Logo IFRJ

Educação de Jovens e Adultos - Campus Nilópolis (Híbrido)

Educação de Jovens e Adultos
Informações Gerais: 

O curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Nilópolis tem, por finalidade, contribuir para a formação continuada de profissionais da educação que atuam ou que desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa contribuição perpassa pela importância da reflexão sobre o seu papel na formação dos sujeitos da EJA, assim como no compromisso com a formação humana e integral do público de jovens e adultos trabalhadores e nas lutas políticas pela materialização, por meio de políticas públicas, do direito subjetivo à educação para esses sujeitos. O curso busca possibilitar a formação crítica dos profissionais a partir de discussões, metodologias e estratégias de ensino que promovam o acesso e a permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola, facultando a construção coletiva e sócio-historicamente referenciada de suas aprendizagens. Soma-se a isso o estímulo para a formação do professor-pesquisador, pois, conforme afirma Freire (1997), não há ensino sem pesquisa. Esses objetivos se coadunam com a importância da prática pedagógica crítica do profissional da educação, que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento integral dos sujeitos da EJA.

Público-alvo: O curso de especialização está dirigido a portadores de diplomas de graduação (licenciatura, bacharelado e cursos superiores de tecnologia) reconhecidos e/ou revalidados por instituições públicas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), independentemente da área de conhecimento, que atuem ou desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos e/ou que queiram realizar estudo e pesquisa nesse campo do conhecimento.

Coordenação: Profª. Drª. Janaína de Azevedo Corenza 

Vice-coordenação: Profª. Drª. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva

E-mail da coordenação do curso: poseja.cnil@ifrj.edu.br

Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares

E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br

Local: IFRJ – Campus Nilópolis

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Horário do curso – Sábados presenciais das 8h às 12h e atividades online durante a semana.

Carga Horária do Curso: 360 horas

Modalidade: Hibrido

Redes Sociais: 

Em plena sexta-feira 13, Instagram cai e deixa usuários em pânicohttps://www.instagram.com/pos_eja_ifrj/
 

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução CONSUP/IFRJ nº 101/2022 - Aprova a Atualização do Projeto Pedagógico do Curso(PPC) de Especialização em Educação de Jovens e Adultos 

Versões anteriores do PPC

Resolução  21/2011 - Aprovar, ad referendum, o curso de especialização em EJA do campus Nilópolis

PPC do curso 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

 

LINHA DE PESQUISA 1 - TEORIAS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EJA 

Esta linha se ocupa em debater a trajetória histórica da EJA na educação brasileira, a EJA como campo de conhecimento, os princípios e fundamentos construídos por diversos sujeitos que disputam a educação como direito e práticas pedagógicas atentas à emancipação humana do público atendido. Reúne discussões em torno dos estudos científicos sobre a EJA no Brasil em diferentes referências teóricas, das políticas públicas destinadas aos jovens e adultos trabalhadores, das tensões observadas no currículo nessa modalidade de ensino, das práticas pedagógicas e das perspectivas de avaliação.

Projetos associados:

 

1.1 Formação docente e políticas públicas para a EJA
    A linha de pesquisa tem como objetivo relacionar a formação inicial e continuada com as políticas públicas específicas para potencializar as práticas docentes no que tange a sua interface com as propostas de trabalho e as perspectivas dos estudantes da EJA.

Docentes envolvidos:

Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
Andréa de Moraes Silva
Claudia de Souza Teixeira
Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
Marcelo Soares Pacheco
Marco Aurélio Passos Louzada

 

1.2 Concepções e Processos de ensino-aprendizagem em EJA
Investiga as diferentes concepções e práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem na EJA, incluindo a análise de materiais didáticos e o uso das tecnologias (digitais) de comunicação e informação nessa modalidade.

Docentes envolvidos:

Heitor Achilles Dutra da Rosa
William Eduardo da Silva

 

 

LINHA DE PESQUISA 2 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NA EJA 

A linha de pesquisa busca investigar os processos históricos de exclusão das populações minoritárias no que tange à educação, assim como aspectos que englobam as especificidades da educação voltada para a inclusão. Busca, assim, problematizar as desigualdades na educação, evidenciando os mecanismos de discriminação existentes nas práticas pedagógicas que contribuem para a reificação dessas desigualdades.

