Vagas para Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Cursos Integrados

O Instituto Federal do Rio de Janeiro torna público o Edital 60/2021 contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira integrada ao Ensino Médio, nos termos do artigo 39 da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para o ano letivo de 2022 que terá início a partir de março de 2022.

O processo seletivo será realizado mediante 3 (três) formas distintas de seleção, de acordo com a escolha do candidato,dentre uma das alternativas a seguir: Prova objetiva presencial, abrangendo os conteúdos do Ensino Fundamental, ou Sorteio Público ou Análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental.

Este processo visa preencher um total de 1.764 (mil setecentos e sessenta e quatro) vagas nos campi do IFRJ.

A distribuição das vagas ofertadas por campus, curso, grupo e forma de seleção(Prova objetiva presencial ou Sorteio Público ou Análise do Histórico Escolar) consta no Anexo II do edital.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: um terço (1/3) do número total das vagas para cada uma das 3 (três) formas de seleção adotadas neste edital (Prova objetiva presencial ou Sorteio Público ou Análise do Histórico Escolar).

Do total de vagas, 34% serão oferecidas para ampla concorrência e 66% serão oferecidas para o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas.

No caso do não preenchimento das vagas reservadas pelo Sistema de Reserva de Vagas (SRV), aquelas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos seguindo a ordem de classificação e o remanejamento de vagas especificado no subitem 1.10 do  ANEXO IV do edital.

A classificação dos candidatos acontecerá por meio de dois sistemas de vagas: o de Ampla Concorrência (AC) e o de Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas. Para concorrer por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas, o candidato deverá atender os requisitos apresentados no ANEXO IV do edital.

Somente poderão concorrer por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas, estudantes que tenham cursado e concluído com êxito todas as séries (1º ao 9º ano) do Ensino Fundamental em escola(s) pública(s) brasileira(s) das esferas federal, estadual ou municipal, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

ATENÇÃO: Para este processo seletivo haverá REINSCRIÇÃO para candidatos que realizaram inscrição anterior para o Edital 40/2021 (que foi anulado), e INSCRIÇÃO para novos candidatos.

REINSCRIÇÃO (somente para candidatos inscritos no Edital 40/2021)

O candidato que desejar se reinscrever no processo seletivo deverá manifestar interesse por meio do preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição.

Não haverá novo pagamento da Taxa de Inscrição. Para efeito de pagamento da Taxa de Inscrição será considerado o valor quitado para o certame anterior.

Nesse caso, o candidato deverá:

• acessar o endereço eletrônico do IFRJ, no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, exclusivamente via internet;
  • Optar pelo item “Reinscrição”;
  • Preencher todos os campos com os dados dos candidatos.

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO E DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO (somente para candidatos inscritos no Edital 40/2021)

O candidato que não desejar participar do processo seletivo poderá solicitar o cancelamento da inscrição e a devolução do valor da Taxa de Inscrição.

Nesse caso, o candidato deverá:

• acessar o site do IFRJ, no período definido no ANEXO I – CRONOGRAMA, exclusivamente via internet;
  • optar pelo item “Cancelar Inscrição”;
  • preencher todos os campos com os dados dos candidatos e do responsável legal;
    1. A conta corrente informada precisa estar ativa, em nome do próprio candidato ou responsável legal, não sendo possível realizar o depósito em conta salário ou conta conjunta.
    2. O depósito será realizado após 60 dias úteis do Resultado Final de Cancelamento de Inscrição e Devolução de Taxa de Inscrição;

INSCRIÇÃO para novos candidatos

A inscrição de novos candidatos para o presente processo seletivo será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição disponibilizado na página do Instituto SELECON, no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, exclusivamente via internet.

Para se inscrever o candidato deverá proceder da seguinte forma:

Acessar a página do Instituto SELECON no período de inscrição estabelecido no ANEXO I - CRONOGRAMA;

Optar pelo item “Inscrição”;

Preencher o Formulário de Pedido de Inscrição de forma completa. Após o preenchimento, o candidato deverá conferir todos os dados inseridos antes de acionar o botão de “Confirmar”.  Após acionar o botão de confirmar, o candidato poderá emitir a “Ficha de Inscrição”.

Confira todas as informações sobre este processo seletivo AQUI .