O curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidade tem como objetivo qualificar os profissionais da educação, a partir debates e reflexões sobre temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade, possibilitando a construção de propostas pedagógicas alicerçadas no reconhecimento e respeito às diferenças. Deste modo, o Curso ambiciona provocar a reflexão a fim de fomentar a desconstrução de ideias, valores e práticas, historicamente sedimentados no cotidiano e que desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa.
Público-alvo: Portadores de diploma de Curso Superior (bacharelado ou Licenciatura). A proposta é ampliar a possibilidade de pessoas que não possuem diplomas de licenciatura ou mesmo em áreas relacionadas ao magistério ingressarem no Curso, pois reconhecemos que todos os que atuam em ambientes escolares formais e não formais são partícipes dos processos de formação e construção de saberes e práticas.
Coordenação: Prof Dr. Fabio Mattos
Vice-coordenação: Profa. Ma. Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva
E-mail da coordenação do curso: posed.cpar@ifrj.edu.br
Secretária(o) da Pós-Graduação: Ivan de Oliveira
E-mail da secretaria do curso: spg.cpar@ifrj.edu.br
Local: Campus Paracambi do IFRJ, situado à Rua Sebastião de Lacerda, s/n – Bairro: Fábrica – Cidade: Paracambi – Estado: RJ CEP: 26600-000.
Telefone:
Horário do curso: As aulas serão distribuídas em dois dias: Quartas-feiras de 13 às 18 horas e aos sábados de 8 às 13h.
Carga horária: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Resolução nº 163/2024 - aguardando publicação do Consup
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
LINHA DE PESQUISA 1 - Educação, Ética e Processos Formativos Esta linha de pesquisa possui como objetivo a promoção de reflexões multidisciplinares e interdisciplinares acerca de temas considerados fundamentais para a compreensão do cenário educacional brasileiro na contemporaneidade. Temas como as desigualdades sociais; os espaços educativos e suas relações com os diferentes contextos; os processos pedagógicos; as práticas estratégicas e saberes que perfazem o processo educacional; a crise ética na educação; as relações entre o corpo e a subjetividade e os processos formativos estarão presentes nas análises e pesquisas desenvolvidas. |
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Projetos Associados:
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1. Práticas escolares e Diversidade Este projeto tem por objetivo investigar as práticas escolares (currículo, avaliação, metodologias de ensino etc.) em suas imbricações com a diversidade, considerando seus efeitos na produção e reprodução das desigualdades educacionais e sociais. Professores Associados: |
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2. Ética, Diferença e Educação Este projeto tem por objetivo investigar os princípios e valores que compõem os arranjos éticos na educação, no que se refere à aceitação ou não da diferença. Professores Associados: |
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LINHA DE PESQUISA 2 - Diversidade, Inclusão e Processos de Subjetivação Esta linha de pesquisa intenciona compreender |
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Projetos Associados:
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3) Interseccionalidade, Diversidade e Processos Educacionais Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de análises e estudos sobre as relações sociais em espaços educativos formais e não formais que, historicamente sedimentadas no cotidiano, desconsideram a formação inclusiva, participativa e diversa. Professores Associados: |
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4. Políticas Públicas em Educação e Diversidade Este projeto tem por objetivo analisar as temáticas relacionadas à educação e à diversidade presentes nas políticas públicas educacionais, e seus efeitos nos espaços educativos formais e não formais. Professores Associados: |
1º SEMESTRE
1. Temas emergentes em Educação: uma abordagem multidisciplinar (150 HORAS) Como pensar a educação nos dias de hoje? que destino dar a ela? Quais os caminhos percorridos para a formação do indivíduo? A proposta deste modulo é apresentar, debater e refletir sobre os temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade. O ponto de partida deste módulo é a defesa do caráter multidimensional do processo formativo, não alheio às vicissitudes históricas de um tempo. Qual será o papel da educação na constituição das novas subjetividades? Como os processos formativos dialogam ou não com estes sujeitos? Como produzir novos sentidos para o conhecimento em uma cultura do desengajamento, da descontinuidade e do esquecimento? É partindo destas indagações que as disciplinas vão transitar entre temas como desigualdades sociais; espaço escolar x espaço urbano; o corpo e a sua articulação com as diversas práticas, saberes e estratégias que perfazem o processo de ensino-aprendizagem, os processos formativos e os processos constituidores de novas subjetividades, avaliação, ética e educação, entre outros. |
DISCIPLINAS |
Desigualdades sociais e educação |
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Estudos Urbanos: desafios e possibilidades na educação |
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O corpo na escola: abordagens sociológicas |
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Avaliação escolar: o mito da objetividade |
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Práticas Pedagógicas na formação do sujeito integral |
2. Metodologia e técnicas de Pesquisa (30 HORAS)
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DISCIPLINAS |
Metodologia de Pesquisa I |
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Seminário de Pesquisa em Cidadania e Diversidade |
2º SEMESTRE
3. Políticas Públicas para a Educação, Alteridade e Inclusão (135 HORAS) As aulas deste módulo terão como eixos norteadores as temáticas da educação e das diversidades. Trata-se de pensar a função social da educação na promoção de práticas voltadas para o exercício da cidadania, reivindicando o respeito às diferenças e garantindo o direito de todos os grupos. As desigualdades – sociais, econômicas, raciais, sexuais, regionais, espaciais e culturais, linguísticas, cognitivas – demandam do profissional da educação um olhar atento e avesso aos preconceitos que atravessam as relações sociais e, por conseguinte, os espaços educativos formais e não formais. A proposta é, em última instância, que o profissional da educação se posicione de forma crítica e política, compreendendo os espaços educativos como locus privilegiados da promoção de uma participação política mais efetiva e de práticas sociais que envolvam o reconhecimento dos direitos de negros, índios, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais, entre outros. |
DISCIPLINAS |
Para além do binário masculino x feminino: pluralismo de gênero |
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O antirracismo e as políticas públicas de ação afirmativa no Brasil |
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Educação inclusiva: processos formativos, diversidade e inclusão |
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Escola, corpo e subjetividade na contemporaneidade |
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Formação, produção de saberes e de sujeitos |
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Língua e Diversidade |
4. Metodologia e técnicas de Pesquisa (45 horas)
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DISCIPLINAS |
Metodologia de Pesquisa II |
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Informática e Educação |
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Seminário de Pesquisa em Processos Formativos e subjetividades na contemporaneidade |
3º SEMESTRE
5. Trabalho de conclusão de curso (TCC) |
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1. Angelissa Tatyanne de Azevedo e Silva Mestrado em História (UFF) |
2. Carlos Augusto Aguilar Júnior Doutorado em Educação (UERJ) |
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3. Cássia Isac Gonçalves da Silva Doutorado em Computação (UFF) |
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4. Fabio Carlos de Mattos da Fonseca Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP) |
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5. Glaucio Delaia Gomes Doutorado em andamento em Filosofia (UFRJ) |
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6. Israel Souza Doutorado em Epidemiologia em Saúde Publica (Fiocruz) |
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7. Joyce Alves Rocha Doutorado em Meio Ambiente (UERJ) |
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8. Julieta Ferreira RomeiroDoutorado em Sociologia e Antropologia (UFRJ) |
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9. Luana Maria Siqueira Machado Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ) |
10. Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP) |
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