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Apresentação

A Coordenação Geral de Educação a Distância (CGEAD) atualmente é a área responsável pela gestão da modalidade de ensino-aprendizagem mediada por tecnologias que permitem que discente e docente do IFRJ estejam em ambientes físicos diferentes, de sorte a atender as demandas de educação profissional técnica, graduação, pós-graduação e extensão. A CGEAD faz parte da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e está localizado nas dependências da Reitoria do IFRJ.

Os cursos regulares na modalidade são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem diploma ou certificado equiparados aos dos cursos presenciais da Instituição.

Os professores, tutores e alunos EaD do IFRJ interagem por meio do Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA) na plataforma Moodle IFRJ. O IFRJ conta, ainda, com 11 Polos de Apoio Presencial (PAP) e 15 campi.

A metodologia adotada pelo IFRJ para cursos a distância consiste de momentos de interação por meio de videoconferências, webconferências, chats, aulas de laboratórios, avaliações, trabalhos de conclusão de curso, aulas presenciais nos polos ou nos campi, entre outras atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de entrar em contato com professores e mediadores, o aluno também pode interagir com os colegas da turma.

Na Platarforma Moodle o aluno encontra aulas gravadas, material didático online, materiais complementares, fóruns, wikis, simuladores, biblioteca virtual, situações problemas, estudos de caso, quiz, mapas conceituais e outros recursos didáticos.

A CGEAD trabalha para cumprir sua finalidade socioeducativa na expansão, interiorização e redução da desigualdade da oferta de cursos e para buscar a garantia de recursos mínimos de acessibilidade no AVEA. Seu diálogo permanente com vários setores do IFRJ e com outras instituições faz parte de sua dinâmica, visando a consolidação da modalidade no IFRJ.


Ações Previstas

  • Gerenciar todos os processos que envolvem as atividades da diretoria sob os aspectos administrativos, pedagógicos e tecnológicos de acordo com as diretrizes legais da instituição e com a legislação vigente para a EaD;
  • Apoiar e orientar todas as ações desenvolvidas no âmbito da diretoria;
  • Mediar o contato com órgãos externos como Mec, Setec, Sesu, Rede e-Tec Brasil e Universidade Aberta do Brasil;
  • Gerenciar convênios e parcerias para oferta de cursos na modalidade de EaD;
  • Regulamentar e normatizar junto aos órgãos colegiados as ações específicas dos cursos na modalidade de EaD em todos os níveis de ensino;
  • Avaliar propostas de cursos sob os aspectos pedagógicos e tecnológicos;
  • Promover ações de capacitação e formação docente para a modalidade de EaD;
  • Avaliar as condições de usabilidade do AVEA.

Histórico

A história da Educação a Distância do IFRJ tem início desde a sua criação, pela transformação do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFETQ), em 2008. Por meio do convênio com a Rede e-Tec Brasil. Os primeiros Cursos Técnicos na modalidade a distância foram aprovados no final do ano de 2008. Em 2009, no campus Pinheiral foi inaugurado o Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

Ainda em 2009, na Reitoria do IFRJ, foi criada a Coordenação-Geral de Educação Aberta e a Distância. Neste mesmo ano, os cursos começaram a ser ofertados nos primeiros Polos de Apoio Presencial (PAP), em convênio com as prefeituras dos municípios atendidos.

Em novembro de 2016, a Reitoria instituiu a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) – uma sala na sede da Reitoria.

No início de 2017, a DEaD teve sua primeira equipe formada e começou um intenso processo de mapeamento de demandas e iniciativas de EaD já em curso na Instituição.

Também em 2017, são criados os Campi EaD Pinheiral, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Niterói e São João de Meriti.

Em 2018, fruto da reestruturação da Reitoria, a DEaD foi incorporada à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) com nova denominação: Diretoria Adjunta de Tecnologia e Inovação em Educação Profissional e Tecnológico – DTEIN.

Entre 2008 e 2023, a Educação a Distância, enquanto modalidade educacional, expandiu-se com diversas ações no caminho de sua institucionalização, conforme demonstradas na linha do tempo.

Em abril de 2024, após nova reestruturação da PROEN, a Diretoria foi extinta e foi criada a Coordenação Geral de Educação a Distância (CGEAD).

 

 

 

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