
O curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Nilópolis tem, por finalidade, contribuir para a formação continuada de profissionais da educação que atuam ou que desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa contribuição perpassa pela importância da reflexão sobre o seu papel na formação dos sujeitos da EJA, assim como no compromisso com a formação humana e integral do público de jovens e adultos trabalhadores e nas lutas políticas pela materialização, por meio de políticas públicas, do direito subjetivo à educação para esses sujeitos. O curso busca possibilitar a formação crítica dos profissionais a partir de discussões, metodologias e estratégias de ensino que promovam o acesso e a permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola, facultando a construção coletiva e sócio-historicamente referenciada de suas aprendizagens. Soma-se a isso o estímulo para a formação do professor-pesquisador, pois, conforme afirma Freire (1997), não há ensino sem pesquisa. Esses objetivos se coadunam com a importância da prática pedagógica crítica do profissional da educação, que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento integral dos sujeitos da EJA.
Público-alvo: O curso de especialização está dirigido a portadores de diplomas de graduação (licenciatura, bacharelado e cursos superiores de tecnologia) reconhecidos e/ou revalidados por instituições públicas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), independentemente da área de conhecimento, que atuem ou desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos e/ou que queiram realizar estudo e pesquisa nesse campo do conhecimento.
Coordenação: Profª. Drª. Janaína de Azevedo Corenza
Vice-coordenação: Profª. Drª. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
E-mail da coordenação do curso: poseja.cnil@ifrj.edu.br
Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares
E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br
Local: IFRJ – Campus Nilópolis
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817
Horário do curso – Sábados presenciais das 8h às 12h e atividades online durante a semana.
Carga Horária do Curso: 360 horas
Modalidade: Hibrido
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/pos_eja_ifrj/
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores do PPC
Resolução nº 21/2011 - Aprovar, ad referendum, o curso de especialização em EJA do campus Nilópolis
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
LINHA DE PESQUISA 1 - TEORIAS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EJA Esta linha se ocupa em debater a trajetória histórica da EJA na educação brasileira, a EJA como campo de conhecimento, os princípios e fundamentos construídos por diversos sujeitos que disputam a educação como direito e práticas pedagógicas atentas à emancipação humana do público atendido. Reúne discussões em torno dos estudos científicos sobre a EJA no Brasil em diferentes referências teóricas, das políticas públicas destinadas aos jovens e adultos trabalhadores, das tensões observadas no currículo nessa modalidade de ensino, das práticas pedagógicas e das perspectivas de avaliação. |
|
Projetos associados:
|
1.1 Formação docente e políticas públicas para a EJA Docentes envolvidos: Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
|
1.2 Concepções e Processos de ensino-aprendizagem em EJA Docentes envolvidos: Heitor Achilles Dutra da Rosa
|
|
LINHA DE PESQUISA 2 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NA EJA A linha de pesquisa busca investigar os processos históricos de exclusão das populações minoritárias no que tange à educação, assim como aspectos que englobam as especificidades da educação voltada para a inclusão. Busca, assim, problematizar as desigualdades na educação, evidenciando os mecanismos de discriminação existentes nas práticas pedagógicas que contribuem para a reificação dessas desigualdades.
|
|
Projetos associados: |
2.1 INTERFACES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA Docentes envolvidos: Elizabeth Augustinho
|
2.2 DIMENSÕES DA DIVERSIDADE NA EJA Docentes envolvidos: Alexandre Maia do Bomfim
|
PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CHT |
SEMANAL |
PRESENCIAL |
ONLINE
|
Análise e Produção de Textos Acadêmico-científicos |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Fundamentos e História da EJA |
30h |
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Trabalho e Educação |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Politicas Públicas de Jovens e Adultos |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Letramentos em EJA |
45h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
5h |
4h |
1h |
SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CHT |
SEMANAL |
PRESENCIAL |
ONLINE
|
