Logo IFRJ

Educação de Jovens e Adultos - Campus Nilópolis (Híbrido)

Educação de Jovens e Adultos
Informações Gerais: 

O curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Nilópolis tem, por finalidade, contribuir para a formação continuada de profissionais da educação que atuam ou que desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa contribuição perpassa pela importância da reflexão sobre o seu papel na formação dos sujeitos da EJA, assim como no compromisso com a formação humana e integral do público de jovens e adultos trabalhadores e nas lutas políticas pela materialização, por meio de políticas públicas, do direito subjetivo à educação para esses sujeitos. O curso busca possibilitar a formação crítica dos profissionais a partir de discussões, metodologias e estratégias de ensino que promovam o acesso e a permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola, facultando a construção coletiva e sócio-historicamente referenciada de suas aprendizagens. Soma-se a isso o estímulo para a formação do professor-pesquisador, pois, conforme afirma Freire (1997), não há ensino sem pesquisa. Esses objetivos se coadunam com a importância da prática pedagógica crítica do profissional da educação, que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento integral dos sujeitos da EJA.

Público-alvo: O curso de especialização está dirigido a portadores de diplomas de graduação (licenciatura, bacharelado e cursos superiores de tecnologia) reconhecidos e/ou revalidados por instituições públicas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), independentemente da área de conhecimento, que atuem ou desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos e/ou que queiram realizar estudo e pesquisa nesse campo do conhecimento.

Coordenação: Profª. Drª. Janaína de Azevedo Corenza 

Vice-coordenação: Profª. Drª. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva

E-mail da coordenação do curso: poseja.cnil@ifrj.edu.br

Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares

E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br

Local: IFRJ – Campus Nilópolis

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Horário do curso – Sábados presenciais das 8h às 12h e atividades online durante a semana.

Carga Horária do Curso: 360 horas

Modalidade: Hibrido

Redes Sociais: 

Em plena sexta-feira 13, Instagram cai e deixa usuários em pânicohttps://www.instagram.com/pos_eja_ifrj/
 

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução CONSUP/IFRJ nº 101/2022 - Aprova a Atualização do Projeto Pedagógico do Curso(PPC) de Especialização em Educação de Jovens e Adultos 

Versões anteriores do PPC

Resolução  21/2011 - Aprovar, ad referendum, o curso de especialização em EJA do campus Nilópolis

PPC do curso 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

 

LINHA DE PESQUISA 1 - TEORIAS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EJA 

Esta linha se ocupa em debater a trajetória histórica da EJA na educação brasileira, a EJA como campo de conhecimento, os princípios e fundamentos construídos por diversos sujeitos que disputam a educação como direito e práticas pedagógicas atentas à emancipação humana do público atendido. Reúne discussões em torno dos estudos científicos sobre a EJA no Brasil em diferentes referências teóricas, das políticas públicas destinadas aos jovens e adultos trabalhadores, das tensões observadas no currículo nessa modalidade de ensino, das práticas pedagógicas e das perspectivas de avaliação.

Projetos associados:

 

1.1 Formação docente e políticas públicas para a EJA
    A linha de pesquisa tem como objetivo relacionar a formação inicial e continuada com as políticas públicas específicas para potencializar as práticas docentes no que tange a sua interface com as propostas de trabalho e as perspectivas dos estudantes da EJA.

Docentes envolvidos:

Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
Andréa de Moraes Silva
Claudia de Souza Teixeira
Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
Marcelo Soares Pacheco
Marco Aurélio Passos Louzada

 

1.2 Concepções e Processos de ensino-aprendizagem em EJA
Investiga as diferentes concepções e práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem na EJA, incluindo a análise de materiais didáticos e o uso das tecnologias (digitais) de comunicação e informação nessa modalidade.

Docentes envolvidos:

Heitor Achilles Dutra da Rosa
William Eduardo da Silva

 

 

LINHA DE PESQUISA 2 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NA EJA 

A linha de pesquisa busca investigar os processos históricos de exclusão das populações minoritárias no que tange à educação, assim como aspectos que englobam as especificidades da educação voltada para a inclusão. Busca, assim, problematizar as desigualdades na educação, evidenciando os mecanismos de discriminação existentes nas práticas pedagógicas que contribuem para a reificação dessas desigualdades.

 

Projetos associados:

2.1 INTERFACES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA
Investiga os currículos dos cursos de formação de professores e também as práticas pedagógicas de educadores e educadoras em diversos espaços educativos a partir da obrigatoriedade da implementação da história e da cultura africana e afro-brasileira na educação básica.

Docentes envolvidos:

Elizabeth Augustinho
Janaina de Azevedo Corenza
Jupter Martins de Abreu Júnior
Sandra da Silva Viana

 

2.2 DIMENSÕES DA DIVERSIDADE NA EJA
Investiga os princípios, os estudos, as pesquisas, as políticas públicas e as práticas cotidianas intra e extraescolares que visam à promoção da diversidade nos diferentes espaços de aprendizagem.

Docentes envolvidos:

Alexandre Maia do Bomfim
Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Rony Pereira Leal
 Valeria da Silva Vieira

 

 

 

Disciplinas: 

PRIMEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA

CHT

SEMANAL

PRESENCIAL

 

ONLINE

 

Análise e Produção de Textos Acadêmico-científicos

30h

 

10h

4h

6h

10h

4h

6h

10h

4h

6h

Fundamentos e História da EJA

30h

10h

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

Trabalho e Educação

30h

 

10h  

4h

6h

10h 

4h

6h

10h  

4h

6h

Politicas Públicas de Jovens e Adultos

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h 

4h

6h

Letramentos em EJA

45h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

 

SEGUNDO SEMESTRE

DISCIPLINA

CHT

SEMANAL

PRESENCIAL

 

ONLINE

 

Concepções de Aprendizagem na EJA

30h

 

10h

4h

6h

10h

4h

6h

10h

4h

6h

Paradigmas Educacionais e Currículo na EJA

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

Avaliação da Aprendizagem na EJA

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h 

4h

6h

Movimentos Sociais e Educação

15h

 

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

Tendências em Diversidade e Inclusão na EJA

15h

 

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

Educação das Relações Étnico-Raciais na Perspectiva Afro-brasileira e Africana

15h

10h  

4h

6h

5h

4h

1h

Práticas e Estratégias nInterdisciplinares em EJA

30h

 

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

10h  

4h

6h

 

TERCEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA

CHT

SEMANAL

PRESENCIAL

ONLINE

Elaboração de Projeto de TCC

30h

 

10h

4h

6h

10h

4h

6h

10h

0h

10h

TCC 1

0

0

0

0

 

Corpo Docente: 

 

 

1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP)
Linha de Atuação: 1 e 2
Contato: albertina.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4089493515706508
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-4261-8901
ResearchID:

 

 

2. Alexandre Maia do Bomfim
Doutorado em Educação (PUC/RJ)
Linha de Atuação: 1 e 2
Contato:  alexandre.bomfim@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9426535856477661
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=ZblRA2EAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-5617-2229
ResearchID:

 

 

 

3. Andrea de Moraes Silva
Doutorado em Química Inorgânica (PUC/RJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:  andrea.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2684269670266714
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-9180-1975
ResearchID:

 

 

 

4. Claudia de Souza Teixeira
Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:  claudia.teixeira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4204167672741814
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-1618-9023
ResearchID:

 

 

 

5. Elizabeth Augustinho
Doutorado Profissional em Ensino de Ciências (IFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato: elizabeth.augustinho@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3115542222527207 
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

5. Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge
Mestrado em Informática (UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4678800332985821
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

6. Fabiana da Silva Campos Almeida 
Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ)
Linha de Atuação: 1
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9677163598277991
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

7. Fernanda Paixão de Souza Gouveia
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linha de Atuação: 1 e 2 
Contato:  fernanda.gouveia@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3382358342893319
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=AavYEtYAAAAJ
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

8. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linha de Atuação: 1
Contato:   fernando.brame@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7109855630340465
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID: