
Público Alvo: O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências é dirigido aos licenciados nas áreas de ciências da natureza e afins, bem como aos profissionais não licenciados, todos portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou ensino superior) ou não-formal, e que estejam envolvidos em ações e projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências.
Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Denise Leal de Castro
Vice-Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Giselle Rôças de Souza Fonseca
Local: Rua Coronel Délio Menezes Porto, 1045, Centro, Nilópolis /RJ CEP 26530-060
Contatos: Telefone: (21) 3236-1817
E-mail: spg.cnil@ifrj.edu.br
Horário: As atividades de aula e reuniões dos grupos de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências ocorrerão as quintas e sextas-feiras, nos turnos diurnos (manhã e tarde). Um terceiro dia na semana será exigido para que as demais atividades acadêmicas (aulas, grupos de pesquisa, reuniões, orientação, etc) possam ocorrer.
Portaria de Regulamentação do Curso: Portaria Nº 1.296, de 31 de dezembro de 2013 - DOU de 02 de janeiro de 2014 -Parecer CNE/CES Nº 217/2013 (pag. 4); Resolução do Conselho Superior do IFRJ Nº 41 de 20 de outubro de 2017
Encerramento: o Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências doi destivado em 26/04/2021, já homologado pela CAPES.
Mais informações e atos normativos na Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=31050018003P0
O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências do IFRJ deixou de ofertar vagas em 2019 e encerrou suas atividades em 26/04/2021.
Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores de Ciências
Discute a formação inicial e continuada de professores de ciências, a partir da análise curricular e histórica bem como os processos de divulgação e popularização da ciência envolvidos nesse processo de formação dos professores.
Projetos de Pesquisa associados:
1.1 - A divulgação científica na formação de professores de ciências: Investiga a presença do ensino de ciências desenvolvido nos espaços formais e não formais, especialmente os Centros de Ciências e Museus, dedicando-se aos processos de elaboração e divulgação do conhecimento científico, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.
1.2 - Formação de professores de ensino de ciências: Investiga as ações de ensino de ciências desenvolvidas nos espaços formais de ensino, analisando aspectos referentes à formação inicial e continuada dos professores de ciências.
Linha de Pesquisa 2: Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade
Reflete os desafios atuais do Ensino de Ciências, discutindo tanto a teorização e aplicação na Educação Básica e Ensino Superior, quanto os conteúdos que o circunscreve: o trabalho docente; as novas fronteiras e desenvolvimento de pesquisas e teorias; a utilização de novos procedimentos e tecnologias; as novas práticas pedagógicas; as políticas públicas; os elementos sobre inclusão e exclusão; a inter e transdisciplinaridade; os desafios sociológicos, filosóficos e epistemológicos.
Projetos de Pesquisa associados:
2.1 - Aspectos Inovadores do ensino de ciências: Investiga os aspectos mais recentes e potencialmente inovadores em Ensino de Ciências. Procura os conteúdos de ponta realizados na área de Ciências com a intenção de refleti-los no Ensino e na Aprendizagem em Ciências, como também em relação às políticas públicas.
2.2 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência: Investiga as relações existentes entre as Ciências Humanas e Filosofia com a área de Ciências, principalmente no aspecto educacional, mas também em relação ao conteúdo interdisciplinar e suas implicações epistemológicas. Considera tanto o processo histórico dessa relação quanto os desafios da contemporaneidade.
As disciplinas do PROPEC estão organizadas em três categorias (obrigatória, eletiva e optativa) que se distribuem no núcleo comum de ensino de ciências ou no núcleo específico de ensino de ciências, além das disciplinas do núcleo de pesquisa e extensão para desenvolvimento da dissertação de mestrado.
No Quadro 1 a seguir, apresentam-se os totais mínimos de créditos a serem cursados de acordo com o curso e a situação das disciplinas.
Quadro 1: Totais de créditos para o curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências.
CURSO |
TOTAL MÍNIMO DE CRÉDITOS |
CRÉDITO |
MA |
8 disciplinas obrigatórias, excetuando-se Dissertação de Mestrado I, II e III |
16 |
2 disciplinas eletivas, 2 entre as oferecidas como “Eletiva I” e 2 entre as “Eletivas II” |
4 |
|
3 disciplinas optativas, excetuando-se Dissertação de Mestrado IV |
6 |
|
Dissertação de Mestrado I, II e III |
9 |
|
TOTAL DE CRÉDITOS DO MESTRADO ACADÊMICO |
35 |
Quadro 2: Disciplinas do núcleo comum: situação e quantidade de créditos.
DISCIPLINA |
NÚCLEO |
SITUAÇÃO |
CRÉDITO |
Conceitos fundamentais de ensino de ciências |
Comum |
Obrigatória |
2 |
Formação de professores de ciências |
Comum |
Obrigatória |
2 |
Metodologia da pesquisa |
Comum |
Obrigatória |
2 |
Educação em Ciências, Humanidades e Tecnologias |
Comum |
Obrigatória |
2 |
Laboratório de Educação em Ciências |
Comum |
Obrigatória |
2 |
Políticas educacionais |
Comum |
Optativa |
2 |
Ciência, tecnologia e sociedade |
Comum |
Optativa |
2 |
Sociologia do conhecimento científico |
Comum |
Optativa |
2 |
Teorias Sobre a Aprendizagem em Ciências |
Comum |
Optativa |
2 |
Ciências: debates éticos, históricos e epistemológicos |
Comum |
Eletiva I |
2 |
Ética, Educação e Sociedade |
Comum |
Eletiva I |
2 |
Quadro 3: Disciplinas do núcleo Específico: situação e quantidade de créditos.
DISCIPLINA |
NÚCLEO |
SITUAÇÃO |
CRÉDITO |
Debates conceituais no ensino de física |
Específico |
Obrigatória |
2 |
Debates conceituais no ensino de química |
Específico |
Obrigatória |
2 |
Debates conceituais em educação ambiental |
Específico |
Obrigatória |
2 |
Currículo e programas do ensino de ciências |
Específico |
Optativa |
2 |
Divulgação Científica |
Específico |
Optativa |
2 |
Estudos Avançados em Ensino de Química |
Específico |
Eletiva II |
2 |
Estudos Avançados em Ensino de Física |
Específico |
Eletiva II |
2 |
Estudos Avançados em Educação Ambiental e Saúde |
Específico |
Eletiva II |
2 |
Quadro 4: Disciplinas do núcleo Pesquisa e Extensão: situação e quantidade de créditos.
DISCIPLINA |
NÚCLEO |
SITUAÇÃO |
CRÉDITO |
Dissertação de Mestrado I |
Pesquisa e Extensão |
Obrigatória |
3 |
Dissertação de Mestrado II |
Pesquisa e Extensão |
Obrigatória |
3 |
Dissertação de Mestrado III |
Pesquisa e Extensão |
Obrigatória |
3 |
Dissertação de Mestrado IV |
Pesquisa e Extensão |
Optativa |
0 |
|
1. Alexandre Lopes de OliveiraDoutorado em Física - CBPF |
|
2. Alexandre Maia do Bomfim
Doutorado em Educação - PUC-RIO
|
|
3. Denise Leal de Castro Doutorado em Química - UFRRJ |
|
4. Eline Deccache Maia
Doutorado em Antropologia Social - UFRJ
|
|
5. Flavia Monteiro de Barros Araújo Doutorado em Educação - UERJ |
|
6. Giselle Rôças de Souza Fonseca Doutorado em Ecologia - UFRJ
|
|
7. Grazielle Rodrigues Pereira Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) - UFRJ |
|
8. Jorge Cardoso Messeder Doutorado em Química - IME |
|
9. Marcus Vinicius da Silva Pereira Doutorado em Educação em Ciências e Saúde - UFRJ |
|
10. Maria Cristina do Amaral Moreira Doutorado em Educação em Ciências e Saúde - UFRJ
|
|
16. Vitor Luiz Bastos de Jesus Doutorado em Física - CBPF
|
2021
Dissertação: METODOLOGIAS ATIVAS: Reflexões de professores da educação básica sobre sua formação inicial e prática docente, através da formação continuada
Autor(a): Greicy Silva de Alcântara
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Dissertação: O USO, A QUALIDADE E A FUNÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO POR DOCENTES
Autor(a): Luana Lima Borges
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira
Dissertação: AS ABORDAGENS SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA: publicações em periódicos da área de ensino
Autor(a): Stella Barbara Serodio Prestes
Orientador(a): Prof.a Dra. Flavia Monteiro de Barros Araújo
2020
Dissertação: UM CONTO DE FADAS NOS 5 REINOS DOS SERES VIVOS: o reino encantado da ciência e da arte na alfabetização
Autor(a): Aline da Silva
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Eline Deccache-Maia
Dissertação: ATIVIDADES DE FÍSICA BASEADAS NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: Estratégias didáticas interdisciplinares para o ensino de energia e suas manifestações
Autor(a): Amsterdam de Jesus Souza Marques de Mendonça
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Grazielle Rodrigues Pereira
Dissertação: A ÓPTICA DA VISÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: oficinas temáticas baseadas em uma exposição de Neurociências
Autor(a): Carolina Barbosa dos Santos
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Grazielle Rodrigues Pereira
Dissertação: A FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: uma incursão biológica no mundo Jurassic Park/World
Autor(a): Fabiana Gama Chimes
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Valéria da Silva Vieira
Dissertação: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: mapeamento e análise das publicações em revistas da área de Ensino na última década
Autor(a): Roberta Cristina Moreira Simões
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Giselle Rôças de Souza Fonseca
Dissertação: ENSINO DE CIÊNCIAS, TRABALHO VOLUNTÁRIO, SAÚDE E MULHERES APENADAS: uma ligação possível
Autor(a): Vera Lucia Gomes de Souza
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maylta Brandão dos Anjos
Coorientador(a): Prof.ª Dr.ª Giselle Rôças de Souza Fonseca
2019
Dissertação: REPORTAGEM TELEVISIVA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Autor(a): Alba Valéria de Sant’anna de Freitas Loiola
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Dissertação: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO FIC DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a): Danielle Sales de Sousa
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Giselle Rôças de Souza Fonseca
Dissertação: SELEÇÃO DE DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM OFERTADAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Autor(a): Fabiola Pessôa Figueira de Sá
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Dissertação: O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ARTIGOS ACADÊMICOS DE PERIÓDICOS A1 DA ÁREA DE ENSINO (2008-2017)
Autor(a): Geórgia Andreia de Oliveira dos Santos
Orientador(a): Profª. Drª Maria Cristina do Amaral Moreira
Dissertação: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DO LUGAR
Autor(a): Jefferson Juvenato de Souza
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Eline Deccache Maia
Dissertação: OFICINAS LÚDICAS: PROPOSTA PARA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autor(a): Lyana Machado Bueno
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Giselle Rôças de Souza Fonseca
Dissertação: DIFERENTES ABORDAGENS PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: uma análise de um curso de Licenciatura em Física
Autor(a): Marcia Regina Garcia
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Valéria da Silva Vieira
Dissertação: UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E ESTUDO DE CASOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a): Rayza Cristina Machado da Cruz
Orientador(a): Prof. Dr. Vitor Luiz Bastos de Jesus
Dissertação: A DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO NEODESENVOLVIMENTISTA: um percurso teórico até a sua materialização
Autor(a): Thiago da Silva Oliveira
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
2018
Dissertação: UM PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES (2011-2015) DA ÁREA DE ENSINO
Autor(a): Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo
Orientador(a): Profª. Dr ª Giselle Rôças de Souza Fonseca
Dissertação: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA PROMOVIDO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: Quais as tendências da pesquisa acadêmica relatadas nos artigos científicos?
Autor(a): Camila de Fatima Sant’Ana
Orientador(a): Profª Drª Denise Leal de Castro
Dissertação: EDUCAÇÃO E JUSTIÇA AMBIENTAL NA BAIXADA FLUMINENSE: a Educação Ambiental Crítica-Participativa no ambiente escolar e os desafios à participação
Autor(a): Joel Costa de Andrade
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Dissertação: O FILME COMO COMPONENTE DE UM ORGANIZADOR AVANÇADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Osmose Jones e o ensino de ciências e saúde
Autor(a): Lucas Vailante Teles
Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa
Dissertação: O CURRÍCULO DO PROFESSOR, E O PROFESSOR DO CURRÍCULO: reflexões sobre formação e práticas de desenvolvimento curricular de professores de física.
Autor(a):Luiz Felipe Machado de Sant'anna Neto
Orientador(a): Profª. Dra. Flávia Monteiro de Barros Araújo
Dissertação: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Abordando o uso de antibióticos para a Educação em Saúde
Autor(a): Monique Thérèze Schulz Fontoura
Orientador(a): Profª. Dra. Eline Deccache-Maia
Dissertação: ASTROBIOLOGIA: um tema integrador para o Ensino de Ciências
Autor(a): Sheila Freitas Gomes
Orientador(a): Profª. Drª. Valéria da Silva Vieira
Coorientador: Prof. Dr. Eduardo Seperuelo Duarte
Dissertação: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA TECNOLOGIA PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Simone Caires Nascimento
Orientador(a): Prof.ª Drª. Alcina Maria Testa Braz da Silva
Dissertação: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: uma interlocução com encontros e simpósios em ensino de ciências
Autor(a):Suellen Cristine Isidoro Ribeiro
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira
2017
Dissertação: MODELO FORMATIVO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DA UNIPAMPA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS DISCURSOS DE SEUS DOCENTES
Autor(a): Juliana Teixeira Jesus Ramos
Orientador(a): Prof. Drª Alcina Maria Testa Braz da Silva
Dissertação: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM TRILHAS ECOLÓGICAS COM ALUNOS DO IFRJ CAMPUS PINHEIRAL: reflexões, possibilidades e experiências
Autor(a): Lívia Puello de Barros Gil
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Dissertação: O USO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: o papel do Youtubepara estudantes do ensino médio
Autor(a): Marcelo José da Silva
Orientador(a):Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Dissertação: O DESAFIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DOS SURDOS.
Autor(a): Mariana Nogueira da Motta
Orientador(a): Profª. Drª. Eline Deccache-Maia
Dissertação: A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE PELOS AGENTES DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ
Autor(a): Priscilla Dévaud
Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa
Dissertação: AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Autor(a): Raquel Angélica Andrade Corrêa de Albuquerque
Orientador(a): Profª. Drª. Maria Cristina do Amaral Moreira
2016
Dissertação: CURRÍCULO, EPISTEMOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: uma abordagem histórico social
Autor(a): Carolina Luiza de Castro da Silva
Orientador(a): Profª. Drª. Flávia Monteiro de Barros Araújo
Co-orientadora: Profª. Drª. Verônica Pimenta Velloso
Dissertação: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS
Autor: Danielle Silva Lima Malaquias
Orientador(a): Profª. Drª. Sheila Pressentin Cardoso
Dissertação: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL “PARA INGLÊS VER”: como um projeto de educação ambiental se realiza (ou não se realiza) diante de desafios sociopolíticos
Autor: Flavia Bispo de Almeida
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Dissertação: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: percepções de estudantes sobre o Porto do Açu na região Norte Fluminense
Autor: Leandro Barbosa Campos
Orientador(a): Profa. Dra. Verônica Pimenta Velloso
Dissertação: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Um olhar a partir dos docentes de uma escola da Baixada Fluminense
Autor: Maria José Machado Costa
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira
Dissertação: UMA ANÁLISE DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a): Mariana dos Santos Ribeiro Alves
Orientador(a): Profª. Drª. Maylta Brandão dos Anjos
Dissertação: PENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DE FRAGMENTOS DO DISCURSO PRESENTES NAS MEMÓRIAS SOCIAIS DE UMA CATADORA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Autor(a): Rodrigo dos Passos Faria
Orientador(a): Profª. Dra. Giselle Rôças
Co-orientadora: Profª. Dra. Luiza Oliveira
Dissertação: ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma análise qualitativa no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Duque de Caxias
Autor: Rosane Cordeiro Guedes
Orientador(a): Profª Drª Denise Leal de Castro
Dissertação: DISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU MULTIDISCIPLINAR? AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Autor(a): Rosângela Maria Gonçalves
Orientador(a): Profa. Dra. Alcina Maria Testa Braz da Silva
Dissertação: A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: o ensino interdisciplinar por meio de um jogo educativo
Autor(a): Shirley Lima de Azevedo Neta
Orientador(a): Profª. Drª Denise Leal de Castro
Dissertação: PROPAGANDAS TELEVISIVAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: CONCEPÇÕES, INVESTIGAÇÕES E PRÁTICAS NA LICENCIATURA EM QUÍMICA
Autor(a): Taysa da Silveira Chrysostomo
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder
Dissertação: FILOSOFIA DA PRÁXIS: UM ESTUDO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NAS CIÊNCIAS NATURAIS
Autor(a): Valéria da Silva Lima
Orientador(a): Profª. Drª. Maylta Brandão dos Anjos
Dissertação: FILMES COMERCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar docente nas aulas de Ciências e Biologia
Autor: Viviane Loureiro Jorge
Orientador(a): Profa. Dra. Verônica Pimenta Velloso
Em construção
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarios-academicos-pos-graduacao