
O curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Nilópolis tem, por finalidade, contribuir para a formação continuada de profissionais da educação que atuam ou que desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa contribuição perpassa pela importância da reflexão sobre o seu papel na formação dos sujeitos da EJA, assim como no compromisso com a formação humana e integral do público de jovens e adultos trabalhadores e nas lutas políticas pela materialização, por meio de políticas públicas, do direito subjetivo à educação para esses sujeitos. O curso busca possibilitar a formação crítica dos profissionais a partir de discussões, metodologias e estratégias de ensino que promovam o acesso e a permanência dos sujeitos jovens e adultos na escola, facultando a construção coletiva e sócio-historicamente referenciada de suas aprendizagens. Soma-se a isso o estímulo para a formação do professor-pesquisador, pois, conforme afirma Freire (1997), não há ensino sem pesquisa. Esses objetivos se coadunam com a importância da prática pedagógica crítica do profissional da educação, que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento integral dos sujeitos da EJA.
Público-alvo: O curso de especialização está dirigido a portadores de diplomas de graduação (licenciatura, bacharelado e cursos superiores de tecnologia) reconhecidos e/ou revalidados por instituições públicas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), independentemente da área de conhecimento, que atuem ou desejam atuar na Educação de Jovens e Adultos e/ou que queiram realizar estudo e pesquisa nesse campo do conhecimento.
Coordenação: Profª. Drª. Janaína de Azevedo Corenza
Vice-coordenação: Profª. Drª. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
E-mail da coordenação do curso: poseja.cnil@ifrj.edu.br
Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares
E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br
Local: IFRJ – Campus Nilópolis
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817
Horário do curso – Sábados presenciais das 8h às 12h e atividades online durante a semana.
Carga Horária do Curso: 360 horas
Modalidade: Hibrido
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/pos_eja_ifrj/
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores do PPC
Resolução nº 21/2011 - Aprovar, ad referendum, o curso de especialização em EJA do campus Nilópolis
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
LINHA DE PESQUISA 1 - TEORIAS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EJA Esta linha se ocupa em debater a trajetória histórica da EJA na educação brasileira, a EJA como campo de conhecimento, os princípios e fundamentos construídos por diversos sujeitos que disputam a educação como direito e práticas pedagógicas atentas à emancipação humana do público atendido. Reúne discussões em torno dos estudos científicos sobre a EJA no Brasil em diferentes referências teóricas, das políticas públicas destinadas aos jovens e adultos trabalhadores, das tensões observadas no currículo nessa modalidade de ensino, das práticas pedagógicas e das perspectivas de avaliação. |
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Projetos associados:
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1.1 Formação docente e políticas públicas para a EJA Docentes envolvidos: Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
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1.2 Concepções e Processos de ensino-aprendizagem em EJA Docentes envolvidos: Heitor Achilles Dutra da Rosa
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LINHA DE PESQUISA 2 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NA EJA A linha de pesquisa busca investigar os processos históricos de exclusão das populações minoritárias no que tange à educação, assim como aspectos que englobam as especificidades da educação voltada para a inclusão. Busca, assim, problematizar as desigualdades na educação, evidenciando os mecanismos de discriminação existentes nas práticas pedagógicas que contribuem para a reificação dessas desigualdades.
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Projetos associados: |
2.1 INTERFACES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA Docentes envolvidos: Elizabeth Augustinho
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2.2 DIMENSÕES DA DIVERSIDADE NA EJA Docentes envolvidos: Alexandre Maia do Bomfim
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PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CHT |
SEMANAL |
PRESENCIAL |
ONLINE
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Análise e Produção de Textos Acadêmico-científicos |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Fundamentos e História da EJA |
30h |
10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Trabalho e Educação |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Politicas Públicas de Jovens e Adultos |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Letramentos em EJA |
45h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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5h |
4h |
1h |
SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CHT |
SEMANAL |
PRESENCIAL |
ONLINE
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Concepções de Aprendizagem na EJA |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Paradigmas Educacionais e Currículo na EJA |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Avaliação da Aprendizagem na EJA |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
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Movimentos Sociais e Educação |
15h
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10h |
4h |
6h |
5h |
4h |
1h |
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Tendências em Diversidade e Inclusão na EJA |
15h
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10h |
4h |
6h |
5h |
4h |
1h |
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Educação das Relações Étnico-Raciais na Perspectiva Afro-brasileira e Africana |
15h |
10h |
4h |
6h |
5h |
4h |
1h |
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Práticas e Estratégias nInterdisciplinares em EJA |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
4h |
6h |
TERCEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA |
CHT |
SEMANAL |
PRESENCIAL |
ONLINE |
Elaboração de Projeto de TCC |
30h
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10h |
4h |
6h |
10h |
4h |
6h |
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10h |
0h |
10h |
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TCC 1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
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1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
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2. Alexandre Maia do Bomfim
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3. Andrea de Moraes Silva
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4. Claudia de Souza Teixeira
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5. Elizabeth Augustinho
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5. Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge
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6. Fabiana da Silva Campos Almeida
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7. Fernanda Paixão de Souza Gouveia
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8. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
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