Concepções de Aprendizagem na EJA |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Paradigmas Educacionais e Currículo na EJA |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Avaliação da Aprendizagem na EJA |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
||
Movimentos Sociais e Educação |
15h
|
10h |
4h |
6h |
5h |
4h |
1h |
||
Tendências em Diversidade e Inclusão na EJA |
15h
|
10h |
4h |
6h |
5h |
4h |
1h |
||
Educação das Relações Étnico-Raciais na Perspectiva Afro-brasileira e Africana |
15h |
10h |
4h |
6h |
5h |
4h |
1h |
||
Práticas e Estratégias nInterdisciplinares em EJA |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
4h |
6h |
TERCEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CHT |
SEMANAL |
PRESENCIAL |
ONLINE |
Elaboração de Projeto de TCC |
30h
|
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
||
10h |
0h |
10h |
||
TCC 1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
|
1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva |
|
2. Alexandre Maia do Bomfim |
3. Andrea de Moraes Silva |
|
|
4. Claudia Teixeira Façanha
|
|
5. Elizabeth Augustinho
|
5. Leonardo Luíz da Silva Nardi |
|
6. Fabiana da Silva Campos Almeida
|
|
|
7. Fernanda Paixão de Souza Gouveia |
8. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame |
|
9. Heitor Achilles Dutra da Rosa |
|
|
10. Janaína de Azevedo Corenza |
|
11. Jupter Martins de Abreu Junior |
12. Marcelo Soares Pacheco |
|
|
13. Marco Aurélio Passos Louzada |
|
14. Rony Pereira Leal |
|
15. Sandra da Silva Viana
|
|
16. Sérgio Vieira da Silva |
TCCs da turma de 2016
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLETIDA NO COTIDIANO DA EJA: concepções e demandas no âmbito de escolas de Belford Roxo e Mesquita
Autor(a): Adriana Amaral do Nascimento Santos
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O PROFESSOR EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Alcicléa Ramos dos Santos
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª. Sandra da Silva Viana
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal
Título: OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM EJA: TROCAS E CONSTRUÇÕES DE SABERES
Autor(a): Ana Claudia de Araujo
Orientador(a): Prof ª. Dra. Sandra Viana da Silva
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal
Título: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SEUS REFLEXOS NA EJA: uma proposta interdisciplinar
Autor(a): Anselmo Martins Saldanha
Orientador(a): Profa. Dra. Sandra da Silva Viana
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal
Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPÍO DE SÃO JOÃO DE MERITI 2014/ 2016
Autor(a): Antônio Lima de Almeida Neto
Orientador(a): Tania Maria Almenara da Silva
Título: A QUESTÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MESQUITA: Percepções dos agentes envolvidos
Autor(a): Bruna Grasiela Lopes da Silva de Carvalho
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA FREIREANA
Autor(a): Elaine de Araújo Guimarães
Orientador(a): Prof.ª Drª. Claudia de Souza Teixeira
Título: RODAS DE LEITURA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Luana Machado Florindo
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª. Sandra da Silva Viana
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Maria Cláudia Santos Sousa de Barros
Orientador(a): Profª. Drª. Claudia de Souza Teixeira
Título: O uso do aplicativo IBGE como recurso em turmas de EJA em uma escola municipal de Nova Iguaçu
Autor(a): Tiago da Silva Lyra
Orientador(a): Prof. Dr. Jupter Martins de Abreu Júnior
TCCs da turma de 2015
Título: COMPREENSÃO LEITORA E ENSINO DE LEITURA NO PROEJA
Autor(a): Ana Lídia Gonçalves Medeiros
Orientador(a): Prof.ª Drª Claudia de Souza Teixeira
Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: desafios docentes no contexto de uma escola da Baixada Fluminense
Autor(a): Louise Nogueira Deluca Gouvêa
Orientador(a): Profª . Ms. Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Título: O PROJETO INTEGRADOR E A FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO PRELIMINAR.
Autor(a): Rafael Pereira Santana
Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
Título: PÓS-GRADUAÇÃO EM EJA DO IFRJ DE NILÓPOLIS E A FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR DOS SEUS ALUNOS E EX-ALUNOS
Autor(a): Sergio Pizzott Rodrigues dos Santos
Orientador(a): Prof.ª Dr. Alexandre Maia do Bomfim
Título: O SUJEITO INDÍGENA NO MATERIAL DIDÁTICO: análise dos livros do projeto EJA GUARANI
Autor(a): Yagam Rebeca da Silva
Orientador(a): Profº Dr Alexandre Maia do Bomfim
TCCs da turma de 2014
Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA INTEGRADO DA UFRJ:A INTERFERÊNCIA DOS FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES NESSE PROCESSO EDUCATIVO
Autor(a): Carla Beatris Barreto dos Reis
Orientador(a): Prof.ª Dra. Valéria Vieira
Título: A INTERCULTURALIDADE NA NOVA EJA: por uma sociedade mais democrática e cidadã ?
Autor(a): DANIELLE ALVES DA SILVA FIGUEIREDO
Orientador(a): Profª Drª Claudia de Souza Teixeira
Título: NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: O USO DO GOOGLE EARTHTM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Autor(a): Edson Borges Filadelfo
Orientador(a): Profª. Drª. Valéria Vieira
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA
Autor(a): Nelma Barcelos do Carmo
Orientador(a): Jupter Martins de Abreu Júnior
Título: JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A TEORIA DIANTE DE UMA ESTRATÉGIA, A EJA VESPERTINA, NUMA ESCOLA DE PIRAÍ-RJ
Autor(a): Nivia Maria Vieira da Silva
Orientador(a):
Título: CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A BUSCA POR SER MAIS
Autor(a): Katyucha Ramos Barreto
Orientador(a): Profª. Drª Valéria Vieira
Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA: UMA PROPOSTA DE CURSO
Autor(a): Sylvia Regina de Azeredo Coutinho Lopes Alves
Orientador(a): William Eduardo da Silva
TCCs da turma de 2013
Título: A IMPORTÂNCIA DA "SALA DE LEITURA" PARA A EJA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS
Autor(a): Ana Paula Lopes dos Santos Gonçalves
Orientador(a): Profª Drª Claudia de Souza Teixeira
Título: O ENSINO DA LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DA EJA
Autor(a): Angela Pereira Nunes dos Santos
Orientador(a): Profª Drª Angela Maria da Costa e S. Coutinho
Título: A FORMAÇÃO ESPECIFICA DE EDUCADORES PARA O PROEJA: UM DEBATE NECESSÁRIO
Autor(a): Carlos Alberto G. Pimentel Jr
Orientador(a):
Título: EJA E EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFRJ DE DUQUE DE CAXIAS
Autor(a): Renata Barbosa Castro de Oliveira
Orientador(a):
Título: A Aula-passeio em Geografia: uma vivência com jovens e adultos numa escola pública da Baixada Fluminense
Autor(a): Sergio Vieira da Silva
Orientador(a):
TCCs da turma de 2012
Título: CONTRIBUIÇÕES DAS NOÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS NA EJA
Autor(a): Adriana de Barros Leite Thorstensen
Orientador(a): Heitor Achilles Dutra da Rosa
Título: O OLHAR DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROEJA
Autor(a): Luana Pinheiro Franco Ferreira
Orientador(a): Prof. Me. William Eduardo da Silva
Título: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA CRÍTICA À PERSPECTIVA DO VOLUNTARIADO
Autor(a): Márcia Conceição Moreira
Orientador(a):
Título: O PAPEL DAS TICs NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS (RJ)
Autor(a): Maria Cândida Martins
Orientador(a): Profª Drª Claudia de Souza Teixeira
Título: Os caminhos das políticas públicas voltadas para jovens e adultos no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 (Resumo)
Autor(a): Pedro Antonio Rodrigues Neto
Orientador(a):
Título: A RIQUEZA DO SABER: opção metodológica e diálogo com Paulo Freire
Autor(a): Rita de Cassia Porto dos Santos
Orientador(a): Janaína de A. Corenza
Título: O mote da Educação Profissional para a Questão da Alfabetização de Adultos: uma avaliação do PROEJA FIC
Autor(a): Rosangela Pinheiro dos Santos
Orientador(a): Prof Dr Alexandre Maia do Bomfim
O Colegiado do Curso de Pós Graduação convida toda comunidade para participar do V Encontro EJA.
Programação
Dia 20/9 (sexta feira)
Início: 19h
Mesa redonda “Política pública nacional da EJA: tempo de disputa”:
Alessandra Nicodemos Oliveira Silva - Fórum de EJA/RJ. Coordena o Coletivo de Pesquisa
Juventude, Desigualdade Social e EJA na Faculdade de Educação da UFRJ.
Cláudia Araújo dos Santos Bayerl- Fórum de EJA/RJ, professora do Colégio Estadual
Clodomiro Vasconcelos - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e orientadora pedagógica da Escola Municipal Vereador Orlando Hungria - Secretaria de Educação de Nilópolis.
Douglas Heliodoro Firmino da Costa - Pedagogo, integra o coletivo Conexões Periféricas-RP, tendo relevante experiência na formação de adolescentes, jovens e adultos trabalhadores. Professor Orientador no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos
(CREJA).
Dia 21/9 (sábado)
8h30: Credenciamento
9h: Abertura do evento
9h30: Atividade cultural
10h: Palestra: “Avaliação na EJA: perspectivas e ações”
Professora Dra Cassia Lisbôa. Pedagoga da coordenação técnico- pedagógica do IFRJ campus Nilópolis
10h50: Rodas de conversa (Apresentação dos resumos aprovados)
12h: Encerramento /Atividade cultural
LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A coordenação do curso convida todos e todas para a Aula Inaugural da Turma 2023 no dia 4 de março (sábado) às 10h no auditório do Campus Nilópolis. Teremos a oportunidade de dialogar sobre o tema "EJA e a formação docente - desafio na escola pública" com a professora Sandra Sales (UFRRJ) e o professor Nelson Oliveira (SEEDUC).
Aguardamos a presença de vocês!
Um pouquinho sobre nossa e nosso palestrante:
Professora Sandra Sales: Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro atuando no Departamento Educação e Sociedade e no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares no campo da educação de Jovens e Adultos.
Professor Nelson Silva de Oliveira: Diretor Geral do CIEP 175 José Lins do Rego – Escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro situada em São João de Meriti – Baixada Fluminense. Unidade Escolar que atua com o Ensino Fundamental Regular 2º segmento; Ensino Médio Regular; Ensino Médio Modalidade EJA. Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). MBA em Gestão Empreendedora – PPGE-UFF.
Participou da atividade de Extensão: Mentoria de diretores na prática, oferecida pelo DEd - Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como cursista e diretor-mentor representando o Estado do Rio de Janeiro. Militante do Movimento Negro.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos do IFRJ, campus Nilópolis, convida você a participar do IV Encontro EJA, no dia 25/10/2022, das 14h às 20h, presencial. Neste ano comemoramos os 10 anos de existência deste Curso e os 15 anos da EJA/EPT no IFRJ!
Programação:
14h - Abertura
14h30 - Diálogo com coordenadores(as)
16h00 - Intervalo
16h30 - Comunicação oral dos egressos da PG em EJA do IFRJ
18h30 - Homenagem à Prof.ª Dr.ª Angela Maria da Costa e Silva Coutinho
18h45 - Diálogo com a Coordenação da EJA/IFRJ: Atual cenário da EJA no IFRJ
19h30 - Atividade cultural
20h - Encerramento
Inscrição: https://forms.gle/ggscUuZ7aeb3kFqd9
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Grupo de Trabalho de Atualização do PPC do curso de Especialização em EJA do IFRJ - campus Nilópolis convida a comunidade escolar/acadêmica e demais interessados para a participação no IV Seminário EJA: Identidades na EJA: relatos e reflexões. O evento acontecerá no dia 01/06/2022, às 19h, e contará com a participação de alguns representantes de Movimentos Sociais. A transmissão ocorreá pelo YouTube.
O Grupo de Trabalho de Atualização do PPC do curso de Especialização em EJA do IFRJ - campus Nilópolis convida a comunidade escolar/acadêmica e demais interessados para a participação no "III Seminário EJA". O evento acontecerá no dia 04/05/2022, às 19h, e contará com a participação de alguns coordenadores da EJA de municípios da Baixada Fluminense. A transmissão ocorrerá pelo YouTube.
Contaremos com a participação de egressos do curso: na Caroline Chaves Manso Amaro , Cacilda Fontes Cruz , Fabrícia do Nascimento Silva de Oliveira e Sérgio Vieira da Silva.
Já coloca na agenda. Dia 18/02/2022, sexta-feira, a partir das 18 horas
Link para o YouTube https://www.youtube.com/watch?v=xCuwLJJx61s
Já ativa o para não esquecer
Em nome do Grupo de Trabalho de Atualização do PPC do curso de Especialização em EJA do IFRJ - campus Nilópolis, convidamos a comunidade escolar/acadêmica e demais interessados para a participação nas discussões da mesa-redonda “Balanço da EJA no IFRJ: avaliação e perspectivas”, que será composta pelos coordenadores dos cursos do Proeja do IFRJ: profa. Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge (campus Duque de Caxias), prof. Erico Lemos (campus Nilópolis) e prof. Miguel Roberto Muniz Terra (campus Rio de Janeiro). A mediação será feita pelo prof. André Valente, futuro coordenador do curso de Proeja do campus São Gonçalo (em processo de implantação).
A transmissão acontecerá pelo canal do Fórum EJA do IFRJ (FEJA) no Youtube, no dia 28/01, de 14 às 16h.
Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ZszGqBbYfx8
Ative o "lembrete"
O objetivo da mesa-redonda é ampliar as discussões sobre a modalidade de ensino em busca de articulações entre o curso de Especialização em EJA e os cursos de Proeja.
Esse será o primeiro seminário envolvendo diferentes instâncias que reflitam sobre a EJA em um cenário mais ampliado e articulado.
GT de Atualização do PPC da Especialização em EJA
Profa. Janaína Corenza, profa. Claudia Teixeira, profa. Fernanda Paixão e prof. Rony Leal
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Normas para o TCC
- Normas de Credenciamento e Descredenciamento de Docentes
- Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - https://portal.ifrj.edu.br/publicado-manual-apresentacao-trabalhos-academicos-ifrj
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao