Logo IFRJ

Cursos de Extensão

CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS RESENDE - ANO 2022

Curso de extensão: LABORATÓRIO DE LEITURA DRAMÁTICA: núcleo de investigação e criação em teatro a partir do estudo em dramaturgias
Tipo: Curso
Extensionista: Takna Formaggini
Resumo: O Laboratório de Leitura Dramática, é um curso livre de extensão, no formato semipresencial, na modalidade aperfeiçoamento (130 h), ou seja, propõe o aprofundamento de habilidades teóricas e práticas que envolvem o estudo do texto dramatúrgico a partir de autores e correntes estéticas e/ou práticas na área das artes cênicas, a partir das experiências em processo pesquisadas pelos participantes durante as atividades propostas e vivenciadas no projeto. Espera-se portanto que os participantes ampliem uma autonomia em criação pessoal que possa considerar o texto dramatúrgico não mais como produto fechado e com forma definitiva, mas como um todo orgânico onde seja possível desenvolver habilidades práticas em processos do jogo de cena, criando narrativas superpostas e simultâneas a partir de uma construção viva e coletiva.

Curso de extensão: Formação de Educadores no Contexto Interdisciplinar para o Ensino Médio no viés da Educação Ambiental
Tipo: Curso
Extensionista: Sílvia Trajano
Resumo: Formar educadores para a práxis no ensino médio, partindo da Problematização da Realidade, em uma análise teórico-prática da Educação Ambiental como Temática Transversal do currículo.
 

Clique na imagem abaixo para realizar sua inscrição no curso de formação de educadores no contexto interdisciplinar para o ensino médio, no viés da educação ambiental.

Todos os detalhes e demais informações aos candidatos estão no formulário de pré-inscrição.


 

ANOS ANTERIORES:

2021
Curso de extensão: Africanidades e povos originários: práticas pedagógicas na educação básica
Tipo: Curso
Extensionista: Paula Fernanda Vicente Rosa
Resumo: Apesar de vivermos em um país pluriétnico, temos uma educação escolar bastante embranquecida e eurocêntrica, ou seja, uma educação racista, já que está atravessada pelo apagamento negro e indígena. No entanto, acreditamos estar diante de uma crescente demanda de educadores interessados em romper com essa realidade. É cada vez maior o número de profissionais da educação básica que demonstram interesse em fomentar uma formação verdadeiramente plural e antirracista - com ênfase nos estudos das populações e das produções afro-brasileiras, africanas e indígenas. Pensando nisso, em parceria com profissionais externos, pretendemos promover minicursos com vídeos de curta duração, voltados para profissionais da educação básica, pais e demais interessados que, comprometidos com uma educação antirracista, queiram conhecer, ou ampliar caminhos pedagógicos possíveis na afirmação deste compromisso. 
 

 

2020

Curso de extensão: Formação Básica para Implementadores e Gestão de Projetos Socioambientais 
Tipo: Curso
Extensionista: Sílvia Cristina de Souza Trajano
Resumo: O objetivo é propor formas de implantação da A3P no interior do Campus Avançado do IFRJ, utilizando-se de métodos pedagógicos que promovam a qualificação dos sujeitos, com apoio de parcerias que colaborem no estímulo a tomada de consciência, com orientação, informação e ações práticas para a implantação da A3P, gerando produto de pesquisa, a especialização, na modalidade semipresencial, com metodologia aplicada para a implantação da A3P, baseada em experiências práticas, resultado de projetos dos cursistas. 

 

Curso de extensão: Formação para Procedimentos Básicos em Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Tipo: Curso
Extensionista: Bianca Alves de Araújo; Sílvia Trajano  
Resumo: O interesse é ofertar cursos em dois níveis para fins de estudo e levantamento de dados o: curso de extensão com 159 horas, em formação básica de AEE – Nível I (2020.2); curso FIC com 200 horas, de Auxiliar Pedagógico em Procedimentos Básicos para o AEE – Nível II (2021.1), após a conclusão, estudo e análise dos dados, verificar a viabilidade da oferta de uma especialização em AEE, na modalidade EAD para o campus Resende.

 
Curso de extensão: Compostagem: técnicas e abordagens na educação socioambiental
Tipo: Curso
Extensionista: André Felipe Figueira Coelho
Resumo: A técnica de compostagem é milenar e essencial para seu uso em hortas. A urbanização do Brasil e a falta de fiscalização permitiu a formação de “lixões”. O mau uso do resíduo domiciliar doméstico gera prejuízos sócio-ambientais enormes. O projeto objetiva revisitar conceitos ligados à técnica, circular saberes e pensá-los na escola e em comunidades.
 
 

 

2019
Curso de extensão: Code Clube
Tipo: Projeto/Curso
Extensionista: Julio César da Silva
Resumo: Introdução ao pensamento computacional 
 
Curso de extensão: Idiomas para a comunidade
Tipo: Curso
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida

 

2018
 
Curso de extensão: Idiomas para a comunidade
Tipo: Curso
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida

 

 
2017
Curso de extensão: Idiomas para a comunidade
Tipo: Curso
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
 
Curso de extensão: Leia o livro:leia e vai saber o que é encanto!
Tipo: Curso
Extensionista: Aline Miranda Cardoso e Thais da Silva Alves
 
Curso de extensão: Meu primeiro emprego
Tipo: Curso
Extensionista: Humberto Reis dos Santos Souza
 
Curso de extensão: O Xadrez na Escola: Uma importante ferramenta para o processo de Ensino-aprendizagem
Tipo: Curso
Extensionista: Ricardo Guimarães de Almeida

 ....

 

2016

.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS