Logo IFRJ

Processo Seletivo para Transferência Externa ou Reingresso - Edital Nº 40/2018

menina sorrindo de frente para o computador , com um quadro de giz atras com fórmulas matemáticas

Matemática é um dos cursos ofertados nos campi Nilópolis, Paracambi e Volta Redonda 

 

A Diretoria de Concursos e Processos Seletivos (DCPS) divulga o Edital Nº 40/2018 contendo as normas referentes ao Processo Seletivo Discente para Transferência Externa de estudante regularmente matriculado em curso de Graduação, ou Reingresso de portador de diploma conferido por curso autorizado ou reconhecido de Instituição de Educação Superior, credenciada pelo órgão competente do Sistema de Ensino ao qual se vincula, visando ao preenchimento de vagas nos cursos de Graduação oferecidos pelo IFRJ, para o 2º semestre do ano letivo de 2018.

Os cursos ofertados, de acordo com o Edital, estão compreendidos nos campi Eng. Paulo de Frontin; Duque de Caxias; Nilópolis; Paracambi; Realengo; Rio de Janeiro e Volta Redonda. O período de inscrição ocorrerá do dia 14 de maio a 22 de junho.

Para efetivar a inscrição, o candidato à Transferência Externa ou ao Reingresso deverá entregar a documentação na Diretoria de Concursos e Processos Seletivos (DCPS) – localizada na Rua Senador Furtado, 121, sala 220 - Maracanã / RJ – de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 16h; ou enviar por Correios, via SEDEX, impreterivelmente com data limite de postagem em 22 de junho de 2018, a documentação em envelope fechado e identificado na parte exterior com as informações preenchidas de acordo com o item 2.1 do Edital.

Os documentos necessários para Transferência Externa e Reingresso estão disponíveis, consecutivamente, nos itens 2.1 e 2.1.2 do Edital. 

A taxa de inscrição é de 50 reais, devendo ser paga em qualquer agência do Bancodo Brasil, através da Guia do Recolhimento da União – GRU, disponível no endereço eletrônico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp, e apresentada no ato da inscrição com todos os dados preenchidos.

Ao candidato à Transferência Externa são requisitos obrigatórios para a inscrição: estar regularmente matriculado em curso de Graduação de origem (matrícula ativa ou trancada dentro dos prazos regimentais) em Instituição de Educação Superior credenciada pelo órgão federal ou estadual competente; poder integralizar o currículo do curso de interesse no prazo máximo de integralização previsto pelo IFRJ, considerando-se o tempo decorrido desde o início do seu curso na instituição de origem e cumprir os requisitos descritos no Quadro 02 presente no item 3.1 do Edital.

Ao postulante a Reingresso é requisito para a inscrição ter, obrigatoriamente, concluído curso de Graduação (Tecnologia, Bacharelado ou Licenciatura) em Instituição de Educação Superior credenciada pelo órgão federal ou estadual competente ou em estabelecimento estrangeiro, com a devida revalidação do diploma no Brasil, em conformidade com a legislação vigente. Não será exigido ao candidato a Reingresso que a graduação de origem seja da mesma área do conhecimento que o curso pretendido no IFRJ.

Para acessar o Edital, a ficha de inscrição e obter mais informações, clique aqui.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS