PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O que é o PIBID-IFRJ?

O PIBID/IFRJ constitui-se em uma forma de contribuição do IFRJ na formação de professores para Educação Básica, já que um grande desafio para o Ensino de Ciências e Matemática é tornar essas disciplinas mais interessantes. Por isso a proposta do programa está baseada em uma aprendizagem de forma contextualizada e interdisciplinar e significativa.

Atualmente o programa desenvolve suas atividades em 25 escolas públicas conveniadas, com objetivo de estimular o ensino de Ciências e de Matemática apoiado nas atividades práticas, nos experimentos, nas situações concretas. Dessa forma, as ações estão baseadas na construção de saberes por meio da experimentação, relacionando-o com o cotidiano dos estudantes das escolas conveniadas.

O PIBID/IFRJ e os licenciandos

Este programa está contribuindo para formação dos licenciandos, possibilitando o aprimoramento e desenvolvimento de competências docentes no que diz respeito ao ensino de ciências (Química e Física) e de Matemática numa perspectiva interdisciplinar, contextualizada e significativa, assim como para ampliar as ações e as experiências que promovam uma sólida formação desses estudantes dos cursos de licenciatura do IFRJ.

O PIBID/IFRJ e os supervisores

Quanto aos professores supervisores das escolas conveniadas, observa-se que participar do programa PIBID possibilita a construção de novos significados para suas práticas pedagógicas.

O PIBID/IFRJ e os estudantes das escolas conveniadas

No que diz respeito aos estudantes das escolas conveniadas verifica-se que estão conseguindo desmistificar as Ciências e a Matemática. Portanto, acreditamos que o programa contribui para que estes alunos valorizem e guardem o significado da aprendizagem das Ciências e da Matemática para a vida e estabeleçam relações entre ciência, sociedade, tecnologia e ambiente a partir dos fatos do cotidiano.

Contato: pibid@ifrj.edu.br

Caderno de Atividades PIBID

Na edição de 2018/2019 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o grupo de coordenadores de área,  supervisores e discentes de Iniciação à Docência produziram um livro com as atividades realizadas por eles junto às escolas ao longo do Programa. Este é o resultado do excelente trabalho desta equipe.

Segue o link: Caderno de Atividades PIBID