Logo IFRJ

Projetos de Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS RESENDE CONTEMPLADOS POR EDITAIS:

  • PERÍODO 2021-2022 - Editais Integrados de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão 03 e 04/2021

Projeto de extensão: Turismo, Educação e Ludicidade: Narrativas sobre Porto Real/RJ
​Extensionista: Silvia Marina Linhares Barboza 

Projeto de extensão: Espaço de Cultura Poiesis
Extensionista: Francine da Cunha Souza de Lima

Projeto de extensão: Encontro com Profissionais
Extensionista: Maxwel de Azevedo Ferreira

Projeto de extensão: Gibiteca no IF: construindo um espaço de democratização e acesso à leitura no IFRJ Resende
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida

Projeto de extensão: IFRJ em OrientAção
Extensionista: Cássia Marques Cândido

Projeto de extensão: Sermentes Poéticas - Clube de Leitura Literária
Extensionista: Clauber Ribeiro Cruz
 

PROJETOS DE EXTENSÃO CADASTRADOS NO CAMPUS RESENDE:
 

  • ANO 2022 

    Em breve novos projetos!

ANOS ANTERIORES DE PROJETOS CADASTRADOS NO CAMPUS:

2021
Projeto de extensão: Xadrez no IF
Tipo: Projeto
Extensionista: Davison Schaeffer de Oliveira e Ricardo Guimarães de Almeida
Resumo: Este curso de extensão visa fomentar a formação de um núcleo de enxadristas na cidade de Resende e se destina, sem quaisquer restrições, à comunidade em geral e aos servidores e discentes do IFRJ em particular. Objetiva atender jogadores tanto iniciantes, com ou sem contato prévio, quanto jogadores experientes. Espera-se, como resultado inical deste projeto, consolidar um grupo de xadrez regular atuante no campus avançado Resende.. 
 

Projeto de extensão: Encontro Multicampi – diálogos culturais RJ / MG
Tipo: Evento
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
Resumo: O evento Encontro Multicampi – diálogos culturais RJ / MG tem como objetivo do evento promover o encontro e a troca entre discentes das duas instituições envolvidas através de apresentações centradas na cultura dos dois estados envolvidos - MG e RJ. As apresentações poderão ser leituras de poesia, apresentações musicais ou outras performances afins. Ele será voltado para os discentes e comunidade dos campi Resende e Volta Redonda do IFRJ e Santos Dumont do IF Sudeste MG, e está previsto para ocorrer no dia 20 de janeiro de 2020, às 17h.  Promover o encontro e a troca entre discentes das duas instituições envolvidas através de apresentações centradas na cultura dos dois estados envolvidos - MG e RJ. 

 
Projeto de extensão: Quadrinhos em debate: ficção e realidades
Tipo: Evento
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida​
Resumo: O evento “Quadrinhos em Debate – ficção e realidades”, promovido pelo projeto de extensão “Gibiteca no IF” e pela ASPAS, ocorrerá em quatro segundas-feiras, pela noite, ao longo do mês de junho de 2021, com a finalidade de discutir temáticas sobre ficção e realidade centradas em produções em quadrinhos. O evento contará com palestrantes membros da Associação de Pesquisa em Arte Sequencial – ASPAS, todos pesquisadores renomados sobre o assunto, em lives divididas em exposição seguida de perguntas e debate. Muitas vezes, questões trazidas em obras de arte nos auxiliam a compreender melhor questões da realidade, o que motivou o título do evento – ficção e realidades. Esperamos que, com as discussões levantadas, possamos promover discussões sobre tais temas e conscientização acerca das questões abordadas em cada encontro.
 
Projeto de extensão: Falando sobre.... educação e diversidade
Tipo: Evento
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
Resumo: O evento “Falando sobre.... educação e diversidade” será promovido pelo NUGEDS do campus Resende com a finalidade de fomentar discussões acerca da temática da diversidade sexual no âmbito da educação. A data escolhida - primeira semana de junho - de seu por conta desse ser o mês em que se comemora o orgulho LGBTQIA+.
 
