeitos de direitos. Busca-se também explorar as interações entre os novos rumos da teoria crítica e a produção de pedagogias Outras pelos processos de resistências e re-existências encampados pelos tradicionais e pelos novos movimentos sociais.

 

Docentes envolvidos:
Amanda Garcia
Daniele Nunes

 

 

 

Disciplinas: 
 
 

Disciplinas

CH

Semestral*

Créditos

Período 1

Trajetória histórica e fundamentação conceitual dos Direitos Humanos 

45h

3

Metodologia da pesquisa em EDH

45h

3

Fundamentos da Educação em Direitos Humanos

45h

3

Pedagogias, Epistemologias Não Hegemônicas e Memória na EDH

45h

3

Período 2

Estado, corpo e violência: interfaces com a EDH

45h

3

Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Natureza na EDH

45h

3

Formação, Saberes e Práticas Profissionais na EDH

45h

3

Elaboração de projeto

30h

2

Período 3

TCC I

 

0

 

 

Corpo Docente: 

 

 

Amanda Veloso Garcia 
Doutorado em Educação (UNESP)
Linha de Atuação: 2
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4460179213419650
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Carla Hirt
Doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2163462742537886
Google Acadêmico: 
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-7858-6078
ResearchID: 

 

 

Daniele Gonçalves Nunes
Doutorado em Meio Ambiente (UERJ)
Linha de Atuação: 1 e 2
Contato: daniele.nunes@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4533064591976343
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0001-7644-3770
ResearchID:

 

 

Érica Cristina Bispo
Doutorado em Letras (UFRJ)
Linha de Atuação: 1 e 2
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0735150544053426
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

João Carlos Escosteguy Filho
Doutorado em História (UFF)
Linha de Atuação: 1
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5007228581423386
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues
Mestrado em Educação (UFF)
Linha de Atuação: 1
Contato: lionel.rodrigues@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5755252802535411
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-3799-3483
ResearchID:

 

 

Rafael Monteiro de Castro
Doutorado em Filosofia (UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato: rafael.castro@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9439170161568198
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Stephanie Di Chiara Salgado
Mestrado em Educação (UNIRIO)
Linha de Atuação: 1
Contato: stephanie.salgado@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5824751334142283
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-4299-5507
ResearchID:

 

 

Vinícius Carvalho Lima 
Doutorado em Sociologia (UNICAMP) 
Linha de Atuação: 1
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5193625593723187
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=w2NwsCgAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-0123-8593
ResearchID:

 

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

TCCs da turma de 2020

Em construção 

TCC: 
Autor(a): 
Orientador(a): 

Eventos: 

2023

O Campus Pinheiral – por meio da Pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, em parceria com o Campus Paracambi, através da Pós-graduação em Educação e Diversidade – realizará a “II Jornada sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade” nos dias 06 e 07 de dezembro de 2023. As inscrições para submissão de trabalhos (resumos simples, de 300 a 500 palavras) estão abertas até o dia 30/09.

Podem ser submetidos Relatos de Experiência ou Pesquisas em andamento/concluídas, que dialoguem com as seguintes áreas temáticas:

  • Educação e Diversidade;
  • Educação em Direitos Humanos;
  • Processos de Inclusão e Exclusão Escolar: Limites e Desafios;
  • Meu Encontro com Autoras/es Negras/os: entre Livros e Sala de Aula

O público-alvo da Jornada são docentes, pesquisadores e profissionais da educação (formal e não formal) vinculados às redes pública e privada de ensino, bem como estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em educação e áreas afins.

A programação inclui mesas temáticas (com transmissão simultânea), simpósios para apresentação de trabalhos (presencial) e atividades culturais.

Veja a programação completa e faça a sua inscrição aqui.

 


2022

20 de Abril - Aula Inaugural “Educação em Direitos Humanos: enegrecendo caminhos”. Convidados: Maria de Fátima da Silveira (Jongo de Pinheiral) e Leonardo Ângelo (professor e historiador). Link para inscrição:  https://forms.gle/EdTsUobsnJuUgZWJ6