Ações de Extensão

Ações de 2020

3ª Semana Acadêmica, a 3ª SCTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa e o 3º Encontro de Pesquisadores.

Acesse à página do evento: https://doity.com.br/iii-semana-academica-iii-sctec--semana-de-ciencia-tecnologia-e-economia-criativa-e-iii-encontro-de-p

Acesso os anais do 3º Encontro de Pesquisadores: https://doity.com.br/anais/3semanaifrjbel/

Outros projetos

Modateca IFRJ - campus Belford Roxo: criação de acervo, registro, catalogação, sistematização e análise da coleção
O Brasil configura-se como um dos maiores produtores mundiais do setor têxtil, confeccionista e de moda. É um importante produtor da fibra de algodão, de fios, de tecidos planos, de malha e também de acessórios de moda, além de estimular o PIB do país gerando milhões de empregos diretos e indiretos no referido setor. Contudo, a criação de escolas de Moda no país, de níveis técnico e superior, se deu tardiamente na década de 1980, visando o fomento do setor e a profissionalização de seus trabalhadores. Desde então, muitas escolas e cursos superiores de moda foram criados a partir desta data em todos os Estados da Federação. Diversas faculdades e universidades passaram a estruturar dentro de seus campi acervos contendo imagens e materiais diversos da área têxtil e de moda, objetivando a preservação da memória, a potencialização das pesquisas científicas e o acesso deste conjunto de informações aos discentes e público externo. O campus do IFRJ em Belford Roxo oferecerá cursos FIC, técnicos, tecnológicos, bacharelados e de pós-graduação gratuitos no segmento têxtil e de moda e, deste modo, faz-se necessária a criação de um acervo específico da área, que atenda aos docentes, discentes e comunidade externa: a Modateca.
Coordenador: Welton Fernando Zonatti
Colaboradores: Gabriela Sousa Ribeiro; Milena Quattrer; Bárbara Boaventura Friaça; Denise Loyola Silva; Vivian Martins Lopes de Souza; Rodolfo Carli de Almeida (IFMT)

PROJETO DE EXTENSÃO
​ -​

Arte e Moda: a percepção da cor e sua estruturação teórica para fins didáticos (Projeto Desativado)

O projeto de extensão, oferecido pelo IFRJ Campus Belford Roxo – em parceria com o grupo de pesquisa ‘Mantis - cor, cariz e sintaxe visual’ (Capes/UNICAMP), é um desdobramento do Projeto de Extensão ‘Arte e educação inclusiva: a inovação no ensino da cor’, oferecido ente 2016 e 2017 no Campus Belford Roxo e coordenado pela Profa Ma Milena Quattrer. O presente projeto é composto por um curso de formação docente em Teoria da Cor destinado prioritariamente aos docentes do componente curricular Arte da educação básica, a partir do acervo físico da Modateca do IFRJ, localizada no Campus Belford Roxo e um seminário temático aberto ao público-geral. Cabe ressaltar que o acervo da Modateca do IFRJ é constituído por imagens, corantes e pigmentos, amostras de tecidos, aviamentos, peças de indumentária e de vestuário, embalagens de perfumes, entre outros componentes relevantes para a memória a cultura da moda em âmbito regional, nacional e internacional. Desse modo, o projeto de extensão visa promover as discussões relacionadas às temáticas do design, da moda e do têxtil na contemporaneidade, buscando estabelecer relações entre os conteúdos do componente curricular Arte na educação básica, em especial a Teoria da cor, e os itens do acervo da Modateca do IFRJ.
COORDENADORA
​ -

PROFA. MA. MILENA QUATTRER

​ -

PROFA. DRA. ANNA PAULA SILVA GOUVEIA (UNICAMP), PROFA. MA. BÁRBARA BOAVENTURA FRIAÇA, PROFA. DRA. GABRIELA SOUSA RIBEIRO, PROF. ME. VINÍCIUS MUNHOZ FRAGA (IFRJ

​DUQUE DE ​

CAXIAS), PROFA. MA. VIVIAN MARTINS LOPES DE SOUZA e PROF. DR. WELTON FERNANDO ZONATTI.