Projeto de extensão: Africanidades e povos originários: práticas pedagógicas na educação básica
Tipo: Curso
Extensionista: Paula Fernanda Vicente Rosa
Resumo: Apesar de vivermos em um país pluriétnico, temos uma educação escolar bastante embranquecida e eurocêntrica, ou seja, uma educação racista, já que está atravessada pelo apagamento negro e indígena. No entanto, acreditamos estar diante de uma crescente demanda de educadores interessados em romper com essa realidade. É cada vez maior o número de profissionais da educação básica que demonstram interesse em fomentar uma formação verdadeiramente plural e antirracista - com ênfase nos estudos das populações e das produções afro-brasileiras, africanas e indígenas. Pensando nisso, em parceria com profissionais externos, pretendemos promover minicursos com vídeos de curta duração, voltados para profissionais da educação básica, pais e demais interessados que, comprometidos com uma educação antirracista, queiram conhecer, ou ampliar caminhos pedagógicos possíveis na afirmação deste compromisso.
 
Projeto de extensão: IF News
Tipo: Projeto
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
Resumo: O projeto IF NEWS tem como objetivo a criação de um jornal produzido para e pelos alunos do Campus Avançado Resende. Os discentes, sob orientação dos servidores responsáveis, produzirão as notícias, pesquisando sobre temas e acontecimentos de relevância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população da região (comunidade externa). Assim, busca-se promover uma integração entre a realidade externa com a do campus, construindo-se pontes e diálogos entre o que ocorre dentro e fora da escola. Dessa forma, o conteúdo produzido no âmbito do projeto visa ter impacto tanto nos alunos, que se veriam enquanto parte atuante de um todo maior, quanto na comunidade externa, a fim de consolidar a relevância do instituto na região. Além disso, através das atividades de práticas textuais, pesquisa, revisão e diagramação, os discentes teriam a oportunidade de praticar e aprimorar habilidades de conteúdos de diversas disciplinas em perspectiva interdisciplinar, com impacto e resultados de rápida percepção, bem como com o desenvolvimento de senso crítico e olhar investigativo.
 

 

2020
 
Projeto de extensão: Xadrez no IF
Tipo: Projeto
Extensionista: Davison Schaeffer de Oliveira e Ricardo Guimarães de Almeida 
Resumo: Este curso de extensão visa fomentar a formação de um núcleo de enxadristas na cidade de Resende e se destina, sem quaisquer restrições, à comunidade em geral e aos servidores e discentes do IFRJ em particular. Objetiva atender jogadores tanto iniciante, com ou sem contato prévio, quanto jogadores experientes. Espera-se, como resultado inical deste projeto, consolidar um grupo de xadrez regular atuante no campus avançado Resende. 
 

Projeto de extensão: Espaço de Cultura Poiesis
Tipo: Projeto
Extensionista: Francine da Cunha Souza
Resumo: O projeto refere-se a utilização de um espaço do Campus (por hora, na biblioteca) para exposição de trabalhos artísticos. O projeto justifica-se pela ampliação de repertório artístico e cultural dos alunos e da comunidade, possibilitando que o Campus torne-se um ponto de referência no circuito cultural da cidade. Deste modo, o público alvo deste projeto são alunos, professores, funcionários do Campus, mas principalmente a comunidade externa na qual a instituição está inserida. Espera-se que o resultado do projeto seja mobilizar artistas locais, valorizando suas produções e também que a instituição possa nutrir esteticamente sua comunidade tornando-se um espaço relevante para divulgação e apreciação de trabalhos artísticos.

 
Projeto de extensão: Cineclube Quilombo dos Puris
Tipo: Projeto
Extensionista: Ricardo Guimarães de Almeida
Resumo: Este projeto extensionista insere-se em uma rede de ações construídas historicamente em torno da experiência cineclubista: as lutas pela ampliação de espaços de sociabilidade e formação humana; a defesa do trabalho coletivo para oxigenar a programação cultural local; a formação de novas públicos para o universo audiovisual e a dedicação, sem tréguas, ao diálogo. O projeto é destinado a um público variado, composto por discentes e docentes das redes municipal, estadual e federal, além de integrantes das comunidades local/regional; comunidade interna do IFRJ (docentes, discentes e funcionários em geral); estudantes das redes públicas; profissionais da administração pública municipal; e membros da comunidade em geral interessados nas atividades culturais (sobretudo, a linguagem audiovisual). Na medida em que pretendemos desenvolver diversas estratégias para refletirmos sobre as visões de mundo presentes em nossa sociedade, através da linguagem audiovisual, procuraremos ampliar os espaços culturais disponíveis na região, adquirindo, dessa forma, uma relevância social considerável. A utilização da linguagem audiovisual estará conectada a outras atividades pedagógicas e culturais – debates, apresentações teatrais e musicais etc. – organizadas após a exibição das obras cinematográficas, além da organização de cursos para docentes da rede municipal, sob uma dupla preocupação: oportunizar espaços e momentos de apresentação para artistas locais e contribuir para a formação e o aprofundamento do senso crítico do público envolvido. Defende-se, ainda, na perspectiva desse projeto, que essa aproximação com o patrimônio material e cultural da humanidade possibilite a sua apropriação por cada indivíduo participante dessas atividades e, assim, esperamos contribuir para que ele torne-se membro do gênero humano, não apenas mais consciente da sua formação histórico-cultural, como, também, mais atuante sobre a realidade que o cerca.
 
