Logo IFRJ

Lato Sensu - Especialização em Neuroeducação

O curso tem como objetivo propiciar a formação continuada de profissionais com vistas a contribuir com os processos de aprendizagem, em espaços formais e não-formais, com as práticas pedagógicas e com a pesquisa educacional, a partir da integração das três principais áreas do conhecimento que constituem o campo multidisciplinar da Neuroeducação: Psicologia, Educação e Neurociência.

Público-alvoÉ dirigido aos profissionais (portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC) das seguintes áreas: Educação, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física e demais profissionais que compõem equipes educacionais e que tenham interesse pelo tema da Neuroeducação.

Coordenação: Prof. Drª Michele Waltz Comarú

Vice-coordenação do curso: Prof. Drª Luciana Castaneda Ribeiro

Local: Campus Mesquita - Rua Paulo I, S/N° Praça João Luiz do Nascimento, Centro, Mesquita, RJ, 26551-240

Horários e dias do curso: As aulas serão ministradas às terças feiras, das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 18h30min.

E-mail da coordenação:  neuroeducacao.cmesq@ifrj.edu.br

E-mail da secretaria: spg.cmesq@ifrj.edu.br

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (21) 2797-2506

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução nº 3/2021 - Aprova, ad referendum, a oferta e o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Neuroeducação, do Campus Avançado Mesquita 

Carga Horária do Curso: 360 horas

Linhas de Pesquisa: 

Linha de pesquisa 1: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem

Desenvolvimento de pesquisas que relacionam as neurociências com novas formas de ensinar e potencializar o aprendizado. Contempla discussões sobre metodologias de ensino, processos de avaliação, uso e desenvolvimento de produtos educacionais em espaços de educação formal e não formal, buscando a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Projetos de pesquisa associados:

 

  1. NEUROEDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Contribuições da neuroeducação para as práticas docentes e a sua importância para a formação continuada e inicial de professores.

Docentes envolvidos:
Gabriela Ventura da Silva
Ludmila Nogueira da Silva
Marta Ferreira Abdala Mendes
Mônica Oliveira
Georgianna Silva dos Santos

 

b. NEUROEDUCAÇÃO APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS

Com base nos fundamentos da neurociência, desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de produtos e metodologias educacionais nos contextos da educação formal e não formal.

Docentes envolvidos:
Chrystian Carletti
Grazielle Rodrigues Pereira
Leonardo Valesi Valente
Raphael Argento de Souza
Gustavo Alves
Mônica Oliveira
Georgianna Silva dos Santos
Isis Ornelas

Linha de pesquisa 2 - Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva

Congrega as pesquisas que tenham como objeto de estudo questões e elementos relativos aos transtornos globais de desenvolvimento no âmbito das práticas educacionais, abrangendo pesquisas sobre políticas públicas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, bem como a elaboração de métodos de ensino-aprendizagem que considerem e respeitem as limitações e potencialidades de cada estudante.

Projetos de pesquisa associados:

c. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Desenvolve pesquisas relacionadas à elaboração e avaliação de políticas públicas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, como por exemplo, ações, diretrizes, programas e projetos voltados para a educação especial.

Docentes envolvidos:
Luciana Castaneda Ribeiro

d. METODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Com base nos fundamentos da neuroeducação, contempla pesquisas que visem investigar estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para garantir o direito à escola inclusiva para todos, desde a educação infantil.

Docentes envolvidos:
Grazielle Rodrigues Pereira
Michele Waltz Comaru
Gustavo Alves
Leonardo Valesi Valente

Corpo Docente: 

Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello
Doutorado Profissional em Ensino de Ciências
Linhas de Atuação: Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: anademello@outlook.com.br

 

Gabriela Ventura da Silva do Nascimento
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: gabriela.silva@ifrj.edu.br
 

Grazielle Rodrigues Pereira
Doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (UFRJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem / Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: grazielle.pereira@ifrj.edu.br 
 

Georgianna Silva dos Santos
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: georgiannas@gmail.com

 

Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem e Transtornos globais de Desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: gh_alves@id.uff.br
 

Isis Moraes Ornelas Carletti
Doutorado em Neuroimunologia (UFF)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: isis.ornelas@gmail.com

 

Leonardo Valesi Valente
Mestrado em Neurologia (UNIRIO)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: leonardo.valente@ifrj.edu.br
 

Luciana Castaneda Ribeiro
Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Transtornos globais de desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato:  luciana.ribeiro@ifrj.edu.br

 

Ludmila Nogueira da Silva
Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: ludmila.silva@ifrj.edu.br

 

Max Fonseca Pierini
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: maxxpierini@gmail.com

 

Marta Ferreira Abdala Mendes
Doutorado em História das Ciências (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: marta.mendes@ifrj.edu.br  

 

Michele Waltz Comarú
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linhas de Atuação: Transtornos globais de Desenvolvimento e a Educação Inclusiva
Contato: michele.comaru@ifrj.edu.br

 

Mônica Maria Souza de Oliveira
Mestrado Profissional em Educação Gestão e Difusão em Biociências (UFRJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: monicaol@yahoo.com.br

 

Pâmela Martin Bandeira
Mestrado Profissional em Medicina (Cardiologia) UFRJ
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: pamela.bandeira.m@gmail.com

 

Raphael Argento de Souza
Doutorado em Design (UERJ)
Linhas de Atuação: Neuroeducação e processos de ensino-aprendizagem
Contato: raphael.souza@ifrj.edu.br

 

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

Nº CRÉDITOS

PROFESSOR

Introdução à Neurociência

45h

03

Michele Waltz Comarú

Gustavo Alves

Processos cognitivos, linguagem e aprendizagem

45h

03

Luciana Castaneda Ribeiro

Leonardo Valesi Valente

Metodologia do Ensino Superior

45h

03

Gabriela Ventura
 

Metodologia da Pesquisa

45h

03

Ludmila Nogueira
Raphael Argento

Carga Horária Total do Semestre: 180h

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

Nº CRÉDITOS

PROFESSOR

Educação Inclusiva 

45h

03

Michele Waltz Comarú
Luciana Castaneda Ribeiro

Bases Biológicas da Aprendizagem

45h

03

Gabriela Ventura da Silva
Max Pierini

Transtornos Globais do Desenvolvimento na Infância 

30h

02

Grazielle Rodrigues Pereira

Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

30h

02

Leonardo Valesi Valente
Luciana Castaneda Ribeiro

Elaboração de projeto

30h

02

Michele Waltz Comarú

Carga Horária Total do Semestre: 180h

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA
HORÁRIA

Nº CRÉDITOS

PROFESSOR

Trabalho de Conclusão de Curso

Não há

Sem créditos

Orientadores

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360H

TOTAL DE CRÉDITOS: 24

Trabalhos de Conclusão de Curso/TCC: 

Aluno/a: Eliete Monteiro de Moraes

Orientador/a: Michele Waltz Comarú

Título: A importância do brincar na Educação Infantil

Data da Defesa: 30/08/2022

 

Aluno/a: Bruna Gomes Nogueira

Orientador/a: Marta Ferreira Abdala Mendes

Título: O desenvolvimento da Inteligência Emocional: uma proposta didática para crianças da Educação Infantil

Data da Defesa: 10/10/2022

 

Aluno/a: Karen Mata Santos

Orientador(a): Georgianna Silva dos Santos

Título:  Fracasso escolar e neurociências da educação: possibilidades de atenuação do insucesso escolar a partir da neuroeducação

Data da Defesa: 30/11/2022

 

Aluno/a: Carla Barbosa de Farias Santos

Orientador(a): Michele Waltz Comarú

Título: E-book brincar com e na natureza: os benefícios para o desenvolvimento infantil na perspectiva da Neuroeducação

Data da Defesa: 15/12/2022

 

Aluno/a: Renato de Sena Vieira

Orientador(a): Leonardo Valesi Valente

Título: Brincar de dançar: sistematização de experiência da dança como terapia na vida de jovens e adultos com deficiência

Data da Defesa: 16/12/2022

 

Aluno/a: Silvia Helena Lobo Silva Cassal

Orientador(a): Luciana Castaneda Ribeiro

Título: A comunicação alternativa e aumentativa no desenvolvimento da linguagem não-verbal em alunos com Transtorno do Espectro Autista

Data da Defesa: 20/12/2022

 

Aluno/a: Emília Jorge Constantino

Orientador(a): Leonardo Valesi Valente

Título: O desenvolvimento motor de crianças com autismo sob a perspectiva de inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Data da Defesa: 03/01/2023

 

Aluno/a: Vania Lucia Viana Costa

Orientador(a): Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves

Título: Pesquisa Bibliográfica sobre atenção e função executiva em pessoas com TEA na perspectiva da Neuroeducação

Data da Defesa: 10/01/2023

 

Aluno/a: Teresa Cristina dos Santos Balbino

Orientador(a): Grazielle Rodrigues Pereira

Título: Livro infantil "Enfrentando meus medos" para crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Data da Defesa: 13/01/2023

 

Aluno/a: Claudia Cristina de Oliveira Silva

Orientador(a): Ludmila Nogueira da Silva

Título: Revisitando os materiais do módulo Deficiência Intelectual do curso de extensão em Educação Inclusiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita

Data da Defesa: 20/01/2023

 

Aluno/a: Stefani da Rocha de Farias

Orientador(a): Marta Ferreira Abdala Mendes

Título: O uso das redes sociais e a saúde mental do adolescente contemporâneo: o infográfico como ferramenta para inserção da temática nas escolas de ensino médio

Data da Defesa: 23/03/2023

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS