Logo IFRJ

TCC's Defendidos - Licenciatura em Matemática

2022
Título Autor(a) Orientador(a)

A Matemática por trás do Bolor no Pão: a Modelagem Matemática para o Estudo de Funções Exponenciais.

YAN SANT'ANA

Prof. Me. José Ricardo Ferreira de Almeida Prof.ª Me. Giovana da Silva Cardoso

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Proposta de abordagem em sala de aula.

Claudiane Nascimento Fernandes da Silva Souza

Profª. Me. Joicy Pimentel Ferreira

AS CONTRIBUIÇÕES DA WEBQUEST PARA A MATEMÁTICA: Relato de uma Experiência com um Minicurso.

Thatiana Batista dos Reis

Profa. Me. Giovana da Silva Cardoso

PANORAMA DO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NO BRASIL A PARTIR DO MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO ENEM NAS EDIÇÕES DE 2007 ATÉ 2019.

Caio Júlio de Almeida

Prof. Me. José Ricardo Ferreira de Almeida Prof.ª Me. Roberta Fonseca dos Prazeres

A HISTÓRIA DOS NÚMEROS NEGATIVOS: DE RESULTADOS “FALSOS” A NÚMEROS COM “CIDADANIA MATEMÁTICA”

Luana Paiva dos Santos Abreu

Prof. Me. Leandro Silva Dias

GEOMETRIA ESFÉRICA: possibilidade de apresentação para estudantes do ensino médio.

Nélison Souza da Silva

Prof. Dr. André Seixas de Novais

ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: Um Recorte Sobre os Trabalhos Voltados ao Ensino Fundamental-Anos Finais nas Edições do Enem de 2013, 2016 e 2019.

Kellen Costa Pereira Brito

Prof.ª Me. Roberta Fonseca dos Prazeres

OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (OBMEP) E AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE ALUNOS DISLÉXICOS.

Carolina Cabral Rodrigues Marçal

Prof.ª Me. Glauce Cortêz Pinheiro

MODELAGEM EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA SOB O CONTEXTO DAS COMISSÕES DE FORMATURAS.

ROBSON OLIVEIRA DE PAULA MENDES

Prof. Dr. Eduardo Dessupoio Morerira Dias

2021
Título Autor(a) Orientador(a)

Avaliação da Aprendizagem em Matemática: uma análise de publicações do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)

Paola Helena Cunha Elsi

Márcia Amira Freitas do Amaral

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS E A ETNOMATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Reginaldo José de Sá

Glauce Cortez Pinheiro Sarmento

2020
Título Autor(a) Orientador(a)

A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud: uma proposta de oficina pedagógica para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Moisés Flores da Silva

Renata Arruda Barros

Educação Financeira em livros didáticos: Análise de uma coleção dos anos finais do Ensino Fundamental

Gabriela Almeida de Carvalho

Roberta Fonseca dos Prazeres

GEOMETRIA DOS ORIGAMIS: Oficina sobre Poliedros baseada no modelo de Van Hiele

Bruno Pinto Pereira

Roberta Fonseca dos Prazeres

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR SOBRE O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS E CRESCIMENTO POPULACIONAL DE MICRORGANISMOS

Bianca Nóra da Silveira

José Ricardo Ferreira de Almeida

2019
Título Autor(a) Orientador(a)

A conexão entre álgebra e geometria: uma porposta de atividades para o 7º ano do ensino fundamental

Joan Myrrha Alves

Giovana Cardoso

A matemática e o transtorno do espectro autista: um estudo de caso do 8ª ano do ensino fundamental

Kimberly Cristine Campos Dias

José Ricardo Almeida  

Análise de conteúdos de estatística no ensino de matemática proposto por duas coleções de livros do PNLD 2018-2020 e proposta de uma atividade para desenvolvimento das competências estatísticas