Projeto de extensão: Projeto ARES – Astronomia em Resende
Tipo: Projeto
Extensionista: 
Resumo: O ARES é um projeto voltado para divulgação científica e popularização da Astronomia e áreas correlatas para a comunidade interna e externa ao IFRJ. Pretende-se, por meio de atividades como observações astronômicas abertas ao público, eventos com planetário itinerante, ciclo de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas aproximar da população em geral, conhecimentos básicos e temas de fronteira da Astronomia, juntamente com suas implicações filosóficas e tecnologias adjacentes que impactam na sociedade.
 
Projeto de extensão: Ciclo de conversas Racismo e Sociedade
Tipo: Projeto
Extensionista: Paula Fernanda Vicente Rosa
Resumo: Tendo em vista que o racismo, “mais do que estar na estrutura das relações sociais, determina estas relações” (KILOMBA, 2019, p. 71), buscaremos refletir criticamente sobre como a dinâmica racista, historicamente construída, afeta a vida da população negra no Brasil e impacta as percepções coletivas em torno dos sinais culturais da negritude. Pretendemos pensar também o papel das bibliotecas escolares, entre outros aparelhos culturais, no desmantelamento dessa relação assimétrica de poder. Para tal, realizaremos 5 encontros virtuais que contarão com a presença de convidados (internos e externos) de diferentes áreas de atuação, a fim de viabilizar uma discussão profícua, com riqueza de pontos de vista. Desse modo, a partir de 5 assuntos atrelados ao tema Racismo e Sociedade, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do campus Resende, em parceria com a Biblioteca CRES, pretende contribuir para a formação de consciência emancipadora e para os debates e as ações antirracistas, dentro e fora do ambiente escolar. 
 
Projeto de extensão: Encontro com Profissionais
Tipo: Projeto
Extensionista: Maxwel De Azevedo Ferreira
Resumo: Este projeto tem por objetivo propor um diálogo entre alunos–comunidade–profissionais, a fim de mostrar as possibilidades de diversas profissões e mercado de trabalho para, desta maneira, contribuir para o aprimoramento profissional dos alunos do IFRJ e da comunidade local. Para tal diálogo, propõe-se a realização de palestras, oficinas e workshops com a participação de profissionais atuantes no mercado de trabalho. A principal relevância deste é ter proporcionar informações sobre diversas profissões para os alunos e comunidade local, público alvo desta proposta.
 
Projeto de extensão: Aprofundamento dos conteúdos do Ensino Médio utilizando Google Classroom, uma abordagem interativa sobre Trigonometria
Tipo: Projeto
Extensionista: Fábio Médice Júnior
Resumo: Com a chegada da COVID-19, várias práticas de isolamento social foram adotadas, entre elas a suspensão do calendário letivo de muitos alunos. Outro motivo de enorme importância para tal projeto é a ociosidade de alguns ex-alunos que ainda não entraram no meio acadêmico ou técnico, deste modo focamos no público geral de interesse em estudar que já tenham pelo menos Ensino Fundamental. Serão abordados temas básico e de fácil compreensão com escala gradativa de acordo com o entendimento dos mesmos pela comunidade participante. O foco será em trigonometria, assunto de muita importância para as disciplinas de física e matemática, sem contar por ser um conteúdo a margem do planejamento terá menor impacto relacionado a conteúdos que serão lecionados em sala futuramente, outro fator é que se tratando da maioria dos planejamentos é um conteúdo que estava sendo apresentado no início do ano letivo facilitando a introdução aos meios online. O conceito de tal projeto não é obtenção de notas ou títulos e sim o ensino de forma dinâmica e mutável, desprendendo-se de amarras curriculares ou de notas, não deixando de lado o acompanhamento do progresso de aprendizagem. Um fator também de relevância é treinar o público em uma plataforma online que seja acessível, por isso a escolha do Google Classroom, presente em celulares e afins de modo rápido. Conforme Prestridge (2014), o docente se vê obrigado a sofrer atualizações e se reconfigurar bruscamente ao novo, pois a geração Y está cercada por tecnologias mais motivadoras que as aulas tradicionais. Espera-se uma conclusão positiva de tal extensão, mas não focada em modo algum de substituir as aplicações presenciais em sala.
 

 

2019
Projeto de extensão: Espaço de Cultura Poiesis
Tipo: Projeto
Extensionista: Francine da Cunha Souza
Resumo: O projeto refere-se a utilização de um espaço do Campus (por hora, na biblioteca) para exposição de trabalhos artísticos. O projeto justifica-se pela ampliação de repertório artístico e cultural dos alunos e da comunidade, possibilitando que o Campus torne-se um ponto de referência no circuito cultural da cidade. Deste modo, o público alvo deste projeto são alunos, professores, funcionários do Campus, mas principalmente a comunidade externa na qual a instituição está inserida. Espera-se que o resultado do projeto seja mobilizar artistas locais, valorizando suas produções e também que a instituição possa nutrir esteticamente sua comunidade tornando-se um espaço relevante para divulgação e apreciação de trabalhos artísticos
 
Projeto de extensão: Cineclube Quilombo dos Puris
Tipo: Projeto
Extensionista: Rafael do N. Souza Brasil
Resumo: Este projeto extensionista insere-se em uma rede de ações construídas historicamente em torno da experiência cineclubista: as lutas pela ampliação de espaços de sociabilidade e formação humana; a defesa do trabalho coletivo para oxigenar a programação cultural local; a formação de novas públicos para o universo audiovisual e a dedicação, sem tréguas, ao diálogo. O projeto é destinado a um público variado, composto por discentes e docentes das redes municipal, estadual e federal, além de integrantes das comunidades local/regional; comunidade interna do IFRJ (docentes, discentes e funcionários em geral); estudantes das redes públicas; profissionais da administração pública municipal; e membros da comunidade em geral interessados nas atividades culturais (sobretudo, a linguagem audiovisual). Na medida em que pretendemos desenvolver diversas estratégias para refletirmos sobre as visões de mundo presentes em nossa sociedade, através da linguagem audiovisual, procuraremos ampliar os espaços culturais disponíveis na região, adquirindo, dessa forma, uma relevância social considerável. A utilização da linguagem audiovisual estará conectada a outras atividades pedagógicas e culturais – debates, apresentações teatrais e musicais etc. – organizadas após a exibição das obras cinematográficas, além da organização de cursos para docentes da rede municipal, sob uma dupla preocupação: oportunizar espaços e momentos de apresentação para artistas locais e contribuir para a formação e o aprofundamento do senso crítico do público envolvido. Defende-se, ainda, na perspectiva desse projeto, que essa aproximação com o patrimônio material e cultural da humanidade possibilite a sua apropriação por cada indivíduo participante dessas atividades e, assim, esperamos contribuir para que ele torne-se membro do gênero humano, não apenas mais consciente da sua formação histórico-cultural, como, também, mais atuante sobre a realidade que o cerca.
 
Projeto de extensão: Resíduo orgânico ou lixo? A compostagem ao alcance de todos
Tipo: Projeto
Extensionista: André Felipe Figueira Coelho  
Resumo: O aumento da população mundial demandou sistemas agrícolas mais intensivos. Isto trouxe conseqüências na produção de resíduos alimentares orgânicos das populações. A compostagem é um processo de decomposição aeróbia controlada e de estabilização da matéria orgânica em condições controladas. O apelo ambiental acerca da compostagem é de primordial importância à sociedade, pois ela oferece uma nova utilidade para um material que sofreria biodegradação, sem uso e em condições frequentemente anaeróbicas. O projeto de Extensão pretende se tornar um dos instrumentos de práticas voltadas à conscientização ambiental em toda comunidade do campus e do entorno. Além disso, o projeto é um potencial instrumento educativo viável para disciplinas conexas como química, física, biologia, dentre outros. O projeto alinha-se à iniciativa da implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no IFRJ, e de forma análoga, também se relaciona com a Lei N° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Nela são apontadas responsabilidades aos municípios, além de outras, quanto à compostagem de resíduos sólidos orgânicos dos Municípios. Pretende-se replicar o sistema de compostagem em escolas da Rede Pública de Educação do Município. São esperadas produções como: húmus echorume (distribuídos à comunidade e visitantes), inscrição e participação em eventos de extensão, oferecimento de minicursos a Docentes e interessados, além de apoio técnico para instalação em outras escolas.
 
Projeto de extensão: Encontro com Profissionais
Tipo: Evento
Extensionista: Maxwel De Azevedo Ferreira
Resumo: Este projeto tem por objetivo propor um diálogo entre alunos–comunidade–profissionais, a fim de mostrar as possibilidades de diversas profissões e mercado de trabalho para, desta maneira, contribuir para o aprimoramento profissional dos alunos do IFRJ e da comunidade local. Para tal diálogo, propõe-se a realização de palestras, oficinas e workshops com a participação de profissionais atuantes no mercado de trabalho. A principal relevância deste é ter proporcionar informações sobre diversas profissões para os alunos e comunidade local, público alvo desta proposta.
 
Projeto de extensão: Aprendendo a História de Resende de Forma Lúdica
Tipo: Projeto
Extensionista: Silvia Marina Linhares Barboza
Resumo: O município de Resende, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 168 km da capital, possui uma posição geográfica privilegiada. Atravessado pela Rodovia Presidente Dutra e estando localizado entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde está grande parte dos produtores e consumidores do país, se destaca nos dias de hoje não apenas por possuir expressivo parque industrial no Sul do Rio de Janeiro, mas também por possuir atrativos naturais turísticos como Visconde de Mauá e Serrinha e Capelinha. No passado, ao final do século XVIII e meados do século XIX, o Município foi uma das cidades precursoras no plantio do café na Região Sul Fluminense e muitas construções feitas naquela época pelos fazendeiros, senhores do café, resistem ao tempo até os dias de hoje, sendo 63 imóveis Tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal. O ensino dessa história local é ministrado aos alunos do Ensino Fundamental no quarto ano, quando os alunos têm entre 9 e 10 anos, porém em pesquisa realizada no site da CAPES em novembro de 2018 e em visitas realizadas à Escola Municipal Noel de Carvalho, não encontramos registros de material lúdico que pudesse complementar esse ensino. Nesse sentido, pretende-se que os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo na modalidade concomitante subsequente do campus avançado Resende, em forma de enriquecimento de seu próprio processo formativo, no sentido de promoção de criatividade e capacidade empreendedora, previstos como perfil de conclusão em seu Plano de Curso, possam confeccionar um material lúdico, tendo como recorte o Centro Histórico de Resende. Deseja-se posteriormente doar esse material à Escola Parceira e à Biblioteca Municipal, como uma forma de contribuição do IFRJ campus Avançado Resende ao fomento ao interesse pelo Turismo e História local e à Preservação do Patrimônio Cultural de Resende.
 
Projeto de extensão: Code Clube
Tipo: Projeto
Extensionista: Julio César da Silva
Resumo: Introdução ao pensamento computacional 
 
Projeto de extensão: IF News
Tipo: Projeto
Extensionista: Julio César da Silva
Resumo: O projeto IF NEWS tem como objetivo a criação de um jornal produzido para e pelos alunos do Campus Avançado Resende. Os discentes, sob orientação dos servidores responsáveis, produzirão as notícias, pesquisando sobre temas e acontecimentos de relevância tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população da região (comunidade externa). Assim, busca-se promover uma integração entre a realidade externa com a do campus, construindo-se pontes e diálogos entre o que ocorre dentro e fora da escola. Dessa forma, o conteúdo produzido no âmbito do projeto visa ter impacto tanto nos alunos, que se veriam enquanto parte atuante de um todo maior, quanto na comunidade externa, a fim de consolidar a relevância do instituto na região. Além disso, através das atividades de práticas textuais, pesquisa, revisão e diagramação, os discentes teriam a oportunidade de praticar e aprimorar habilidades de conteúdos de diversas disciplinas em perspectiva interdisciplinar, com impacto e resultados de rápida percepção, bem como com o desenvolvimento de senso crítico e olhar investigativo.
 

 

2018
Projeto de extensão: Descortinando os paradigmas da violência de gênero: Um debate além dos muros do IFRJ
Tipo: Projeto
Extensionista: Ivan Ignácio Pimentel
Resumo: A investigação nos leva a descobertas que vão incitando novos questionamentos a partir do momento que passamos a enxergar o espaço, sua relação dialética, ou seja, a influência dos atores sociais em sua formação e, ao mesmo tempo a influência de sua dinâmica (espacial), na formaçãodesses atores, criando muitas vezes identidades que convergem e ao mesmo tempo divergem emdiversos contextos. Desde 2009 estamos envolvidos com a temática de geografia, gênero e sexualidade e,temos observado que nas últimas décadas o debate vem ganhando espaço no âmbito da academia e pouco a pouco vem alcançando a sociedade como um todo, ultrapassando os muros da academia e alcançando diversos setores, levando nossos políticos a pensarem em diversas políticas públicas em diversas cidades do país. A partir do conhecimento da realidade social na qual o IFRJ Resende está inserido, percebemos que a abordagem dessa temática se faz urgente uma vez que a cidade é marcada por um número significativo de violência contra a mulher. O campus, especificamente, localiza-se em uma rua na qual ouvimos relatos recorrentes de tentativas de estupro e perseguição a mulheres. Para a concretização de um projeto ainda sui generis no Instituto Federal buscaremos produzir um nível de conhecimento envolvendo docentes e discentes com o objeto de inserir debate no IFRJ Resende e, posteriormente, em outras espacialidades de forma tornar temática visível em diversas partes do município. Para isso contamos com o apoio e parceria da Coordenaria da Mulher que já atua de forma efetiva em diversos bairros, debatendo questões de gênero e violência contra a mulher. Essa parceria será de grande importância para o IFRJ Resende, pois consideramos relevante a nossa atuação em diversas esferas, ampliando a nossa forma de atuação. Acreditamos que a legitimação do campus junto à comunidade passa necessariamente pela visibilidade de seu papel social. Dessa perspectiva, produziremos conhecimentos através de nossas pesquisas, divulgaremos nossos resultados em conjunto com a Coordenadoria da Mulher, de forma a possibilitar o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva na temática em questão, como também a consolidação do Campus Resende na formação e transformação da sociedade mais igualitária e justa. A partir do conhecimento produzido pela pesquisa em conjunto com a comunidade, acreditamos que o presente projeto de extensão pode contribuir para o tratamento das questões de gênero e violência contra a mulher que marcam o município atualmente. Dessa forma, visamos atingir não só estudantes, mas mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência que ainda se encontram em elevado nível de vulnerabilidade.
 
Projeto de extensão: Idiomas para a comunidade
Tipo: Projeto
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
Resumo: Ensinar idioma para a comunidade
 
Projeto de extensão: Oficina de Liderança e Gestão
Tipo: Projeto
Extensionista: Humberto Reis dos Santos Souza
Resumo: Ensinar Gestão e Negócios
 
Projeto de extensão: Projeto ARES – Astronomia em Resende
Tipo: Projeto
Extensionista: Thiago Melo
Resumo: "O ARES é um projeto voltado para divulgação científica e popularização da Astronomia e áreas correlatas para a comunidade interna e externa ao IFRJ. Pretende-se, por meio de atividades como observações astronômicas abertas ao público, eventos com planetário itinerante, ciclo de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas aproximar da população em geral, conhecimentos básicos e temas de fronteira da Astronomia, juntamente com suas implicações filosóficas e tecnologias adjacentes que impactam na sociedade."
 
Projeto de extensão: Gênero e Sexualidade: Desconstruindo as normas estabelecidas
Tipo: Projeto
Extensionista: Ivan Ignácio Pimentel
Resumo: NI
 
Projeto de extensão: II Jornada de Ensino de Línguas e Literatura do IFRJ – Campus Resende
Tipo: Projeto
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
Resumo: A II Jornada de ensino de línguas e literatura do IFRJ – Campus Resende visa oferecer um espaço de encontro, debate e trocas de experiências entre profissionais em formação ou já atuantes das áreas do ensino de língua portuguesa e respectivas literaturas e línguas estrangeiras e respectivas literaturas. O evento, que teve sua primeira edição em Novembro de 2017, contará com oficinas, mesas redondas, rodas de conversa e sessões de comunicação. É sábida a relevância da inserção do IFRJ – Campus Avançado Resende na sociedade resendense e sul-fluminense. Até o momento, todas as atividades voltadas para professores da área de letras (oficinas de ESP – setembro/2016 e setembro e novembro/2017; curso para professores de espanhol – maio/2017; I Jornada de ensino de línguas e litratura do IFRJ – Campus Resende) foram extremamente bem sucedidos. Além disso, o campus insere-se em uma área em que, apesar da existência de dois cursos de Letras (Universidade Dom Bosco em Resende e UGB em Volta Redonda), há poucos eventos voltados para formação e capacitação desses profissionais, que muitas vezes não podem deslocar-se até os grandes centros para participar de eventos da área. Sendo assim, o evento se propõe a ser uma alternativa para os professores da região, promovendo a formação continuada docente e reforçando o compromisso social do IFRJ Campus Avançado Resende em ser uma instituição promotora do saber e difusora do conhecimento em seus mais diversos níveis.
 
Projeto de extensão: Projeto ENEM: Rumo às universidades públicas
Tipo: Projeto
Extensionista: Cássia Marques Cândido
Resumo: NI
 
Projeto de extensão: Limites e possibilidades da acessibilidade turística em Resende: Um estudo de caso sobre os Bens Culturais entorno do IFRJ.
Tipo: Projeto
Extensionista: Marcelo de Oliveira Vidal
Resumo: NI
 

 

 
2017
Projeto de extensão: Cineclube Quilombo dos Puris
Tipo: Projeto
Extensionista: Rafael do N. Souza Brasil
 
Projeto de extensão: Oficina de Liderança e Gestão
Tipo: Projeto
Extensionista: Humberto Reis dos Santos Souza
Resumo: Ensinar Gestão e Negócios
 
Projeto de extensão: Inglês light para 3° idade
Tipo: Projeto
Extensionista: Soraya Rodrigues Quadra do Nascimento
 
Projeto de extensão: 1° Seminário de Educação Física Escolar
Tipo: Evento
Extensionista: Cássia Marques Cândido
 
Projeto de extensão: Avaliação Multi-riscos dos ambientes detrabalho: Estudos de Casos
Tipo: Projeto
Extensionista: Igor Macedo de Lima e Luciano Pereira da Silva
 
Projeto de extensão: Encontro com Profissionais
Tipo: Projeto
Extensionista: Maxwel de Azevedo Ferreira
 
Projeto de extensão: I Jornada de Ensino de línguas e literatura do IFRJ - Campus Resende
Tipo: Evento
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
 
Projeto de extensão: Projeto ENEM: Rumo às universidades públicas
Tipo: Projeto
Extensionista: Ivan Ignácio Pimentel, Rafael do Nascimento Brasil, Ricardo Guimarães e Flávia Vidal Magalhães;
 
Projeto de extensão: 1° Ciclo de palestras em Segurança do Trabalho - Workshop sobre proteção raiológica
Tipo: Projeto
Extensionista: Gilson Cassiano de Góes Filho
 

 ....

 

2016
Projeto de extensão: Cineclube Quilombo dos Puris
Tipo: Projeto
Extensionista: Rafael do N. Souza Brasil
 
Projeto de extensão: Descortinando os paradigmas da violência de gênero: Um debate além dos muros do IFRJ
Tipo: Projeto
Extensionista: Ivan Ignácio Pimentel
 
Projeto de extensão: Oficina de Empreendedorismo e Economia Criativa
Tipo: Projeto
Extensionista: Humberto Reis dos Santos Souza
 
Projeto de extensão: Plano de Atendimento às Emergências do Campus Resende - Modelo de aplicação para Campi IFRJ
Tipo: Projeto
Extensionista: Gilson Cassiano de Góes Filho
 
Projeto de extensão: Xadrez na Escola
Tipo: Projeto
Extensionista: Ricardo Guimarães de Almeida

.

 

 

ANOS ANTERIORES DE PROJETOS CONTEMPLADOS EM EDITAIS:

PERÍODO 2020-2021 - Editais Integrados de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão 01 e 02/2020
 

​Projeto de extensão: IFRJ em Ação: Corrida de Orientação e outras vivências em Resende
Tipo: Projeto
Extensionista: Cássia Marques Cândido. 

 

​Projeto de extensão: Encontro com Profissionais
Tipo: Projeto
Extensionista: Maxwel de Azevedo Ferreira

 
​Projeto de extensão: Gibiteca no IF: Construindo um Espaço de Democratização e Acesso à Literatura no IFRJ Resende
Tipo: Projeto
Extensionista: Maiara Alvim de Almeida
 
Projeto de extensão: Sermentes Poéticas - Clube de Leitura Literária
Tipo: Projeto
Extensionista: Clauber Ribeiro Cruz
 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS