O curso tem como objetivo propiciar a formação continuada de profissionais com vistas a contribuir com os processos de aprendizagem, em espaços formais e não-formais, com as práticas pedagógicas e com a pesquisa educacional, a partir da integração das três principais áreas do conhecimento que constituem o campo multidisciplinar da Neuroeducação: Psicologia, Educação e Neurociência.
Público-alvo: É dirigido aos profissionais (portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC) das seguintes áreas: Educação, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física e demais profissionais que compõem equipes educacionais e que tenham interesse pelo tema da Neuroeducação.
Coordenação: Profª Michele Waltz Comarú
Vice-coordenação:
E-mail da coordenação: neuroeducacao.cmesq@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Tatiana Sigolis Pereira
E-mail da secretaria: spg.cmesq@ifrj.edu.br
Local: Campus Mesquita - Rua Paulo I, S/N° Praça João Luiz do Nascimento, Centro, Mesquita, RJ, 26551-240
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (21) 2797-2506
Horários e dias do curso: As aulas serão ministradas às terças feiras, das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 18h30min.
Carga Horária do Curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem Desenvolvimento de pesquisas que relacionam as neurociências com novas formas de ensinar e potencializar o aprendizado. Contempla discussões sobre metodologias de ensino, processos de avaliação, uso e desenvolvimento de produtos educacionais em espaços de educação formal e não formal, buscando a integração entre diferentes áreas do conhecimento. |
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Contribuições da neuroeducação para as práticas docentes e a sua importância para a formação continuada e inicial de professores. Docentes envolvidos:
|
b. NEUROEDUCAÇÃO APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS Com base nos fundamentos da neurociência, desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de produtos e metodologias educacionais nos contextos da educação formal e não formal. Docentes envolvidos: |
|
Linha de pesquisa 2 - Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva Congrega as pesquisas que tenham como objeto de estudo questões e elementos relativos aos transtornos globais de desenvolvimento no âmbito das práticas educacionais, abrangendo pesquisas sobre políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, bem como a elaboração de métodos de ensino-aprendizagem que considerem e respeitem as limitações e potencialidades de cada estudante. |
|
Projetos de pesquisa associados: |
c. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de políticas públicas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, como por exemplo, ações, diretrizes, programas e projetos voltados para a educação especial. Docentes envolvidos: |
d. METODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA Com base nos fundamentos da neuroeducação, contempla pesquisas que visem investigar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para garantir o direito à escola inclusiva para todos, desde a educação infantil. Docentes envolvidos: |
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Introdução à Neurociência |
45h |
03 |
Marta Ferreira Abdala |
Processos cognitivos, linguagem e aprendizagem |
45h |
03 |
Grazielle Rodrigues Pereira Leonardo Valesi Valente |
Metodologia do Ensino Superior |
45h |
03 |
Gabriela Ventura |
Metodologia da Pesquisa |
45h |
03 |
Ludmila Nogueira |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Educação Inclusiva |
45h |
03 |
Ludmila Nogueira |
Bases Biológicas da Aprendizagem |
45h |
03 |
Chrystian Carlétti |
Transtornos Globais do Desenvolvimento na Infância |
30h |
02 |
Grazielle Rodrigues Pereira |
Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem |
30h |
02 |
Luciana Castaneda Ribeiro |
Elaboração de projeto |
30h |
02 |
Gabriela Ventura |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Não há |
Sem créditos |
Orientadores |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360H
TOTAL DE CRÉDITOS: 24
1. Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello Doutorado Profissional em Ensino de Ciências |
|
2. Gabriela Ventura da Silva do Nascimento Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) |
|
3. Grazielle Rodrigues Pereira Doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (UFRJ) |
|
4. Georgianna Silva dos Santos Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
5. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
6. Isis Moraes Ornelas Carletti Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
7. Leonardo Valesi Valente Mestrado em Neurologia (UNIRIO) |
|
8. Lucas Peres Guimarães Doutorado em ensino de ciências
|
|
9. Luciana Castaneda Ribeiro Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (FIOCRUZ) |
|
10. Ludmila Nogueira da Silva Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
11. Max Fonseca Pierini Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
|
|
12. Marta Ferreira Abdala Mendes Doutorado em História das Ciências (FIOCRUZ) |
|
13. Michele Waltz Comarú Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
14. Mônica Maria Souza de Oliveira Mestrado Profissional em Educação Gestão e Difusão em Biociências (UFRJ) |
|
15. Pâmela Martin Bandeira Mestrado Profissional em Medicina (Cardiologia) UFRJ
|
|
16. Patricia Grasel da Silva Mestrado em educação; Doutorado em infomrática na educação
|
|
17. Raphael Argento de Souza Doutorado em Design (UERJ) |
2023
Título: Revisitando os materiais do módulo Deficiência Intelectual do curso de extensão em Educação Inclusiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita
Autor(a): Cláudia Cristina de Oliveira Silva
Orientador(a): Ludmila Nogueira da Silva
Título: O desenvolvimento motor de crianças com autismo sob a perspectiva de inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a): Emília Jorge Constantino
Orientador(a): Leonardo Valesi Valente
Título: Livro infantil "Enfrentando meus medos" para crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(a): Teresa Cristina dos Santos Balbino
Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira
Título: O uso das redes sociais e a saúde mental do adolescente contemporâneo: o infográfico como ferramenta para inserção da temática nas escolas de ensino médio
Autor(a): Stefani da Rocha de Farias
Orientador(a): Marta Ferreira Abdala Mendes
Título: Pesquisa bibliográfica sobre atenção e função executiva em pessoas com TEA na perspectiva da Neuroeducação
Autor(a): Vania Lucia Viana Costa
Orientador(a): Dr. Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves
Título: Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional
Autor(a): Amanda da Silva Santos
Orientador(a): Dra. Ísis Moraes Ornelas Carléttis
Título: A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA
Autor(a): Kremmellin Barbosa dos Santos
Orientador(a): Dra. Grazielle Rodrigues Pereira
Título: Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade– Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino
Autor(a): Maria Luisa Barboza Freire
Orientador(a): Dr. Chrystian Carlétti
Título:A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática.
Autor(a): Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães Carvalho
Orientador(a): Me. Leonardo Valesi Valente
Título: Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
Autor(a): Paula Carvalho Matain
Orientador(a): Dra. Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
Título: Aventureiros do Conhecimento no Espaço Ciência Interativa – Uma proposta de jogo interpretativo e investigativo para a visitação da exposição NeuroSensações.
Autor(a): Hugo Nascimento dos Santos
Orientador(a): Dra. Grazielle Rodrigues Pereira
2022
Título: O desenvolvimento da Inteligência Emocional: uma proposta de sequência didática para crianças da Educação Infantil
Autor(a): Bruna Gomes Nogueira
Orientador(a): Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes
Título: E-book brincar com e na natureza: os benefícios para o desenvolvimento infantil na perspectiva da Neuroeducação
Autor(a): Carla Barbosa de Farias Santos
Orientador(a): Dra. Michele Waltz Comarú
Título: A importância do brincar na Educação Infantil
Autor(a): Eliete Monteiro de Morais
Orientador(a): Prof. Dra. Michele Waltz Comarú
Título: Fracasso escolar e neurociências da educação: possibilidades de atenuação do insucesso escolar a partir da neuroeducação
Autor(a): Karen Mata Santos
Orientador(a): Dra. Georgianna Silva dos Santos
Título: Brincar de dançar: sistematização de experiência da dança como terapia na vida de jovens e adultos com deficiência
Autor(a): Renato de Sena Vieira
Orientador(a): Leonardo Valesi Valente
Título: A comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento da linguagem não-verbal em alunos com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a): Silvia Helena Lobo Silva Cassal
Orientador(a): Luciana Castaneda Ribeiro
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao