O CURSO |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
1º SEMESTRE
1. Temas emergentes em Educação: uma abordagem multidisciplinar (150 HORAS) Como pensar a educação nos dias de hoje? que destino dar a ela? Quais os caminhos percorridos para a formação do indivíduo? A proposta deste modulo é apresentar, debater e refletir sobre os temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade. O ponto de partida deste módulo é a defesa do caráter multidimensional do processo formativo, não alheio às vicissitudes históricas de um tempo. Qual será o papel da educação na constituição das novas subjetividades? Como os processos formativos dialogam ou não com estes sujeitos? Como produzir novos sentidos para o conhecimento em uma cultura do desengajamento, da descontinuidade e do esquecimento? É partindo destas indagações que as disciplinas vão transitar entre temas como desigualdades sociais; espaço escolar x espaço urbano; o corpo e a sua articulação com as diversas práticas, saberes e estratégias que perfazem o processo de ensino-aprendizagem, os processos formativos e os processos constituidores de novas subjetividades, avaliação, ética e educação, entre outros. |
DISCIPLINAS |
Desigualdades sociais e educação |
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Estudos Urbanos: desafios e possibilidades na educação |
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O corpo na escola: abordagens sociológicas |
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Avaliação escolar: o mito da objetividade |
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Práticas Pedagógicas na formação do sujeito integral |
2. Metodologia e técnicas de Pesquisa
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DISCIPLINAS |
Metodologia de Pesquisa I |
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Seminário de Pesquisa em Educação, Cultura e Diversidade |
2º SEMESTRE
3. Políticas Públicas para a Educação, Alteridade e Inclusão (135 HORAS) As aulas deste módulo terão como eixos norteadores as temáticas da educação e das diversidades. Trata-se de pensar a função social da educação na promoção de práticas voltadas para o exercício da cidadania, reivindicando o respeito às diferenças e garantindo o direito de todos os grupos. As desigualdades – sociais, econômicas, raciais, sexuais, regionais, espaciais e culturais, linguísticas, cognitivas – demandam do profissional da educação um olhar atento e avesso aos preconceitos que atravessam as relações sociais e, por conseguinte, os espaços educativos formais e não formais. A proposta é, em última instância, que o profissional da educação se posicione de forma crítica e política, compreendendo os espaços educativos como locus privilegiados da promoção de uma participação política mais efetiva e de práticas sociais que envolvam o reconhecimento dos direitos de negros, índios, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais, entre outros. |
DISCIPLINAS |
Para além do binário masculino x feminino: pluralismo de gênero |
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O antirracismo e as políticas públicas de ação afirmativa no Brasil |
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Educação inclusiva: processos formativos, diversidade e inclusão |
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Escola, corpo e subjetividade na contemporaneidade |
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Formação, produção de saberes e de sujeitos |
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Língua e Diversidade |
4. Metodologia e técnicas de Pesquisa (45 horas)
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DISCIPLINAS |
Metodologia de Pesquisa II |
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Informática e Educação |
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Seminário de Pesquisa em Educação, Ética e Processos de Subetivação |
3º SEMESTRE
5. Trabalho de conclusão de curso (TCC) |