 

Projetos associados:

2.1 INTERFACES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA
Investiga os currículos dos cursos de formação de professores e também as práticas pedagógicas de educadores e educadoras em diversos espaços educativos a partir da obrigatoriedade da implementação da história e da cultura africana e afro-brasileira na educação básica.

Docentes envolvidos:

Elizabeth Augustinho
Janaina de Azevedo Corenza
Jupter Martins de Abreu Júnior
Sandra da Silva Viana

 

2.2 DIMENSÕES DA DIVERSIDADE NA EJA
Investiga os princípios, os estudos, as pesquisas, as políticas públicas e as práticas cotidianas intra e extraescolares que visam à promoção da diversidade nos diferentes espaços de aprendizagem.

Docentes envolvidos:

Alexandre Maia do Bomfim
Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Rony Pereira Leal
 Valeria da Silva Vieira

 

 

 

Disciplinas: 

PRIMEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA

CHT

SEMANAL

PRESENCIAL

 

ONLINE

 

Análise e Produção de Textos Acadêmico-científicos

30h

 

10h

4h

6h

10h

4h

6h

10h

4h

6h

Fundamentos e História da EJA

30h

10h

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

Trabalho e Educação

30h

 

10h  

4h

6h

10h 

4h

6h

10h  

4h

6h

Politicas Públicas de Jovens e Adultos

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h 

4h

6h

Letramentos em EJA

45h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

 

SEGUNDO SEMESTRE

DISCIPLINA

CHT

SEMANAL

PRESENCIAL

 

ONLINE

 

Concepções de Aprendizagem na EJA

30h

 

10h

4h

6h

10h

4h

6h

10h

4h

6h

Paradigmas Educacionais e Currículo na EJA

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

Avaliação da Aprendizagem na EJA

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h 

4h

6h

Movimentos Sociais e Educação

15h

 

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

Tendências em Diversidade e Inclusão na EJA

15h

 

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

Educação das Relações Étnico-Raciais na Perspectiva Afro-brasileira e Africana

15h

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

Práticas e Estratégias nInterdisciplinares em EJA

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

 

TERCEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA

CHT

SEMANAL

PRESENCIAL

ONLINE

Elaboração de Projeto de TCC

30h

 

10h

4h

6h

10h

4h

6h

10h

0h

10h

TCC 1

0

0

0

0

 

Corpo Docente: 

 

 

1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP)
Linha de Atuação: 1 e 2
Contato: albertina.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4089493515706508
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-4261-8901
ResearchID:

 

 

2. Alexandre Maia do Bomfim
Doutorado em Educação (PUC/RJ)
Linha de Atuação: 1 e 2
Contato:  alexandre.bomfim@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9426535856477661
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=ZblRA2EAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-5617-2229
ResearchID:

 

 

 

3. Andrea de Moraes Silva
Doutorado em Química Inorgânica (PUC/RJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:  andrea.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2684269670266714
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-9180-1975
ResearchID:

 

 

 

4. Claudia de Souza Teixeira
Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:  claudia.teixeira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4204167672741814
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-1618-9023
ResearchID:

 

 

 

5. Elizabeth Augustinho
Doutorado Profissional em Ensino de Ciências (IFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato: elizabeth.augustinho@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3115542222527207 
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

5. Leonardo Luíz da Silva Nardi
Mestrado em Computação (UFF)
Linha de Atuação: 1
Contato:
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6005482512030503
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-8918-5069
ResearchID:

 

 

 

6. Fabiana da Silva Campos Almeida 
Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9677163598277991
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

7. Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linha de Atuação: 1 e 2 
Contato:  fernanda.gouveia@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3382358342893319
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=AavYEtYAAAAJ
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

8. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:   fernando.brame@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7109855630340465
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

9. Heitor Achilles Dutra da Rosa
Doutorando em Educação (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1
Contato: heitor.rosa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3153349476331587
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

10. Janaína de Azevedo Corenza
Doutorado em Educação (PUC/RJ)
Linhas de Atuação: 1 e 2 
Contato: janaina.corenza@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9342334368564703
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

11. Jupter Martins de Abreu Junior
Doutorado em Educação (UERJ)
Linhas de Atuação: 1
Contato: jupter.junior@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/5111446094307494
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

Foto

 

12. Marcelo Soares Pacheco
Doutorado em Literatura Portuguesa (UFRJ)
Linhas de atuação: 1
Contato:
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6186668511628840
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:
 

 

13. Marco Aurélio Passos Louzada
Doutorado em Ecologia (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1a
Contato: marco.louzada@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0281215339133333
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

14. Rony Pereira Leal
Doutorado em Educação (UFRJ)
Linhas de Atuação: 1 e 2
Contato: rony.leal@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7328920705652576
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

15. Sandra da Silva Viana
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linhas de Atuação: 1
Contato: sandra.viana@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4992497521657408

 

16. Sérgio Vieira da Silva
Mestrado em Educação (UFRRJ)
Linhas de Atuação: 1a
Contato: svieirageo69@gmail.com
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5670079157350823
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

TCCs da turma de 2016

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLETIDA NO COTIDIANO DA EJA: concepções e demandas no âmbito de escolas de Belford Roxo e Mesquita
Autor(a): Adriana Amaral do Nascimento Santos
Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA O PROFESSOR EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Alcicléa Ramos dos Santos
Orientador(a):  Prof.ª Dr.ª. Sandra da Silva Viana
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

Título: OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM EJA: TROCAS E CONSTRUÇÕES DE SABERES
Autor(a): Ana Claudia de Araujo
Orientador(a):  Prof ª. Dra. Sandra Viana da Silva
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

Título: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SEUS REFLEXOS NA EJA: uma proposta interdisciplinar
Autor(a): Anselmo Martins Saldanha
Orientador(a):  Profa. Dra. Sandra da Silva Viana
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

Título: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O PROGRAMA PROJOVEM URBANO DO MUNICÍPÍO DE SÃO JOÃO DE MERITI 2014/ 2016 
Autor(a): Antônio Lima de Almeida Neto
Orientador(a): Tania Maria Almenara da Silva

Título: A QUESTÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MESQUITA: Percepções dos agentes envolvidos
Autor(a): Bruna Grasiela Lopes da Silva de Carvalho 
Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim 

Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA FREIREANA 
Autor(a): Elaine de Araújo Guimarães
Orientador(a):  Prof.ª Drª. Claudia de Souza Teixeira

Título: RODAS DE LEITURA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Luana Machado Florindo
Orientador(a):  Prof.ª Dr.ª. Sandra da Silva Viana 
Coorientador: Prof. Ms. Rony Pereira Leal

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a): Maria Cláudia Santos Sousa de Barros
Orientador(a):  Profª. Drª. Claudia de Souza Teixeira

Título: O uso do aplicativo IBGE como recurso em turmas de EJA em uma escola municipal de Nova Iguaçu  
Autor(a): Tiago da Silva Lyra 
Orientador(a): Prof. Dr. Jupter Martins de Abreu Júnior  

 

TCCs da turma de 2015

Título: COMPREENSÃO LEITORA E ENSINO DE LEITURA NO PROEJA 
Autor(a): Ana Lídia Gonçalves Medeiros
Orientador(a):  Prof.ª Drª Claudia de Souza Teixeira

Título: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: desafios docentes no contexto de uma escola da Baixada Fluminense
Autor(a): Louise Nogueira Deluca Gouvêa
Orientador(a):  Profª . Ms. Fernanda Paixão de Souza Gouveia 

Título: O PROJETO INTEGRADOR E A FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO PRELIMINAR.
Autor(a): Rafael Pereira Santana
Orientador(a):  Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame

Título: PÓS-GRADUAÇÃO EM EJA DO IFRJ DE NILÓPOLIS E A FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR DOS SEUS ALUNOS E EX-ALUNOS
Autor(a): Sergio Pizzott Rodrigues dos Santos 
Orientador(a): Prof.ª Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Título: O SUJEITO INDÍGENA NO MATERIAL DIDÁTICO: análise dos livros do projeto EJA GUARANI 
Autor(a): Yagam Rebeca da Silva
Orientador(a): Profº Dr Alexandre Maia do Bomfim

 

TCCs da turma de 2014

Título: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA INTEGRADO DA UFRJ:A INTERFERÊNCIA DOS FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES NESSE PROCESSO EDUCATIVO 
Autor(a): Carla Beatris Barreto dos Reis
Orientador(a):  Prof.ª Dra. Valéria Vieira

Título: A INTERCULTURALIDADE NA NOVA EJA: por uma sociedade mais democrática e cidadã ?
Autor(a): DANIELLE ALVES DA SILVA FIGUEIREDO
Orientador(a):  Profª Drª Claudia de Souza Teixeira

Título: NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOCIÊNCIAS: O USO DO GOOGLE EARTHTM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Autor(a): Edson Borges Filadelfo
Orientador(a):  Profª. Drª. Valéria Vieira

Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA
Autor(a): Nelma Barcelos do Carmo
Orientador(a): Jupter Martins de Abreu Júnior

Título: JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A TEORIA DIANTE DE UMA ESTRATÉGIA, A EJA VESPERTINA, NUMA ESCOLA DE PIRAÍ-RJ
Autor(a): Nivia Maria Vieira da Silva 
Orientador(a):

Título: CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A BUSCA POR SER MAIS
Autor(a): Katyucha Ramos Barreto
Orientador(a):  Profª. Drª Valéria Vieira

Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EJA: UMA PROPOSTA DE CURSO
Autor(a): Sylvia Regina de Azeredo Coutinho Lopes Alves
Orientador(a): William Eduardo da Silva

 

TCCs da turma de 2013

Título: A IMPORTÂNCIA DA "SALA DE LEITURA" PARA A EJA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS
Autor(a): Ana Paula Lopes dos Santos Gonçalves
Orientador(a): Profª Drª Claudia de Souza Teixeira

Título: O ENSINO DA LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DA EJA
Autor(a): Angela Pereira Nunes dos Santos
Orientador(a): Profª Drª  Angela Maria da Costa e S. Coutinho

Título: A FORMAÇÃO ESPECIFICA DE EDUCADORES PARA O PROEJA: UM DEBATE NECESSÁRIO
Autor(a): Carlos Alberto G. Pimentel Jr
Orientador(a):

Título: EJA E EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA DO IFRJ DE DUQUE DE CAXIAS
Autor(a): Renata Barbosa Castro de Oliveira
Orientador(a):

Título: A Aula-passeio em Geografia: uma vivência com jovens e adultos numa escola pública da Baixada Fluminense
Autor(a): Sergio Vieira da Silva
Orientador(a):

 

TCCs da turma de 2012

Título: CONTRIBUIÇÕES DAS NOÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRANDEZAS PROPORCIONAIS NA EJA 
Autor(a): Adriana de Barros Leite Thorstensen
Orientador(a): Heitor Achilles Dutra da Rosa

Título: O OLHAR DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROEJA  
Autor(a): Luana Pinheiro Franco Ferreira 
Orientador(a):  Prof. Me. William Eduardo da Silva 

Título: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA CRÍTICA À PERSPECTIVA DO VOLUNTARIADO
Autor(a): Márcia Conceição Moreira
Orientador(a):

Título: O PAPEL DAS TICs NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS (RJ) 
Autor(a): Maria Cândida Martins 
Orientador(a):  Profª Drª Claudia de Souza Teixeira

Título: Os caminhos das políticas públicas voltadas para jovens e adultos no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 (Resumo)
Autor(a): Pedro Antonio Rodrigues Neto 
Orientador(a):

Título: A RIQUEZA DO SABER: opção metodológica e diálogo com Paulo Freire
Autor(a): Rita de Cassia Porto dos Santos
Orientador(a):  Janaína de A. Corenza

Título: O mote da Educação Profissional para a Questão da Alfabetização de Adultos: uma avaliação do PROEJA FIC 
Autor(a): Rosangela Pinheiro dos Santos
Orientador(a): Prof Dr Alexandre Maia do Bomfim

Eventos: 

 

A coordenação do curso convida  todos e todas para a Aula Inaugural da Turma 2023 no dia 4 de março (sábado) às 10h no auditório do Campus Nilópolis. Teremos a oportunidade de dialogar sobre o tema "EJA e a formação docente - desafio na escola pública" com a professora Sandra Sales (UFRRJ) e o professor Nelson Oliveira (SEEDUC).

Aguardamos a presença de vocês!

Um pouquinho sobre nossa e nosso palestrante:

Professora Sandra Sales: Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro atuando no Departamento Educação e Sociedade e no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares no campo da educação de Jovens e Adultos.

Professor Nelson Silva de Oliveira: Diretor Geral do CIEP 175 José Lins do Rego – Escola da Rede Estadual do Rio de Janeiro situada em São João de Meriti – Baixada Fluminense. Unidade Escolar que atua com o Ensino Fundamental Regular 2º segmento; Ensino Médio Regular; Ensino Médio Modalidade EJA. Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). MBA em Gestão Empreendedora – PPGE-UFF.
Participou da atividade de Extensão: Mentoria de diretores na prática, oferecida pelo DEd - Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como cursista e diretor-mentor representando o Estado do Rio de Janeiro. Militante do Movimento Negro.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos do IFRJ, campus Nilópolis, convida você a participar do IV Encontro EJA, no dia 25/10/2022, das 14h às 20h, presencial.
🎂 Neste ano comemoramos os 10 anos de existência deste Curso e os 15 anos da EJA/EPT no IFRJ!  

Programação:
14h - Abertura
14h30 - Diálogo com coordenadores(as)
16h00 - Intervalo
16h30 - Comunicação oral dos egressos da PG em EJA do IFRJ
18h30 - Homenagem à Prof.ª Dr.ª Angela Maria da Costa e Silva Coutinho
18h45 - Diálogo com a Coordenação da EJA/IFRJ: Atual cenário da EJA no IFRJ
19h30 - Atividade cultural
20h - Encerramento

Inscrição: https://forms.gle/ggscUuZ7aeb3kFqd9 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Grupo de Trabalho de Atualização do PPC do curso de Especialização em EJA do IFRJ - campus Nilópolis convida a comunidade escolar/acadêmica e demais interessados para a participação no IV Seminário EJA: Identidades na EJA: relatos e reflexões. O evento acontecerá no dia 01/06/2022, às 19h, e contará com a participação de alguns representantes de Movimentos Sociais. A transmissão ocorreá pelo YouTube.
 

 

O Grupo de Trabalho de Atualização do PPC do curso de Especialização em EJA do IFRJ - campus Nilópolis convida a comunidade escolar/acadêmica e demais interessados para a participação no "III Seminário EJA". O evento acontecerá no dia 04/05/2022, às 19h, e contará com a participação de alguns coordenadores da EJA de municípios da Baixada Fluminense. A transmissão ocorrerá pelo YouTube.

 

 

✅ Contaremos com a participação de egressos do curso: na Caroline Chaves Manso Amaro , Cacilda Fontes Cruz , Fabrícia do Nascimento Silva de Oliveira e Sérgio Vieira da Silva. 
🕕 Já coloca na agenda. Dia 18/02/2022, sexta-feira, a partir das 18 horas 
↪️ Link para o YouTube https://www.youtube.com/watch?v=xCuwLJJx61s
Já ativa o 🔔 para não esquecer 😉

 

 

Em nome do Grupo de Trabalho de Atualização do PPC do curso de Especialização em EJA do IFRJ - campus Nilópolis, convidamos a comunidade escolar/acadêmica e demais interessados para a participação nas discussões da mesa-redonda “Balanço da EJA no IFRJ: avaliação e perspectivas”, que será composta pelos coordenadores dos cursos do Proeja do IFRJ: profa. Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge (campus Duque de Caxias), prof. Erico Lemos (campus Nilópolis) e prof. Miguel Roberto Muniz Terra (campus Rio de Janeiro). A mediação será feita pelo prof. André Valente, futuro coordenador do curso de Proeja do campus São Gonçalo (em processo de implantação).

A transmissão acontecerá pelo canal do Fórum EJA do IFRJ (FEJA) no Youtube, no dia 28/01, de 14 às 16h.

Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ZszGqBbYfx8

Ative o "lembrete"

O objetivo da mesa-redonda é ampliar as discussões sobre a modalidade de ensino em busca de articulações entre o curso de Especialização em EJA e os cursos de Proeja.
Esse será o primeiro seminário envolvendo diferentes instâncias que reflitam  sobre a EJA em um cenário mais ampliado e articulado.

GT de Atualização do PPC da Especialização em EJA

Profa. Janaína Corenza, profa. Claudia Teixeira, profa. Fernanda Paixão e prof. Rony Leal

Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS