Logo IFRJ

Neuroeducação – Campus Mesquita (Presencial)

Informações Gerais: 

O curso tem como objetivo propiciar a formação continuada de profissionais com vistas a contribuir com os processos de aprendizagem, em espaços formais e não-formais, com as práticas pedagógicas e com a pesquisa educacional, a partir da integração das três principais áreas do conhecimento que constituem o campo multidisciplinar da Neuroeducação: Psicologia, Educação e Neurociência.

Público-alvoÉ dirigido aos profissionais (portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC) das seguintes áreas: Educação, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física e demais profissionais que compõem equipes educacionais e que tenham interesse pelo tema da Neuroeducação.

Coordenação: Profª Michele Waltz Comarú

Vice-coordenação

E-mail da coordenação:  neuroeducacao.cmesq@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Tatiana Sigolis Pereira

E-mail da secretaria: spg.cmesq@ifrj.edu.br

Local: Campus Mesquita - Rua Paulo I, S/N° Praça João Luiz do Nascimento, Centro, Mesquita, RJ, 26551-240

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (21) 2797-2506

Horários e dias do curso: As aulas serão ministradas às terças feiras, das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 18h30min.

Carga Horária do Curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução nº 3/2021 - Aprova, ad referendum, a oferta e o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Neuroeducação, do Campus Avançado Mesquita 

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

Linha de pesquisa 1: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem

Desenvolvimento de pesquisas que relacionam as neurociências com novas formas de ensinar e potencializar o aprendizado. Contempla discussões sobre metodologias de ensino, processos de avaliação, uso e desenvolvimento de produtos educacionais em espaços de educação formal e não formal, buscando a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Projetos de pesquisa associados:

 

  1. NEUROEDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Contribuições da neuroeducação para as práticas docentes e a sua importância para a formação continuada e inicial de professores.

Docentes envolvidos:
Gabriela Ventura da Silva
Ludmila Nogueira da Silva
Marta Ferreira Abdala Mendes
Mônica Oliveira
Georgianna Silva dos Santos

 

b. NEUROEDUCAÇÃO APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS

Com base nos fundamentos da neurociência, desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de produtos e metodologias educacionais nos contextos da educação formal e não formal.

Docentes envolvidos:
Chrystian Carletti
Grazielle Rodrigues Pereira
Leonardo Valesi Valente
Raphael Argento de Souza
Gustavo Alves
Mônica Oliveira
Georgianna Silva dos Santos
Isis Ornelas

Linha de pesquisa 2 - Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva

Congrega as pesquisas que tenham como objeto de estudo questões e elementos relativos aos transtornos globais de desenvolvimento no âmbito das práticas educacionais, abrangendo pesquisas sobre políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, bem como a elaboração de métodos de ensino-aprendizagem que considerem e respeitem as limitações e potencialidades de cada estudante.

Projetos de pesquisa associados:

c. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de políticas públicas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, como por exemplo, ações, diretrizes, programas e projetos voltados para a educação especial.

Docentes envolvidos:
Luciana Castaneda Ribeiro

d. METODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Com base nos fundamentos da neuroeducação, contempla pesquisas que visem investigar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para garantir o direito à escola inclusiva para todos, desde a educação infantil.

Docentes envolvidos:
Grazielle Rodrigues Pereira
Michele Waltz Comaru
Gustavo Alves
Leonardo Valesi Valente

 

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

Nº CRÉDITOS

PROFESSOR

Introdução à Neurociência

45h

03

Marta Ferreira Abdala
Chrystian Carlétti

Processos cognitivos, linguagem e aprendizagem

45h

03

Grazielle Rodrigues Pereira Leonardo Valesi Valente

Metodologia do Ensino Superior

45h

03

Gabriela Ventura
Marta Ferreira Abdala

Metodologia da Pesquisa

45h

03

Ludmila Nogueira
 Raphael Argento

Carga Horária Total do Semestre: 180h

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

Nº CRÉDITOS

PROFESSOR

Educação Inclusiva 

45h

03

Ludmila Nogueira

Bases Biológicas da Aprendizagem

45h

03

Chrystian Carlétti
Marta Ferreira Abdala

Transtornos Globais do Desenvolvimento na Infância 

30h

02

Grazielle Rodrigues Pereira
Luciana Castaneda Ribeiro

Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

30h

02

Luciana Castaneda Ribeiro

Elaboração de projeto

30h

02

Gabriela Ventura

Carga Horária Total do Semestre: 180h

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

Nº CRÉDITOS

PROFESSOR

Trabalho de Conclusão de Curso

Não há

Sem créditos

Orientadores

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360H

TOTAL DE CRÉDITOS: 24

Corpo Docente: 

 

1. Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello

Doutorado Profissional em Ensino de Ciências
Linha de Atuação: Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: anademello@outlook.com.br
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1338403792017688

 

2. Gabriela Ventura da Silva do Nascimento

Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: gabriela.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1205952380472567
 

 

3. Grazielle Rodrigues Pereira

Doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (UFRJ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem / Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: grazielle.pereira@ifrj.edu.br 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6520678154679758
 

 

4. Georgianna Silva dos Santos

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: georgiannas@gmail.com
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6047486425350198
 

 

5. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem e Transtornos globais de Desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: gh_alves@id.uff.br
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3901140980921252
 

 

6. Isis Moraes Ornelas Carletti

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Doutorado em Neuroimunologia (UFF)
Contato: isis.ornelas@gmail.com
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4871859538334419
 

 

7. Leonardo Valesi Valente

Mestrado em Neurologia (UNIRIO)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato:  leonardo.valente@ifrj.edu.br
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9366425458905565

 

8. Lucas Peres Guimarães

Doutorado em ensino de ciências
Linha de Atuação: 
Contato:  lucas.guimaraes@ifrj.edu.br
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8224058853188141

 

 

9. Luciana Castaneda Ribeiro

Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: luciana.ribeiro@ifrj.edu.br  
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4803387502034526
 

 

10. Ludmila Nogueira da Silva

Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: ludmila.silva@ifrj.edu.br  
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9103535424797827
 

 

11. Max Fonseca Pierini

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: maxfpierini@gmail.com
Categoria:  docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6815046772026165

 

 

12. Marta Ferreira Abdala Mendes

Doutorado em História das Ciências (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: marta.mendes@ifrj.edu.br  
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3233087920738388
 

 

13. Michele Waltz Comarú

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: Transtornos globais de Desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: michele.comaru@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8367583010905346
 

 

14. Mônica Maria Souza de Oliveira

Mestrado Profissional em Educação Gestão e Difusão em Biociências (UFRJ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: monicaol@yahoo.com.br
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9295219462830967
 

 

15. Pâmela Martin Bandeira

Mestrado Profissional em Medicina (Cardiologia) UFRJ
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: pamela.bandeira.m@gmail.com
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8752358532370538

 

 

16. Patricia Grasel da Silva

Mestrado em educação; Doutorado em infomrática na educação
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: patricia.grasel@ifrj.edu.br
Categoria:  docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8163480874525368

 

 

17. Raphael Argento de Souza

Doutorado em Design (UERJ)
Linha de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: raphael.argento@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9909127850916833
 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

2023

Título: Revisitando os materiais do módulo Deficiência Intelectual do curso de extensão em Educação Inclusiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita
Autor(a): Cláudia Cristina de Oliveira Silva
Orientador(a): Ludmila Nogueira da Silva

Título: O desenvolvimento motor de crianças com autismo sob a perspectiva de inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a): Emília Jorge Constantino
Orientador(a):  Leonardo Valesi Valente

Título: Livro infantil "Enfrentando meus medos" para crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(a): Teresa Cristina dos Santos Balbino
Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira

Título: O uso das redes sociais e a saúde mental do adolescente contemporâneo: o infográfico como ferramenta para inserção da temática nas escolas de ensino médio
Autor(a): Stefani da Rocha de Farias
Orientador(a): Marta Ferreira Abdala Mendes

Título: Pesquisa bibliográfica sobre atenção e função executiva em pessoas com TEA na perspectiva da Neuroeducação
Autor(a): Vania Lucia Viana Costa
Orientador(a): Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

Título: Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional
Autor(a): Amanda da Silva Santos
Orientador(a): Dra. Ísis Moraes Ornelas Carléttis

Título: A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA
Autor(a): Kremmellin Barbosa dos Santos
Orientador(a): Dra. Grazielle Rodrigues Pereira

Título: Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade– Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino
Autor(a): Maria Luisa Barboza Freire
Orientador(a): Dr. Chrystian Carlétti

Título:A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática.
Autor(a): Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães Carvalho
Orientador(a): Me. Leonardo Valesi Valente

Título: Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
Autor(a): Paula Carvalho Matain
Orientador(a): Dra. Gabriela Ventura da Silva do Nascimento

Título: Aventureiros do Conhecimento no Espaço Ciência Interativa – Uma proposta de jogo interpretativo e investigativo para a visitação da exposição NeuroSensações.
Autor(a): Hugo Nascimento dos Santos
Orientador(a): Dra. Grazielle Rodrigues Pereira

 

 

2022

Título: O desenvolvimento da Inteligência Emocional: uma proposta de sequência didática para crianças da Educação Infantil
Autor(a): Bruna Gomes Nogueira
Orientador(a): Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes

Título: E-book brincar com e na natureza: os benefícios para o desenvolvimento infantil na perspectiva da Neuroeducação
Autor(a): Carla Barbosa de Farias Santos
Orientador(a): Dra. Michele Waltz Comarú

Título: A importância do brincar na Educação Infantil
Autor(a):  Eliete Monteiro de Morais
Orientador(a): Prof. Dra. Michele Waltz Comarú

Título: Fracasso escolar e neurociências da educação: possibilidades de atenuação do insucesso escolar a partir da neuroeducação
Autor(a): Karen Mata Santos
Orientador(a): Dra. Georgianna Silva dos Santos 

Título: Brincar de dançar: sistematização de experiência da dança como terapia na vida de jovens e adultos com deficiência
Autor(a): Renato de Sena Vieira
Orientador(a): Leonardo Valesi Valente

Título: A comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento da linguagem não-verbal em alunos com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a): Silvia Helena Lobo Silva Cassal
Orientador(a): Luciana Castaneda Ribeiro

Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS