Serviços Oferecidos pelo Acervo do Campus

O Cadastro para empréstimo de material informacional das Bibliotecas do SiBi / IFRJ: Os usuários que possuírem vínculo com o IFRJ: discentes regularmente matriculados, docentes e técnico-administrativos ativos.
Poderão se cadastrar de forma especial: Professores substitutos e Estagiários.
No início de cada semestre deve ser apresentado para se cadastrar o comprovante de matrícula (discentes); documento original com foto; comprovante de vínculo com IFRJ (docentes, técnicos-administrativos e estagiários).

CONSULTA:

Ocorre no ambiente do Campus, utilizado no mesmo dia de seu empréstimo até o fim do expediente.
O atendimento ao usuário é feito de forma individual.

EMPRÉSTIMO:

É liberado ao corpo discente, docente e técnico administrativo do IFRJ, em atividade, cadastrados na Secretaria de Pós Graduação do Campus.

Cadastro para Utilização do Acervo

Empréstimo entre Bibliotecas: É viabilizado o empréstimo entre as bibliotecas conveniadas com o IFRJ e bibliotecas do Instituto localizadas nos Campi.

Formulário de Empréstimo Entre Bibliotecas

A solicitação é praticada através de formulário de empréstimo entre bibliotecas, em três via (uma do usuário, uma da biblioteca solicitante e uma da biblioteca que está emprestando). O nada consta do solicitante também é importante de ser apresentado para a biblioteca que irá emprestar o documento.
Resumindo:  A biblioteca solicitante preenche com os dados do usuário e a obra que ele quer pegar por empréstimo, o mesmo trará o pedido em 3 (três) vias. Por isso, é importante que o usuário saiba os dados referente a obra de interesse para cessão (Autor; título; edição; local; editora; ano publicação e número de chamada = nº classificação).

É importante também saber se a biblioteca que dispõe o documento possui convênio com o IFRJ _ Acervo do campus e se não possui como proceder, para o convênio se tornar uma parceria das instituições envolvidas.

SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA - Catalogação na fonte:

O serviço de catalogação na fonte é oferecido para os trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)  e teses de mestrado dos cursos providos pelo IFRJ, bem como de materiais bibliográficos produzidos pelo mesmo.

Após o TCC ter sido aprovado, o aluno deverá fazer as alterações propostas pela banca examinadora e tem 30 dias para entregar a versão final do trabalho.

A solicitação de ficha catalográfica é feita na secretaria. O aluno entrega o Formulário “ Solicitação de Ficha catalográfica (anexo III do manual do aluno) preenchido e assinado juntamente com as cópias da folha de rosto, do resumo em língua portuguesa e do sumário do trabalho. A secretaria faz a solicitação ao Acervo do Campus e quando a ficha estiver pronta o bibliotecário do Acervo encaminha para a Secretaria de Pós-Graduação e este setor para o aluno.