O curso tem como objetivo propiciar a formação continuada de profissionais com vistas a contribuir com os processos de aprendizagem, em espaços formais e não-formais, com as práticas pedagógicas e com a pesquisa educacional, a partir da integração das três principais áreas do conhecimento que constituem o campo multidisciplinar da Neuroeducação: Psicologia, Educação e Neurociência.
Público-alvo: É dirigido aos profissionais (portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC) das seguintes áreas: Educação, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física e demais profissionais que compõem equipes educacionais e que tenham interesse pelo tema da Neuroeducação.
Coordenação: Prof. Drª Michele Waltz Comarú
Vice-coordenação do curso: Prof. Drª Luciana Castaneda Ribeiro
Local: Campus Mesquita - Rua Paulo I, S/N° Praça João Luiz do Nascimento, Centro, Mesquita, RJ, 26551-240
Horários e dias do curso: As aulas serão ministradas às terças feiras, das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 18h30min.
E-mail da coordenação: neuroeducacao.cmesq@ifrj.edu.br
E-mail da secretaria: spg.cmesq@ifrj.edu.br
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (21) 2797-2506
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Carga Horária do Curso: 360 horas
Formulário de inscrição, inclusão, trancamento e cancelamento de disciplina
Termo de responsabilidade de autoria
Formulário de Solicitação Auxilio Estudantil - Participação em Eventos
Formulário de Prestação de Contas Auxilio Estudantil - Participação em Eventos
Formulário de Indicação de Banca de TCC
Termo de Aceite da Versão Prévia do TCC
Autorização para a entrega definitiva do TCC
Formulário de Solicitação de Ficha Catalográfica
Termo de Autorização para Publicação Eletrônica
Linha de pesquisa 1: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem Desenvolvimento de pesquisas que relacionam as neurociências com novas formas de ensinar e potencializar o aprendizado. Contempla discussões sobre metodologias de ensino, processos de avaliação, uso e desenvolvimento de produtos educacionais em espaços de educação formal e não formal, buscando a integração entre diferentes áreas do conhecimento. |
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Contribuições da neuroeducação para as práticas docentes e a sua importância para a formação continuada e inicial de professores. Docentes envolvidos:
|
b. NEUROEDUCAÇÃO APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS Com base nos fundamentos da neurociência, desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de produtos e metodologias educacionais nos contextos da educação formal e não formal. Docentes envolvidos: |
|
Linha de pesquisa 2 - Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva Congrega as pesquisas que tenham como objeto de estudo questões e elementos relativos aos transtornos globais de desenvolvimento no âmbito das práticas educacionais, abrangendo pesquisas sobre políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, bem como a elaboração de métodos de ensino-aprendizagem que considerem e respeitem as limitações e potencialidades de cada estudante. |
|
Projetos de pesquisa associados: |
c. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de políticas públicas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, como por exemplo, ações, diretrizes, programas e projetos voltados para a educação especial. Docentes envolvidos: |
d. METODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA Com base nos fundamentos da neuroeducação, contempla pesquisas que visem investigar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para garantir o direito à escola inclusiva para todos, desde a educação infantil. Docentes envolvidos: |
Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello
Doutorado Profissional em Ensino de Ciências
Linhas de Atuação: Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: anademello@outlook.com.br
Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: gabriela.silva@ifrj.edu.br
Grazielle Rodrigues Pereira
Doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (UFRJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem / Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: grazielle.pereira@ifrj.edu.br
Georgianna Silva dos Santos
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: georgiannas@gmail.com
Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem e Transtornos globais de Desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: gh_alves@id.uff.br
Isis Moraes Ornelas Carletti
Doutorado em Neuroimunologia (UFF)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: isis.ornelas@gmail.com
Leonardo Valesi Valente
Mestrado em Neurologia (UNIRIO)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: leonardo.valente@ifrj.edu.br
Luciana Castaneda Ribeiro
Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: luciana.ribeiro@ifrj.edu.br
Ludmila Nogueira da Silva
Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: ludmila.silva@ifrj.edu.br
Max Fonseca Pierini
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: maxxpierini@gmail.com
Marta Ferreira Abdala Mendes
Doutorado em História das Ciências (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: marta.mendes@ifrj.edu.br
Michele Waltz Comarú
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Transtornos globais de Desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: michele.comaru@ifrj.edu.br
Mônica Maria Souza de Oliveira
Mestrado Profissional em Educação Gestão e Difusão em Biociências (UFRJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: monicaol@yahoo.com.br
Pâmela Martin Bandeira
Mestrado Profissional em Medicina (Cardiologia) UFRJ
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: pamela.bandeira.m@gmail.com
Raphael Argento de Souza
Doutorado em Design (UERJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: raphael.souza@ifrj.edu.br
1º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Introdução à Neurociência |
45h |
03 |
Michele Waltz Comarú Gustavo Alves |
Processos cognitivos, linguagem e aprendizagem |
45h |
03 |
Luciana Castaneda Ribeiro |
Metodologia do Ensino Superior |
45h |
03 |
Patrícia Grasel |
Metodologia da Pesquisa |
45h |
03 |
Gabriela Ventura |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
2º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Educação Inclusiva |
45h |
03 |
Michele Waltz Comarú |
Bases Biológicas da Aprendizagem |
45h |
03 |
Gabriela Ventura da Silva |
Transtornos Globais do Desenvolvimento na Infância |
30h |
02 |
Grazielle Rodrigues Pereira |
Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem |
30h |
02 |
Leonardo Valesi Valente |
Elaboração de projeto |
30h |
02 |
Michele Waltz Comarú |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
3º SEMESTRE
DISCIPLINA |
CARGA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Não há |
Sem créditos |
Orientadores |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360H
TOTAL DE CRÉDITOS: 24
Aluno/a: Eliete Monteiro de Moraes
Orientador/a: Michele Waltz Comarú
Título: A importância do brincar na Educação Infantil
Data da Defesa: 30/08/2022
Aluno/a: Bruna Gomes Nogueira
Orientador/a: Marta Ferreira Abdala Mendes
Data da Defesa: 10/10/2022
Aluno/a: Karen Mata Santos
Orientador(a): Georgianna Silva dos Santos
Data da Defesa: 30/11/2022
Aluno/a: Carla Barbosa de Farias Santos
Orientador(a): Michele Waltz Comarú
Título: E-book brincar com e na natureza: os benefícios para o desenvolvimento infantil na perspectiva da Neuroeducação
Data da Defesa: 15/12/2022
Aluno/a: Renato de Sena Vieira
Orientador(a): Leonardo Valesi Valente
Data da Defesa: 16/12/2022
Aluno/a: Silvia Helena Lobo Silva Cassal
Orientador(a): Luciana Castaneda Ribeiro
Data da Defesa: 20/12/2022
Aluno/a: Emília Jorge Constantino
Orientador(a): Leonardo Valesi Valente
Data da Defesa: 03/01/2023
Aluno/a: Vania Lucia Viana Costa
Orientador(a): Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves
Título: Pesquisa Bibliográfica sobre atenção e função executiva em pessoas com TEA na perspectiva da Neuroeducação
Data da Defesa: 10/01/2023
Aluno/a: Teresa Cristina dos Santos Balbino
Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira
Data da Defesa: 13/01/2023
Aluno/a: Claudia Cristina de Oliveira Silva
Orientador(a): Ludmila Nogueira da Silva
Data da Defesa: 20/01/2023
Aluno/a: Stefani da Rocha de Farias
Orientador(a): Marta Ferreira Abdala Mendes
Data da Defesa: 23/03/2023
Aluno(a): Kremmellin Barbosa dos Santos
Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira
Título: A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA
Data de Defesa: 30/05/2023
Aluno(a): Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães Carvalho
Orientador(a): Leonardo Valesi Valente
Data de Defesa: 11/07/2023
Aluno(a): Maria Luisa Barboza Freire
Orientador(a): Chrystian Carlétti
Data de Defesa: 13/07/2023
Aluno(a): Amanda da Silva Santos
Orientador(a): Ísis Moraes Ornellas Carlétti
Data de Defesa: 13/07/2023
Aluno(a): Danielle de Andrade Conceição Bernardo
Orientador(a): Chrystian Carlétti
Data de Defesa: 08/08/2023
Aluno(a): Paula Carvalho Matain
Orientador(a): Gabriela Ventura da Silva
Título: Incluindo para incluir, uma oficina educacional para profissionais da Educação
Data de Defesa: 09/08/2023
Aluno(a): Patrícia Cabral de Campos
Orientador(a): Ludmila Nogueira da Silva
Coorientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira
Data de Defesa: 16/11/2023
Aluno(a): Alessandra Mello Pinto Gonçalves
Orientador(a): Raphael Argento de Souza
Data de Defesa: 13/12/2023
Aluno(a): Caroline Magalhães de Paulo
Orientador(a): Mônica Maria Souza de Oliveira
Data de Defesa: 15/12/2023
Aluno(a): Laís Gadêlha Dabés
Orientador(a): Luciana Castaneda Ribeiro
Data de Defesa: 15/12/2023
Aluno(a): Marianna de Miranda Lessa Sousa
Orientador(a): Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves
Data de Defesa: 18/12/2023
Aluno(a): Ana Lúcia de Albuquerque Moniz
Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira
Data de Defesa: 19/12/2023
Aluno(a): Pedro Pascoal Gonzalez
Orientador(a): Gabriela Ventura da Silva
Coorientador(a): Lêda Glicério Mendonça
Data de Defesa: 14/12/2023