PROCESSO SELETIVO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - CURSOS INTEGRADOS - ANO LETIVO 2024
AÇÃO AFIRMATIVA - RECLASSIFICAÇÃO
RECLASSIFICAÇÃO
Campus | Curso Técnico |
Arraial do Cabo | Informática retificada |
Meio Ambiente retificada | |
Duque de Caxias | Petróleo e Gás |
Plásticos retificada | |
Química | |
Engenheiro Paulo de Frontin | Informática para Internet retificado |
Nilópolis | Controle Ambiental |
Química | |
Niterói | Administração |
Informática retificado | |
Paracambi | Eletrotécnica |
Mecânica | |
Pinheiral | Agroindústria |
Agropecuária | |
Informática | |
Meio Ambiente | |
Resende | Guia de Turismo |
Rio de Janeiro | Alimentos retificada |
Biotecnologia | |
Farmácia | |
Meio Ambiente | |
Química | |
São Gonçalo | Administração |
Química | |
Segurança do trabalho retificada | |
Volta Redonda | Automação Industrial retificada |
ATENÇÃO CANDIDATOS CLASSIFICADOS DO CAMPUS PARACAMBI, DO CURSO MECÂNICA, DO GRUPO 9, DA CLASSIFICAÇÃO 1º AO 72º:
COM A FORTE CHUVA OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE PARACAMBI NA DATA DE ONTEM (11/01/2024), HOUVE A FALTA DE ENERGIA NO CAMPUS. PORTANTO, NO DIA DE HOJE (12/01/2024), AS MATRÍCULAS NÃO SERÃO REALIZADAS NO CAMPUS. OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS DEVERÃO COMPARECER NO DIA 15/01/2024 (2ª FEIRA), NOS MESMOS HORÁRIOS DESIGNADOS EM EDITAL, OBEDECENDO À ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO.
Grupo 9 - class 1° ao 18° |
15/01/2024 |
9h30 |
Grupo 9 - class 19° ao 36° |
11h |
|
Grupo 9 - class 37° ao 54° |
13:30h |
|
Grupo 9 - class 55° ao 72° |
15h |
RESULTADO FINAL DA ANÁLISE DE RENDA, COMPROVAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA E DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD) DOS CANDIDATOS AO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (GRUPOS 1 A 8) NOVO!
*retificado em 20/8/2024 conforme decisão judicial NUP: 00408.001354/2024-74 - 00831.000004/2024-91 (REF. 5001529-57.2024.4.02.5101)
RESULTADO PRELIMINAR DA ANÁLISE DE RENDA, COMPROVAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA E DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) DOS CANDIDATOS AO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (GRUPOS 1 A 8)
Arraial do Cabo (RETIFICADO)
Engenheiro Paulo de Frontin (RETIFICADO)
Rio de Janeiro (RETIFICADO)
Formulário de Recurso contra a Averiguação do Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas (grupos 1 a 8) - De 21 e 22/12/2023 (ENCERRADO)
7.3.1. No Resultado Preliminar de que trata o subitem 7.3 serão apresentadas as considerações sobre a Análise de Renda, comprovação de Escola Pública, Autodeclaração Racial e Averiguação de Pessoas com Deficiência – PcD.
7.4. O candidato considerado NÃO APTO no Resultado Preliminar da Averiguação do Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas (grupos 1 a 8) poderá interpor recurso no período definido no ANEXO I – CRONOGRAMA.
7.4.1. O Formulário de Recurso que deverá ser preenchido completamente e enviado por e-mail estará disponível no site do Instituto SELECON, https://selecon.org.br.
7.4.2. Será indeferido o pedido de recurso apresentado fora do prazo e de forma diferenciada dos estipulados neste Edital.
7.4.3. Para cumprimento do item 7.4, o candidato deverá enviar e-mail para a Secretaria do Ensino Técnico, conforme a TABELA III – E-MAIL DAS SECRETARIA DO ENSINO TÉCNICO. TABELA III – E-MAIL DAS SECRETARIA DO ENSINO TÉCNICO.
TABELA III – E-MAIL DAS SECRETARIA DO ENSINO TÉCNICO
Campus E-mail
Arraial do Cabo registroacademico.cac@ifrj.edu.br
Duque de Caxias semt.cduc@ifrj.edu.br
Engenheiro Paulo de Frontin semt.cepf@ifrj.edu.br
Nilópolis semt.cnil@ifrj.edu.br
Niterói sa.cnit@ifrj.edu.br
Paracambi semt.cpar@ifrj.edu.br
Pinheiral semt.cpin@ifrj.edu.br
Resende sa.cres@ifrj.edu.br
Rio de Janeiro semt.cmar@ifrj.edu.br
São Gonçalo se.csg@ifrj.edu.br
Volta Redonda semt.cvr@ifrj.edu.br
Conforme a Súmula 473/STF preceitua: “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originais direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”. Desta forma, informamos que as Classificações finais foram retificadas, pois não estavam em acordo com o Anexo II – quadro de vagas ofertadas do Edital 23/2023.
EDITAL
Ao candidato(a) com qualquer dúvida e dificuldade, a orientação é que entre em contato com o INSTITUTO SELECON pelo telefone (21) 2323-3180 ou pelo e-mail faleconosco@selecon.org.br ou ainda se for possível pessoalmente na Rua do Senado, 229 - Centro – RJ sede da empresa organizadora.
PROCESSO SELETIVO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO - CURSOS INTEGRADOS - ANO LETIVO 2023 (ENCERRADO)
ESCALA DE MATRÍCULA RETIFICADA
Atenção candidatos: Retiifcação na eslaca de matrícula referente ao Campus Paracambi. Confira abaixo
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E AVERIGUAÇÃO DO SISTEMA DE VAGAS RESERVADAS
Ficha de comprovação de renda para matrícula
ANÁLISE DE RENDA, COMPROVAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA E DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD) DOS CANDIDATOS AO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (GRUPOS 1 AO 8)
Resultado Final
Arraial do Cabo
Duque de Caxias
Engenheiro Paulo de Frontin
Nilópolis
Niterói
Paracambi
Pinheiral
Resende
Rio de Janeiro
São Gonçalo
Volta Redonda
Atenção Candidatos, aos horários e dias de entrega de documentação nos dias de jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol.
Clique Aqui e acesso a escala de entrega de documentos ( grupos 1 a 8)
RESULTADOS
Resultado Final das Notas das Provas Objetivas
Resultado Preliminar das Notas das Provas Objetivas
PROVA
INSCRIÇÃO
Cartão de Confirmação para a Prova - Clique Aqui
Confirmação Final de Inscrição - Clique Aqui
Recuso contra a Confirmação Preliminar de Inscrição - Clique aqui
Confirmação Preliminar de Inscrição - Clique Aqui
Período de Inscrições - de 04/07/2022 às 0h até 11/09/2022 às 23h e 59min
ISENÇÃO
Resultado Final da Solicitação de Isenção - Clique Aqui
Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção - Clique Aqui
Período de Isenções - de 04/07/2022 às 0h até 15/07/2022 às 23h e 59min
EDITAL
Edital nº 18/2022 que abre vagas para os cursos integrados.
Edital Complementar nº 42/2022 que prorroga o período de inscrição.
Edital Complementar nº 02/2022 que altera os meses dos rendimentos para comprovação de renda.
PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS INTEGRADOS PERÍODO LETIVO 2022.2 (ENCERRADO)
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E AVERIGUAÇÃO DO SISTEMA DE VAGAS RESERVADAS
Ficha de comprovação de renda para matrícula
Termo de Compromisso de entrega de documentos
SORTEIO
Resultado do Sorteio Público Eletrônico
Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Niterói
Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Campus Rio de Janeiro
Curso Técnico Integrado em Química do Campus Rio de Janeiro
Clique no link para acompanhar o sorteio
Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Niterói
Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Campus Rio de Janeiro
Curso Técnico Integrado em Química do Campus Rio de Janeiro
CONFIRMAÇÃO FINAL DE INSCRIÇÃO
Campus Engenheiro Paulo de Frontin
Campus Niterói - Retificado em 16/8/2022 com o número da sorte
Campus Rio de Janeiro - Retificado em 16/8/2022 com o número da sorte
CONFIRMAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRIÇÃO
Confirmação Preliminar de Inscrição
ISENÇÃO
RESULTADO FINAL DA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
RESULTADO PRELIMINAR DA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
Os recursos para a Etapa do Resultado Preliminar da Solicitação da Taxa de Inscrição ocorrerá no dia 28/07/2022, até às 12h. ENCERRADO
INSCRIÇÃO
SOLICITAÇÕES DE ISENÇÃO (NOVOS CANDIDATOS) – As novas solicitações de isenção deverão ser enviadas junto da documentação comprobatória, exigida no item 6 do edital 60/2021, de acordo com a sua alternativa escolhida.
Link de Solicitação de Isenção – Das 00h do dia 23/07/2022 até ás 23:59 do dia 25/07/2022. ENCERRADO
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE - Todos(as) os(as) candidatos(as) já classificados(as), mas não matriculados(as) nos cursos ofertados no Edital nº 60/2021, que tiveram sua inscrição homologada (ISENTOS ou PAGANTES), encontram-se isentos de um novo pagamento e devem manifestar interesse em participar do processo seletivo deste edital complementar.
Link de Manifestação de Interesse - Das 00h do dia 29/07/2022 até às 23:59 do dia 09/08/2022.
INSCRIÇÃO NOVOS CANDIDATOS – A taxa de inscrição para o(a) novo(a) candidato(a) que deseja participar deste Processo Seletivo será de R$50,00 (cinquenta reais), devendo ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, através da Guia do Recolhimento da União – GRU, conforme instrução constante no subitem 3.2 do Edital Complementar 37/2022, e após a realização deste pagamento poderá iniciar e realizar o preenchimento do formulário de inscrição.
Link de Inscrição Novos Candidatos - Das 00h do dia 29/07/2022 até às 23:59 do dia 09/08/2022.
EDITAL
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO E COMPLEMENTAR AO EDITAL N° 60/2021
Edital Complementar 37/2022 - Vagas Remanescentes para o 2º semestre de 2022
PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS INTEGRADOS 2022 (ENCERRADO)
Matrícula
Termo de Compromisso de entrega de documentos
Averiguação do Sistema de Reserva de Vagas
Resultados
Resultado Final da Averiguação das vagas reservadas
Campus Engenheiro Paulo de Frontin
Resultado Preliminar da Averiguação das vagas reservadas
Agendamento Averiguação PCD
Campus Paracambi
Documentos para Análise de Renda
Resultados
Resultado Final da Prova Objetiva presencial
Resultado Final da Análise do Histórico Escolar
Resultado Preliminar da Prova Objetiva presencial
Resultado Preliminar da Análise do Histórico Escolar
Prova Presencial
Recurso contra o Gabarito Preliminar para candidatos da Reinscrição
Recurso contra o Gabarito Preliminar para candidatos da Inscrição
Sorteio Público Eletrônico
ATENÇÃO CANDIDATOS: As provas não serão aplicadas nos campi do IFRJ. Confira no quadro abaixo, a cidade onde as provas serão realizadas conforme campus que o candidato está concorrendo para estudar. Não esqueça de retirar o seu cartão de confirmação nos links abaixo
Confirmação para os candidatos que farão a prova presencial
Clique aqui para acompanhar sua Reinscrição
Clique aqui para acompanhar sua Inscrição
Reinscrição, Cancelamento de Incrição e Novas Inscrições
Confirmação Final de Reinscrição e Inscrição (Todos os candidatos)
Resultado Final da Solicitação de Cancelamento de inscrição (candidatos inscritos pagantes, no Edital nº 40/2021)
Confirmação Preliminar de Reinscrição (candidatos inscritos, isentos ou pagantes, no Edital nº 40/2021)
Resultado Preliminar da Solicitação de Cancelamento de inscrição e solicitação da devolução (candidatos inscritos pagantes, no Edital nº 40/2021)
Confirmação Preliminar de Inscrição (novos candidatos)
Recursos: 22/01/2022 até às 23:59:59 de 24/01/2022 (ENCERRADO)
Clique aqui e acesse o Painel do Candidato para entrar com recusos contra a Confirmação Preliminar de Reinscrição. (candidatos inscritos, isentos ou pagantes, no Edital nº 40/2021)
Clique aqui acesse o Painel do Candidato para entrar com recusos contra a Confirmação Preliminar de Inscrição.(novos candidatos)
Clique aqui, preencha o formulário para entrar com recusos contra o Resultado Preliminar da Solicitação de Cancelamento de Incrição. (candidatos pagantes inscritos no Edital nº 40/2021)
Isenção: de 28/12/2021 a 03/01/2022 a partir das 18 horas (ENCERRADO)
Resultado Final da Solicitação de Isenção
Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção
Edital de Reinscrição, Cancelamento de Incrição e Novas Inscrições
Edital 66/2021 - Edital de Anulação do Edital 40/2021
Edital 40/2021 - PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS INTEGRADOS 2022 (ANULADO)
INSCRIÇÃO (Anulado)
Período de Inscrição: 05/9 a 05/10/2021
Confirmação Preliminar de Inscrição
Confirmação Final de Inscrição
ISENÇÃOv(Anulado)
Período de Solicitação de isenção: 05 a 10/9/2021
Resultado Preliminar da Isenção
Resultado Final da Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição
ATENTIMENTO PRESENCIAL (Anulado)
Datas e horário de atendimento presencial
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, e exclusivamente para estes, conforme capacidade do campus, poderá ser disponibilizado Posto de Atendimento Presencial com acesso à internet, somente em dias úteis, em datas e horários a serem disponibilizados no site do IUDS.
Em função dos efeitos provocados pela Pandemia do COVID-19, com o fechamento das escolas Públicas e Privadas por meio de legislação ou recomendação da esfera Municipal, Estadual ou Federal, o IFRJ e o IUDS seguirão rigorosamente as orientações das autoridades locais, considerando a emergência sanitária e a necessidade de preservação de vidas. Havendo proibição de atendimento presencial em qualquer uma das localidades onde se encontram os campi, o atendimento presencial será cancelado, até segunda ordem.
EDITAL (Anulado)
Edital de suspensão nº 52/2021
Edital 66/2021 - Edital de Anulação do Edital 40/2021
PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS INTEGRADO 2021 (Encerrado)
AVERIGUAÇÃO PRESENCIAL DA DEFICIÊNCIA DECLARADA
Listagem de Convocação para a Averiguação da Deficiência Declarada
Edital Complementar nº 2 - Edital que altera a averiguaçao de deficência declarada de remota para averiguaçao de deficência declarada presencial e cronograma.
MATRÍCULA
A divulgação da Classificação Final dos Cursos Integrados foi publicada hoje, devido à problemas operacionais. Por isso, prorroga-se o prazo de matrícula para o período de 01 a 06/07/2021.
O candidato classificado deverá enviar além dos documentos para a matrícula listados no item 8 e seus subitens do Edital 16/2021, a Ficha de Matrícula devidamente preenchida. Seguindo todas as orientações de envio que se encontra no Edital.
RESULTADOS
Resultado preliminar da Análise dos documentos dos candidatos para o Sistema de Reserva de Vagas (Análise de Renda, Comprovação de Escola Pública e de Pessoas com Deficiência)
Campus Engenheiro Paulo de Frontin
Campus Rio de Janeiro Retificado em 22/06/2021
Prova
Nota preliminar da Prova Online A
Nota preliminar da Prova Online B
Sorteio
Campus Engenheiro Paulo de Frontin
Histórico
Resultado final da Análise de Histórico Escolar
Resultado preliminar da Análise de Histórico Escolar
PROVA
Comunicado - Prorrogação do prazo de interposição de recursos contra o Gabarito Preliminar.
SORTEIO
Horário e Número para o Sorteio Público
Atenção: Convocação para o Sorteio Público do 2º semestre e da Lista de Espera (Publicado em 31/5/2021)
INSCRIÇÃO
Confirmação de Inscrição para os candidatos que optaram pela forma de seleção: Prova online
Confirmação de Inscrição para os candidatos que optaram pela forma de seleção: Análise de Curriculo
Confirmação de Inscrição para os candidatos que optaram pela forma de seleção: Sorteio Público
ISENÇÃO
Resultado Preliminar da solicitação de isenção da taxa de inscrição - RETIFICADO
Devido ao fechamento das escolas públicas, provocado pela Pandemia da COVID-19, excepcionalmente, o IFRJ aceitará para a solicitação da Isenção da Taxa de Inscrição, referente ao Edital Nº 16/2021 – Processo Seletivo para os Cursos Integrados, uma Declaração de próprio punho, assinada pelo responsável dos(as) candidatos(as) que não obtiverem a Declaração Escolar.
Ratificamos que o período de Solicitação de Isenção não será prorrogado.
ATENTIMENTO PRESENCIAL
Datas e horário de atendimento presencial - ATUALIZADO EM 20.5.2021
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet e/ou computador, será disponibilizado Posto de Atendimento com acesso à internet, em datas e horários disponibilizados no site do IFRJ para o atendimento presencial nos campi.
Cabe ressaltar, entretanto, que devido ao momento atual provocado pela Pandemia do COVID-19, ocorrendo fechamento das escolas públicas por meio de legislação ou recomendação da esfera Municipal, Estadual ou Federal, o IFRJ seguirá rigorosamente as orientações das autoridades locais, considerando a emergência sanitária e a necessidade de preservação de vidas. Havendo proibição de atendimento presencial, conforme especificado em qualquer uma das localidades onde se encontram os campi, o atendimento presencial será cancelado, permanecendo somente a inscrição online.
EDITAL
PROVAS E GABARITOS
Processo Seletivo 2020 Prova | Gabarito
Processo Seletivo 2019 Prova | Gabarito
Processo Seletivo 2018 Prova | Gabarito
Processo Seletivo 2017 Prova | Gabarito