Logo IFRJ

Divulgação de Trabalhos

Campus Arraial do Cabo Presente no III CIEAE

 

Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade.

 

O III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade (CIEAE), realizado em Lisboa-Portugal, nos dias 15 a 17 de Julho de 2019, constitui-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de todo o mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. O Campus Arraial do Cabo do IFRJ teve dois trabalhos aprovados para apresentação no III CIEAE (abaixo).

1º trabalho – “Depressão: Vamos Conversar?”
Trata-se de um aplicativo que poderá ser utilizado para acessar informações sobre causas, sintomas e tratamento da depressão. A partir de pesquisas acerca do tema depressão, um grupo de alunos de Curso Técnico em Informática (Integrado), sob a orientação e supervisão da Profª Flávia Ernesto e do Psicólogo Henrique Silveira, desenvolveu um aplicativo (em fase de teste) voltado aos alunos do Campus Arraial do Cabo, como ferramenta que auxilia no enfrentamento à depressão.

 

Frederico Paiva (esq.) representando o grupo de alunos do IFRJ que desenvolveu o App “Depressão: Vamos Conversar?” e o Psicólogo do Campus Arraial do Cabo Henrique Silveira (dir.).

 

2º trabalho – “A Experiência de Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um Projeto de Pesquisa em Psicologia Sobre Aprendizagem na Adolescência”.

O segundo tema apresentado no III CIEAE foi a partir de uma pesquisa realizada no Campus Arraial do Cabo pelo Psicólogo Henrique Silveira e que incluiu a participação de dois alunos contemplados com bolsa do Projeto “Jovens Talentos” da FAPERJ.

Os resultados permitiram apresentar um mapeamento sobre quais disciplinas de Psicologia os docentes do campus tiveram acesso em sua formação e identificar percepções dos profissionais quanto à necessidade e importância atribuída por eles ao uso da Psicologia como ciência para a sua prática com adolescentes.

 

João Vítor Peisini (dir.) representando os alunos do IFRJ contemplados com o Programa “Jovens Talentos” da FAPERJ, participantes deste Projeto de Pesquisa.

 

 


Servidor do Campus Arraial do Cabo defende Mestrado no IFF

 

No dia 04 de junho de 2019, o servidor Ronaldo Efigênio de Oliveira, assistente social do Campus Arraial do Cabo, concluiu a dissertação Evasão escolar no Campus Arraial do Cabo – IFRJ: uma análise do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sendo a segunda defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da primeira turma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

 

Figura 1. Defesa da dissertação.

 

A banca foi composta pelo orientador do trabalho, o Prof. Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira, pelo membro avaliador externo, o Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho, e pelo membro avaliador interno, a Profa. Dra. Aline Couto da Costa.

 

Figura 2. Membros da banca.

 

O Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho, Coordenador de Pesquisa do Campus Arraial do Cabo, salienta:

“Trata-se do primeiro trabalho circunstanciado e científico sobre Evasão Escolar no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo. O Ronaldo Efigênio fez uma apresentação irretocável, a dissertação está bem embasada, incluindo autores nacionais que são referências na área da evasão escolar. Os resultados são de grande valor acadêmico e profissional, com relatos valedouros de ex-alunos/as que, infelizmente, não puderam concluir o curso, mas que, mesmo evadidos, retornaram e ofereceram maiúscula contribuição à instituição por meio deste precioso feedback. Como resultado final, foi atribuído o conceito máximo (10,0) à dissertação. Na condição de Coordenador de Pesquisa, fiquei muito satisfeito em ter contribuído com este trabalho em diferentes etapas. Não posso deixar de agradecer ao Ronaldo e, igualmente, sou extremamente grato aos ex-alunos/as que participaram do estudo, muitos, inclusive, foram alunos/as dedicados e brilhantes na minha disciplina (Educação Física).”

 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO