Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores busca uma formação de cidadãos e profissionais capacitados em planejar, administrar, analisar, desenvolver, testar e implantar redes de computadores e os demais recursos computacionais relacionados à área. Além disso, esse profissional será capacitado para avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias e ferramentas de Engenharia de Software, linguagens de programação e banco de dados.

Para oferecer uma formação sólida e com forte ênfase no mercado de trabalho, o curso foi planejado com vistas a desenvolver o conhecimento técnico e científico na área de redes de computadores. Busca-se, dessa forma, a integração do meio acadêmico ao mercado de trabalho e a sociedade, através da profissionalização tecnológica.

A matriz do curso foi planejada de modo a proporcionar aos discentes práticas mais próximas ao mercado de trabalho de redes de computadores, englobando: implementar, manter e monitorar a infraestrutura, serviços e segurança, trabalhando em itens como: Firewall, DNS, DHCP, E-mail, Web, entre outros serviços e protocolos. Outro diferencial do curso está na formação de parte do corpo docente, constituído por instrutores Cisco – uma das maiores empresas, em âmbito mundial, ligada à tecnologia da informação e redes de computadores –, o que possibilita o acesso desses docentes a todo o material didático do curso de preparação CCNA – uma das primeiras certificações para profissionais da área de redes de computadores. O discente terá contato, também, com outros conteúdos importantes da área, que são os relacionados à administração de servidores Windows e Linux, Sistemas Operacionais e os serviços que executam sobre eles. No mais, no conjunto de disciplinas, o estudante desenvolverá o conhecimento técnico e científico em sua área de formação.

Marcelo Simas Mattos
Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 64, de 13/11/2019
Arraial do Cabo - Noturno
Mínimo 6 semestres e máximo 11 semestres
  • Nome: Marcelo Simas Mattos
  • Contato: marcelo.mattos@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Segunda-feira das 16h30min às 20h40min e Quarta-feira das 18h10min às 21h30min
  • Perfil do Coordenador:

Formado em Processamento de Dados (CES/JF), Especialização em Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF e com Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais pela UFF. Foi professor de Informática e coordenador pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI) no Campus Nilópolis / IFRJ de 2011 a 2013. Desde 2014 é professor do Campus Arraial do Cabo / IFRJ, lecionando nos cursos técnicos: Manutenção e Suporte em Informática e no Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio. Desde 2018 é professor do Curso de Pós-graduação lato sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, atuando na disciplina “Construção de web sites e ambientes online de ensino”. Foi Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Arraial do Cabo / IFRJ de 2015 a 2018. Pesquisador do campo de Informática na Educação com ênfase no uso de programação de jogos como motivador de aprendizagem e também realizou estudos sobre o Pensamento Computacional e suas implicações na aprendizagem escolar. Experiência com tecnologias para desenvolvedores web (HTML, CSS, JavaScript e PHP), banco de dados, redes de computadores, linguagens de programação (PHP, JavaScript, Java, C e C++, Pascal e Object Pascal) e engenharia de software. Participou do Grupo de Trabalho de estudo e criação do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Arraial do Cabo / IFRJ.