Ruana Ferreira Viana

José Ricardo Almeida

Avaliação formativa: um olhar para os registros em atividades lúdicas como orientação ao processo de ensino da multiplicação

Ana Kelly Silva

Isabella Corrêa

Crítica da didática formalizada de Hilbert da geometria de Euclides

João Vitor Mattos da Silva

Carlos Roberto Alves

Elaboração de vídeos didáticos que relacionam os conteúdos de análise real com o ensino básico

Renata Dias da Silva

Tiago Reis

Ensino de frações na reta numérica: proposta de atividade

Letícia Campanhã Rodrigues dos Santos

Roberta Fonseca

O modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geomátrico: uma experiência com uma estudante com deficiência visual

Natália Ferreira de Oliveira

Giovana Cardoso

Síndrome de Dow e matemática: uma experiência do estágio extracurricular no atendimento educacional especializado da APAE de Barra Mansa

Jennefer da Costa Condak

Giovana Cardoso

Sistemas lineares e aplicações no Ensino Médio

Diana Fidelis Guimarães

Roberta Fonseca

Um retrato do ensino de álgebra nas décadas de 30 e 40 através da análise de livros didáticos

Larissa de Almeida Reis

Magno Ferreira

Utilização do geoplano para o ensino de progressão aritmética: uma proposta inclusiva

Rayla de Souza Lima

Márcia Amaral

2018
Título Autor(a) Orientador(a)

A Análise Real da Educação Básica: Um estudo sobre funções

Marina Ferreira de Freitas

Tiago Reis

A utilização de recursos didáticos na inclusão de estudantes com TEA no ensino regular

Carolina Gomes de Souza

Márcia Amaral

Análise do ensino de estatística como conteúdo da disciplina de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas da FEVRE

Felipe Augusto da Silva Ferreira

José Ricardo Almeida  

Desenho geométrico: Um estudo das atividades nos livros didáticos do Ensino Fundamental

Isabela Leal de Barros

Isabella Corrêa

Estudo de caso de modelagem matemática de ondas sonoras

Nathália Barbosa Santos

José Ricardo Almeida  

Geometria esférica e astronomia de posição: uma proposta interdisciplinar de matemática, geografia e física na Educação Básica

Romário da Silva Soares

Roberta Fonseca

Mapeamento das publicações do ENEM acerca das noções do Cálculo diferencial e Integral no Ensino Médio e Licenciatura em Matemática

Caio Damasceno Gonçalves

Rafael Vassallo

Números racionais: dificuldades de aprendizagem e sua relação com a introdução à álgebra

Claudilene Fonseca Medeiros

Roberta Fonseca

O modelo TPACK para inserção de tecnologias em aulas de matemática e pesquisas sobre o tema no Brasil

Helder da Fonseca Nunes

Roberta Fonseca

Os jogos: que lugar ocupam no processo ensino aprendizagem de matemática?

Camila Medeiros guimarães

Isabella Corrêa

Projeto 'NAO' e Ensino de Matemática para alunos autistas

Mayara Abreu de Carvalho

Roberta Fonseca

2017
Título Autor(a) Orientador(a)

Educação financeira e a sua importância na formação dos alunos

Thaysa Adryene Teixeira da Silva Rodrigues

Roberta Fonseca

Frações: suas várias acepções e a proposta de Wu

Amanda da Costa Albuini

Roberta Fonseca

Matemática e arte: uma perspectiva sobre isometrias e homotetia

Estéffani Magalhães Silva

Rafael Vassallo

Matemática e música no ensino de frações

Alisson Miguel de Azevedo Campos

Lígia Naves

Modelando com moda: sugestões para aulas de matemática

Aila Cristina Sampaio Teixeira

Roberta Fonseca

Nutrição e modelagem matemática: uma análise da compreensão das incógnitas nos sistemas lineares

Gabriele Bichara Nascimento Coldebella

Joicy Ferreira

O jogo e o processo de ensinar e aprender nas aulas de matemática

Silvânia de Castro Duriguêto

Isabella Corrêa

Teorema de Tales: um olhar sobre o estado da arte das publicações do ENEM(1998-2016)

Cristiano de Souza Brito

Rafael Vassallo

Uma proposta inclusiva do ensino de geometria para alunos no espectro autista

Ana Luiza de Araújo Ribeiro

Giovana Cardoso

2016
Título Autor(a) Orientador(a)

A Análise Real do Ensino Básico: Números reais

Alexandre Luiz Tuller Telles

Tiago Reis

A contribuição da história da álgebra na formação matemática do professor a partir dos registros de apresentação semiótica

Dorival Rodrigues Rocha Junior

Magno Ferreira

História em quadrinhos em sala de aula: Múltiplas possibilidades para refletir, escrever e aprender matemática

Maíra Matos de Oliveira

Isabella Corrêa

Números complexos no Ensino Básico

Heloísa Vabo Pereira

Tiago Reis

O ensino da matemática financeira amparado pela história da matemática e resolução de problemas enriquecendo a consciência financeira

Naiane Nádia Sampaio Teixeira

André Novais

O uso do RPG em sala de aula - ensinando somas e subtrações através de números egípcios

Tiago Alexandrino Ribeiro

Magno Ferreira

Proposta Didática para o Ensino de ângulos Baseada na Teoria dos Estilos de Aprendizagem

Izabelle Luize Siqueira Pinheiro

Isabella Corrêa

Tratamento da informação: Uma proposta didática de gráficos e tabelas na perspectiva da educação matemática crítica

Évelli Aline de Jesus Maia

Rafael Vassallo

Um estudo sobre o ensino de logaritmos

Talita Lima de Medeiros

Lígia Naves

2015
Título Autor(a) Orientador(a)

A utilização da informática educativa por professores de matemática: um estudo de caso da cidade de Bananal/SP

Luiz Augusto de Souza Conceição

Rafael Vassallo

Estratégias de aprendizagem: uma análise de potencialidades através de relações com estruturas cerebrais e dimensão afetiva

Thamara Lisandra Ferreira

Magno Ferreira

Materiais manipulativos e atividades exploratórias-investigativas: uma experiência de atividade de ensino envolvendo a medida da área de sólidos geométricos

Samuel do Amaral Souza

André Novais

Modelagem matemática: uma sequência didática para análise de função polinomial de 1º grau

Maxwell Rodrigues da Silva

Rafael Vassallo

NÚMEROS IRRACIONAIS: Uma Sequência de Atividades Investigativas Baseada no Processo de Construção Histórica.

Letícia Pereira de Matos

Renata Barros

O desenvolvimento do conceito de função inversa a partir do tema criptografia - uma sequência didática sob a perspectiva da aprendizagem significativa

Fábio da Silva Santos

Isabella Corrêa

Proposta de investigação estatística baseada na utilização dos preços dos combustíveis

Ingrid Pires

Eduardo Dias

SAERJINHO 2014 - Uma análise das questões do campo Espaço e Forma sob a perspectiva da competência de Resolução de Problemas

Vitor da Silva Santos

Isabella Corrêa

Tratamento da informação - Leitura de gráficos a partir da perspectiva da educação matemática crítica

Bruna Caroline de Matos

Isabella Corrêa

2014
Título Autor(a) Orientador(a)

A análise dos erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas de trigonometria 

Gleicielle Neiva de Souza

André Novais

Uma sequência didático-pedagógica para o ensino das cônicas no ensino médio

Leonardo Simões da Silva

José Ricardo Almeida  

Pablo José da Costa

Rafael Vassallo

2013
Título Autor(a) Orientador(a)

O uso de materiais manipulativos no ensino de geometria - Uma proposta de atividades para os últimos anos do ensino fundamental

Andiára da Silva Freire dos Santos

Magno Ferreira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS