
O curso de Especialização em Linguagens artísticas, Cultura e Educação vem atender a uma carência de reflexão crítica sobre os bens culturais e suas interrelações com a Cultura e a Educação. O universo da produção intelectual nesta área tem sido alvo de estudos (OLIVEIRA,2007), principalmente, por parte de profissionais da educação e das artes, em programas como o de Pós-graduação em Educação da Puc-Rio, e que contemplam tanto a cultura desenvolvida na escola quanto a divulgada por meio das linguagens artísticas e dos produtos da Indústria Cultural. Apesar desses esforços, constata-se a necessidade de se ampliar o campo das reflexões acadêmicas a respeito dessa temática no universo da Produção Cultural. O curso procura contemplar duas linhas de pesquisa - Linguagens Artísticas e Cultura e Linguagens Artísticas e Educação.
Linguagens Artísticas e Cultura: parte dos estudos das linguagens artísticas e suas inter-relações com a Cultura em seus diversos aspectos, por meio de uma abordagem crítica da figura do educador, do artista ou do produtor como sujeito cultural inserido de maneira decisiva no contexto da contemporaneidade, com vistas à formação de agentes culturais.
Linguagens Artísticas e Educação: abrange a investigação das diferentes linguagens artísticas dos pontos de vista teórico e da produção artística, no âmbito da formação inicial e continuada de professores de artes e agentes dinamizadores do universo cultural.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro entende ser tarefa de seus professores e pesquisadores das áreas da linguagem, das artes, da cultura e das ciências aceitar o desafio de aprofundar essas investigações em favor da sociedade, a fim de oferecer oportunidade para que produtores culturais, professores e educadores se capacitem para estudar, pesquisar e recriar as mensagens e as produções contemporâneas, tanto as veiculadas pela escola quanto as produzidas pela indústria cultural. Entende-se que, na Baixada Fluminense, onde estamos localizados, e no Rio de Janeiro, em geral, haja um número considerável de profissionais, tanto da cultura quanto da educação, a ser beneficiado por uma formação, em nível de especialização, que lhes possibilitará melhor qualidade no que se refere à abordagem das mensagens artísticas, dos meios de comunicação consagrados e das novas mídias. O Programa de Especialização em Linguagens artísticas, Cultura e Educação visa atender, assim, à demanda de atualização dos profissionais dessas áreas.
Público-alvo:
Coordenação do curso: Fernanda Delvalhas Piccolo
Vice-coordenação:
E-mail da coordenação: lace@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação:
E-mail da secretaria:
Local: Campus Nilópolis - Rua Coronel Délio Menezes Porto, 1045, Centro, Nilópolis /RJ CEP 26530-060
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817
Horário: Quintas-feiras, das 7h às 18h
Carga Horária do Curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de pesquisa 1: Linguagens Artísticas e Cultura Investiga as relações entre linguagens artísticas e cultura, especialmente, os processos de produção e fruição de bens, serviços e culturais, a constituição das identidades, bem como investiga o conceito de Gestão Cultural desenvolvido em espaços públicos e privados, como também a Gestão de Projetos Culturais, formais e não formais, especialmente projetos de ocupação do espaço urbano, a fim de promover uma maior interação entre academia e comunidade
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
a. Linguagens artísticas, cultura e a (des)constituição das identidades O presente projeto busca investigar e analisar a maneira como, na sociedade contemporânea, as identidades culturais, étnicas, de gênero e outras são tanto articuladas e expressas mediante as diversas linguagens artísticas, quanto essas linguagens artísticas constituem e constroem identidades. Ainda, busca analisar os conflitos e as mediações socioculturais e artísticas decorrentes das interações entre diferentes subjetividades. Docentes envolvidos:
|
b. Cultura, cidadania e espaço urbano Esse projeto visa promover o encontro produtivo entre pesquisadores do IFRJ e os participantes de projetos culturais das periferias, incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada, analisando e sugerindo novos modelos de Gestão. Docentes envolvidos:
|
|
Linha de pesquisa 2 - Linguagens Artísticas, Educação e Alteridade Investiga os processos educativos de professores, estudantes e comunidades nas diversas linguagens artísticas em espaços informais, não-formais e formais.
|
|
Projetos de pesquisa associados: |
c. Linguagens artísticas e alteridade como práticas educativas Analisa e interpreta as práticas artístico-culturais que se dão no âmbito informal, compreendendo a relação com o outro como determinante para a emergência da criatividade e como princípio organizador da produção de sensibilidades, conhecimentos e sentidos. Docentes envolvidos:
|
d. Linguagens artísticas e práticas formativas Analisa a utilização das linguagens artísticas nas práticas desenvolvidas em espaços de educação formal e não formal. Docentes envolvidos:
|
PRIMEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Horas) | PROFESSORES |
Metodologia da Pesquisa I | 15 | Claudia de Souza Teixeira |
Sociologia e Antropologia da Arte e da Cultura | 45 |
Fernanda Delvalhas Piccolo |
Educação, política, ética e subjetividade na contemporaneidade | 30 | Edson de Barros Menezes |
Industria Cultural e as novas mídias | 45 |
Marcela Botelho Tavares |
Poéticas da Imagem e do Som | 45 | Tiago Monteiro |
Total | 180 |
SEGUNDO SEMESTRE
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Horas) | PROFESSORES |
Estudos Culturais | 30 |
Jorge Caê Rodrigues |
Políticas Culturais | 30 |
João Guerreiro |
Cultura Visual e Pensamento Crítico | 45 |
Carla Benassi |
Metodologia da Pesquisa II | 15 |
Fernanda Delvalhas Piccolo |
Literatura e Teatro | 45 |
Claudia de Souza Teixeira |
Elaboração de Projeto | 15 | Fernanda Delvalhas Piccolo |
Total | 180 |
TERCEIRO SEMESTRE
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (Horas) | PROFESSORES |
TCC I | 0 | Fernanda Delvalhas Piccolo |
Total | 360 |
Obs.: Em negrito os professores titulares da disciplina
|
1. Alexandre de Oliveira Pimentel Mestrado em Geografia (UFF) |
|
2. Angela Maria da Costa e Silva Coutinho Doutorado em Letras - Literatura Comparada (UFF) |
3. Carla Beatriz Benassi Mestrado em História e Crítica de Arte (UERJ) |
|
4. Claudia de Souza Teixeira Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ) |
|
5. Edson Barros de Menezes Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas (UERJ) |
|
6. Fernanda Delvalhas Piccolo Doutorado em Antropologia Social (UFRJ) |
|
7. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) |
|
8. João Luiz Guerreiro Mendes Doutorado em Serviço Social (UFRJ) |
|
9. Jorge Luís P. Rodrigues | Caê Doutorado em Letras/Literatura Comparada (UFF) |
|
|
10. Marcela Botelho Tavares Doutoranda em Artes Visuais (UFRJ) |
|
11. Renata Silencio de Lima Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ) |
|
12. Tiago José Lemos Monteiro Doutorando em Comunicação Social (UFF) |
TCCs da turma de 2016
Título: CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(a): Ana Claudia Domingos Cajazeira
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Claudia de Souza Teixeira
Título: FORMAÇÃO DE PLATEIA E DANÇA CONTEMPORÂNEA: Uma relação em construção
Autor(a): Caroline Abreu dos Santos Dias
Orientador(a): Prof. Esp. Renata Silencio de Lima
Título: AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DA FESTA DE SÃO PEDRO DOS PESCADORES DE JURUJUBA- NITERÓI/ RJ A PARTIR DE MAPAS MENTAIS
Autor(a): Denise David Caxias
Orientador(a): Prof.ª Drª. Claudia de Souza Teixeira
Título: PRODUÇÃO DO CURTA DOCUMENTÁRIO “CANDELÁRIA SAPECAÍ”
Autor(a): Janice Morais de Mendonça
Orientador(a): Prof. Dr. João Guerreiro
Título: PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “O FUTURO É FEMININO”
Autor(a): Júlia Carolina do Nascimento Santos Medici
Orientador(a): Prof. Dr. Tiago José Lemos Monteiro
Título: CULTURA VISUAL E A CONSTRUÇÃO DE ESTAMPAS
Autor(a): Patrícia Pereira Acosta
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues | Caê
Título: A BONECA DO EU: Diversidade étnico-racial e autorepresentação nos brinquedos infantis
Autor(a): Priscilla da Silva Lopes Gavilão Faria
Orientador(a): Profa. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo
Título: DOCE
Autor(a): Rodrigo Claro Vieira
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís Pinto Rodrigues
Título: MAPEAMENTO AFETIVO E CRIATIVO DA UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS NO RIO DE JANEIRO:
Um estudo de caso sobre o perfil dos quebradeiros do ano de 2017.
Autor(a): Samanta Rita Sironi
Orientador(a): Prof. Dr. João Luiz Guerreiro Mendes
TCCs da turma de 2015
Título: UMA DISCUSSÃO SOBRE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE: Estudo de Caso do Artista Romero Britto
Autor(a): Adriana Reis da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues | Caê
Título: O MENINO QUE DORMIA DENTRO DO SEU CHAPÉU: uma contação de história para crianças com a temática morte
Autor(a): Amanda de Souza Melo
Orientador(a): Profa. Dra. Ângela Coutinho
Título: NÃO SE NASCE MALÉVOLA, TORNA-SE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CONTOS DE FADAS
Autor(a): Carla Eloi Oliveira da Silva
Orientador(a): Prof. Doutor Tadeu Mourão
Título: LINGUAGEM TEATRAL E RECEPÇÃO: o espetáculo musical
Autor(a): Marcelo Nogueira Mattos
Orientador(a): Profª. Drª. Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho
Título: BARROCO NO RIO DE JANEIRO: a representação da arte barroca nos eventos culturais da cidade
Autor(a): Maria Aparecida Magalhães dos Santos
Orientador(a): Prof. Esp. Renata Silencio de Lima
Título: A COREOPOLÍTICA NA ORDEM ESCOLAR
Autor(a): Massuel dos Reis Bernardi|
Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
Título: PALAVRAS FECHADAS: Livros-objeto
Autor(a): Mozileide Neri Barbosa
Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Mourão
Título: O OLHAR REAL IRREAL
Autor(a): Perla Cordeiro Gomes
Orientador(a): Prof. Esp. Renata Silencio de Lima
Título: O CIRCO CARIOCA E A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO COMO PICADEIRO NO SÉCULO XXI
Autor(a): Sluchem Tavares Cherem
Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
TCCs da turma de 2014
Título: MOVIMENTO BOOKTUBERS: Leitores 2.0 e suas práticas emergentes de mediação de leitura
Autor(a): Andressa Abraão Costa
Orientador(a): Prof.ª Drª Claudia de Souza Teixeira
Título: Intervenções Urbanas e Estudos Queer: A Imagética Queer no Grafite
Autor(a): Carolina Beatriz Lessa Monteiro
Orientador(a): Professor Doutor Jorge Luís P. Rodrigues (Caê)
Título: MULHERES NO CANDOMBLÉ: Uma análise da relação entre crença e prática social
Autor(a): Dariana Nogueira de Abreu
Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Mourão dos Santos Lopes Zaccaria
Título: O ENSINO DE ARTE: Questões de gênero no Ensino Fundamental
Autor(a): Tatiana da Silva Ramos Batista
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues
Título: DIVINAS: O sagrado feminino ancestral e o feminino contemporâneo através do processo criativo em dança
Autor(a): Tulani Pereira da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Mourão Lopes
TCCs da turma de 2013
Título: GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS: Um estudo de caso da Casa da Cultura da Baixada
Autor(a): Flávia Sousa Lima
Orientador(a): Profº. Dr. João Luiz Guerreiro Mendes
Título: BAIXADA CULTURAL: OS COLETIVOS E AS REDES DE PRODUÇÃO CULTURAL INDEPENDENTE NA REGIÃO
Autor(a): Leonardo de Freitas Onofre
Orientador(a): Profa. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo
Título: OS COMPONENTES CULTURAIS NAS QUESTÕES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Autor(a): Lívia Santos de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Brame
Título: RESUMO
Autor(a): Luiz Santos de Pontes
Orientador(a):
Título: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS NAS MANIFESTAÇÕES DE 2013 NO BRASIL.
Autor(a): Luz Mariana Blet
Orientador(a): Prof. Dr. Tiago José Lemos Monteiro
Título: MUSEU DO CARNAVAL DARCY RIBEIRO: um sonho realizado?
Autor(a): Maria Inês Franco de Souza Antunes
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues
Título: O HOMEM DIPIRONA: A INFLUÊNCIA DOS ARTISTAS NA CONSTRUÇÃO DO MITO DA SAÚDE
Autor(a): Marizângela Faustino França
Orientador(a): Profª. Drª. Verônica Pimenta Velloso.
Título: ARTE E INCLUSÃO: uma perspectiva cultural
Autor(a): Myrna Stefanie de Faria Trotta Silva
Orientador(a): Prof. Mestre Tadeu Mourão
Título: SABERES E PRÁTICAS DOS EDUCADORES DE PROJETOS SOCIOCULTURAIS POPULARES
Autor(a): Patrícia Pizzigatti Klein
Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Ribeiro Gonçalves Brame
TCCs da turma de 2012
Título: A CONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS IMAGÉTICOS DOS VILÕES NOS CONTOS DE FADAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENHO INFANTIL
Autor(a): Beatriz dos Santos de Mello|
Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luís P. Rodrigues
Título: BORDADOS, MEMÓRIA E REMEMORAÇÃO
Autor(a): Cristina de Oliveira Caetano
Orientador(a): Profº Msc. Tadeu Mourão dos Santos Lopes Zaccaria
Título: FESTA DE CORPUS CHRISTI EM PARACAMBI/BAIXADA FLUMINENSE
Autor(a): Daniele Cristina Ricardo dos Santos
Orientador(a): Prof. Dra. Fernanda Delvalhas Piccolo
Título: GRAFISMOS URBANOS COMO CONSTITUINTES DA IDENTIDADE DAS CIDADES
Autor(a): Priscila Pereira de Moraes
Orientador(a): Prof. Doutor Tiago José Lemos Monteiro
Título: JONGO DE PINHEIRAL: e a difícil missão de ser cultura popular
Autor(a): Sheila Suzane Pereira da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Álvaro Neder
Título: ENTRE APROPRIAÇÕES DE IMAGINÁRIOS E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES: AS REPRESENTAÇÕES DO “FEMININO” NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Autor(a): Thaís Lopes Basilio
Orientador(a): Prof. Doutor Alvaro Simões Corrêa Neder
Título: ABREM-SE AS CORTINAS: o teatro como proposta de ação política e cultural\
Autor(a): Viviane Jordão Pinheiro de Lima
Orientador(a): Profª Drª Cláudia de Souza Teixeira
Normas de Credenciamento e Descredenciamento de Docentes
Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - https://portal.ifrj.edu.br/publicado-manual-apresentacao-trabalhos-academicos-ifrj
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao