Logo IFRJ

Eventos e Notícias

Webnário: Educadores São Defensores! Acolher para Lutar! 

No dia 07 de dezembro de 2021, foi realizado o Webnário “Educadores são Defensores! Acolher para Lutar!” como parte do II Seminário de Educação Democrática e Direitos Humanos. A atividade contou com falas de Tara Maden (Front Line Dedenfers), Luciana Peri (Protect Defenders), Marcus Vinicius Pereira (IFRJ), Pâmella Passos (IFRJ) e mediação de Evelyn Morgan (IFRJ) e também marcou o lançamento do e-book "Quadrinhos por Direitos" (disponível para download no link).

Para assistir ao evento acesse: https://youtu.be/OzgXUP7UpAE 


IFRJ participa de Fórum sobre Laicidade na Educação da UFF

No dia 11 de novembro de 2021, o IFRJ através do Grupo de Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (GPTEC/DH) participou da mesa Educação Libertadora: conexão entre direitos humanos e laicidade. A atividade foi o encerramento do II Fórum da Laicidade da Educação do Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ/UFF) e também integrou a programação do II Seminário de Educação Democrática e Direitos Humanos, projeto de extensão do Campus Rio de Janeiro do IFRJ. 

Durante a mesa foram apresentados importantes pontos que afirmam a centralidade dos Direitos Humanos na obra de Paulo Freire, bem como foi possível discutir os prejuízos e riscos da ausência da laicidade na educação. Outro ponto destacado no evento foi a perseguição docente e a necessidade de se encontrar estratégias de resistência coletiva. 

Para assistir ao evento acesse: https://www.youtube.com/watch?v=hQhfy-aVEAQ


IFRJ entrevista programas da EUTRP,
Plataforma de Relocação Temporária da União Europeia.

Como parte das atividades do projeto “Educadores são defensores dos direitos humanos: um estudo de viabilidade para a criação de um programa de acolhimento no IFRJ”, nossa equipe realizou diversas entrevistas com programas de realocação temporal já existentes na plataforma EUTRP. Esta plataforma é um organismo da União Europeia que reúne diversas organizações, instituições e movimentos que atuam para proteger os defensores em risco em todo o mundo. Os membros que integram a plataforma desenvolvem diferentes atividades que vão desde a recolocação de um defensor, arrecadação de fundos, organização de eventos a oferta de formação e treinamentos.

Para conhecer um pouco mais a plataforma acesse: https://eutrp.eu/ 

Tendo como objetivo conhecer diversas experiências que nos orientassem para pensar a viabilidade de um programa de acolhimento no IFRJ, nos debruçamos sobre os mecanismos e rede de proteção existentes na plataforma, elencando alguns para realização de entrevista. 

Através do levantamento feito na plataforma EUTRP identificamos duas questões muito importantes: 1) Ausência de programas de realocação temporária de defensores de direitos humanos na América Latina e 2) Predominância dos programas de realocação temporária em língua inglesa. Tais dados reforçam a urgência de estudos e ações sobre acolhimento e realocação de defensores em nosso continente. 

Além do levantamento feito, selecionamos alguns programas que integram a plataforma e realizamos entrevistas a fim de conhecermos mais de perto as diferentes realidades e identificarmos as demandas para um futuro programa no IFRJ. Ao todo foram 8 entrevistas com os seguintes programas: Centro de Direitos Humanos Aplicados de York (Reino Unido), Universidade de Dundee (Escócia), Front Line Defenders (Irlanda), Shelter City Costa Rica, Somos Defensores (Colômbia), Shelter City Georgia, Defend Red (Espanha) e Protect Defenders (Bélgica).

Cada uma das entrevistas nos revelou múltiplas possibilidades de ações para um programa, dando visibilidade também a diversidade de concepções sobre acolhimento de defensores e o peso das questões culturais quando falamos em acolher.

Em nosso levantamento e entrevistas identificamos que há programas de caráter mais acadêmico, nos quais o defensor recebe suporte para pesquisa e formação, e outros programas mais voltados para descanso e recuperação da saúde mental, bem como uma série de ações em rede buscando a segurança do defensor. Como ponto em comum entre os programas, identificamos um trabalho minucioso de planejamento estratégico de médio e longo prazo, tendo em vista a complexidade deste tipo de trabalho que demanda uma estrutura física, de pessoal e financeira para sua consolidação e manutenção.  

O contato com todas estas iniciativas também reforçaram a premissa que sustenta nosso projeto de que o momento político vivenciado no Brasil exige cada vez mais que atuemos na prevenção de violações aos Direitos Humanos. Um trabalho que precisa ser feito em rede, com suporte e com urgência. Nesse sentido, através das entrevistas realizados o IFRJ, além de ampliar sua rede, afirmou seu compromisso com a Defesa dos Direitos Humanos e a prática de uma Educação Democrática. 

 


 Levantamento sobre perseguição docente aponta para o risco da Educação democrática no Brasil.

Parte de um projeto de extensão, o II Seminário de Educação Democrática e Direitos Humanos desenvolvido no Campus Rio de Janeiro, o levantamento da perseguição docente no Brasil a partir de notícias tem como objetivo dar visibilidade a situação enfrentada pelos educadores no país.  

O levantamento foi feito em parceria com a equipe do projeto internacional “Educadores são defensores dos direitos humanos: um estudo de viabilidade para criação de um programa de acolhimento no IFRJ” e será apresentado na 2ª SACEPI (Semana Virtual de Arte, Cultura, Extensão, Pesquisa e Inovação do Campus Rio de Janeiro).  

Confira o vídeo de apresentação neste link: https://www.youtube.com/watch?v=RxufPTVaIBk 

Como resultado do levantamento, entre os anos de 2018 e 2021 encontramos 77 matérias que apontam para a perseguição aos professores e professoras. Infelizmente esse resultado nos leva à conclusão de uma crescente em relação a perseguição docente no país. As matérias envolvem demissão, medo e adoecimento como resultado do discurso de ódio e desvalorização dos educadores propagados por grupos conservadores.

Ao final do levantamento, em agosto de 2021, podemos afirmar que a educação democrática no Brasil está em risco. 


 Rede Acadêmicxs em Risco lança site em português, com colaboração do IFRJ

Criada em 2018, a rede Acadêmicos em Risco é formada por mais de 100 pesquisadores de aproximadamente 15 países diferentes. Tais pesquisadoras e pesquisadores desenvolvem investigações na e sobre a América Latina.

Dada a preocupante situação de risco enfrentada por acadêmicos em várias regiões do mundo, a rede pretende contribuir para divulgar a situação atual de agressões e ataques em diferentes fóruns e instâncias nacionais e internacionais. Outro objetivo da rede e colaborar com a construção de estratégias de apoio e solidariedade para acompanhar os companheiros e companheiras que passam por situações de intimidação ou violência.

Através da pesquisa “Educadores são Defensores” o IFRJ colaborou para o lançamento do site em português viabilizando a revisão de textos neste idioma. 

Acesse a página e acompanhe entrevistas, artigos e oportunidades de bolsas: https://www.academicxsenriesgo.org/pt/ 


 

II Seminário de Educação e Direitos Humanos - Mesa: Docência e Direitos Humanos, somos todos defensores

4 de agosto de 2021 - https://www.youtube.com/praticasdeensinoedireitoshumanos


Entrevista com as investigadoras e professoras brasileiras Pâmella Passos, Evelyn Morgan e Amanda Mendonça


30 de junho de 2021 - academicxsenriesgo.org

 


"Educadores são defensores dos direitos humanos" - um estudo de viabilidade conduzido no Brasil


23 de junho de 2021 - projectdefenders.eu

 


Oficina levantamento de dados sobre violações de direitos humanos e segurança digital


10 de maio de 2021 - https://portal.ifrj.edu.br/

 


Educadores na defesa dos direitos humanos

24 de março de 2021 - https://portal.ifrj.edu.br

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS