Logo IFRJ

Divulgação

Material Suplementar do Artigo de Egresso da Pós-Graduação de Ciências Ambientais em Áreas Costeiras

É com muito orgulho que disponibilizamos o material suplementar do artigo da egressa Débora Cedro Mendes, do Curso Pós-Graduação de Ciências Ambientais em Áreas Costeiras.

Clique aqui para acessar o Material Suplementar.

 


Internacionaliza, IFRJ! - Palestra on-line da Universidade de Nova York Campus Abu Dhabi - NOVO

 

A primeira atividade do “Internacionaliza, IFRJ! - Mobilidade Virtual 2020/2021” já tem data marcada: acontecerá no dia 07/10, às 16h (Horário de Brasília). O evento, destinado aos alunos do Ensino Médio, será uma conversa entre o representante da Universidade de Nova York, Danny Parra, e o ex-aluno do IFRJ Campus Duque de Caxias, Julio Mesquita, primeiro aluno de escola pública brasileira a conseguir uma vaga na UNY ABU DHABI.

O representante da UNY Campus Abu Dhabi falará do processo de aplicação para concorrer a uma vaga na universidade, falará dos pré-requisitos, de todos os benefícios do programa e ensinará os estudantes de Ensino Médio a se prepararem para a aplicação. A palestra será em português.

Os estudantes interessados em participar da conversa precisam se registrar neste link: http://connect.nyu.edu/register/IFRJ. Após registro, será enviada a confirmação e o acesso à sala virtual.

 


 

Edital de Auxílio Conectividade: alteração de cronograma

 

Para melhor condução do processo a que se refere o edital Proex/Dae nº 03/2020 - Auxílio Conectividade, a Pró-reitoria de Extensão informa que o processo de inscrições transcorrerá plenamente a partir do dia 16/09. Para tanto, haverá uma publicação de novo cronograma e, portanto, uma extensão do período de inscrições até o dia 27/09. Esta retificação será publicada ainda nesta semana.

 

Clique aqui para acessar o edital.

 


CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

 

Estão abertas as inscrições para o curso CIAC (Curso de Inglês Aberto à Comunidade), para a formação de duas turmas de conversação. O curso terá a carga horária de 30h, com aulas semanais de 2 horas.

 

Horário das turmas:

Iniciantes/ pré-intermediário – quarta-feira das 11:00 às 13:00 (manhã)

Iniciantes/ pré-intermediário – quarta-feira das 13:30 às 15:30 (tarde)

Intermediário/ avançado – terça-feira das 11:00 às 13:00 (manhã)

 

As vagas são limitadas a 20 alunos por turma. Havendo número excedente de inscrições, haverá sorteio entre todos os inscritos. Alunos que venham a ser matriculados e desistam do curso, estarão impedidos de se candidatarem a outras ações de extensão que venham a ser divulgadas por um período de 12 meses.

 

Duração do curso:

17 de março a 30 de junho (turma de terça-feira)

18 de março a 01 de junho (turma de quarta-feira)

 

Inscrições online para o curso de inglês:

Até 13 de março no link: https://forms.gle/JoKQE5yeZzB3dtPK7

 

 


Resultado da Habilitação de Catadores para Coleta Seletiva do Campus Arraial do Cabo - NOVO

 

A DIRETORIA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – IFRJ, torna público, por meio da Comissão Permanente de Coleta Seletiva Solidária, designada pela Portaria n° 089/2019, publicada em 11/04/2019, o RESULTADO DO PROCEDIMENTO DE HABILITAÇÃO DAS ASSOCIAÇOES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, a fim de efetuar a coleta dos resíduos recicláveis descartados no IFRJ – Campus Arraial do Cabo:

Resultado

 

Atividade para a Campanha do Setembro Amarelo

 

 

Habilitação de Catadores para Coleta Seletiva do Campus Arraial do Cabo

 

A DIRETORIA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – IFRJ, torna público, por meio da Comissão Permanente de Coleta Seletiva Solidária, designada pela Portaria n° 089/2019, publicada em 11/04/2019, que realizará PROCEDIMENTO DE HABILITAÇÃO DAS ASSOCIAÇOES E/OU COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, a fim de efetuar a coleta dos resíduos recicláveis descartados no IFRJ – Campus Arraial do Cabo, localizado no endereço: Rua José Pinto de Macedo s/no – RJ, em conformidade com o que determina o Decreto n° 5.940, de 2006, Resolução CONEMA 56 de 13/12/2013 e legislação correlata, bem como as demais exigências previstas neste Edital e seus Anexos.

 

 

Edital de Habilitação - 001 / 2019

 

Publicação no DOU de 19/09/2019

 

 


Campus Arraial do Cabo Presente no III CIEAE

 

Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade.

 

O III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade (CIEAE), realizado em Lisboa-Portugal, nos dias 15 a 17 de Julho de 2019, constitui-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de todo o mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. O Campus Arraial do Cabo do IFRJ teve dois trabalhos aprovados para apresentação no III CIEAE (abaixo).

1º trabalho – “Depressão: Vamos Conversar?”
Trata-se de um aplicativo que poderá ser utilizado para acessar informações sobre causas, sintomas e tratamento da depressão. A partir de pesquisas acerca do tema depressão, um grupo de alunos de Curso Técnico em Informática (Integrado), sob a orientação e supervisão da Profª Flávia Ernesto e do Psicólogo Henrique Silveira, desenvolveu um aplicativo (em fase de teste) voltado aos alunos do Campus Arraial do Cabo, como ferramenta que auxilia no enfrentamento à depressão.

 

Frederico Paiva (esq.) representando o grupo de alunos do IFRJ que desenvolveu o App “Depressão: Vamos Conversar?” e o Psicólogo do Campus Arraial do Cabo Henrique Silveira (dir.).

 

2º trabalho – “A Experiência de Alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um Projeto de Pesquisa em Psicologia Sobre Aprendizagem na Adolescência”.

O segundo tema apresentado no III CIEAE foi a partir de uma pesquisa realizada no Campus Arraial do Cabo pelo Psicólogo Henrique Silveira e que incluiu a participação de dois alunos contemplados com bolsa do Projeto “Jovens Talentos” da FAPERJ.

Os resultados permitiram apresentar um mapeamento sobre quais disciplinas de Psicologia os docentes do campus tiveram acesso em sua formação e identificar percepções dos profissionais quanto à necessidade e importância atribuída por eles ao uso da Psicologia como ciência para a sua prática com adolescentes.

 

João Vítor Peisini (dir.) representando os alunos do IFRJ contemplados com o Programa “Jovens Talentos” da FAPERJ, participantes deste Projeto de Pesquisa.

 

 


Servidor do Campus Arraial do Cabo defende Mestrado no IFF

 

No dia 04 de junho de 2019, o servidor Ronaldo Efigênio de Oliveira, assistente social do Campus Arraial do Cabo, concluiu a dissertação Evasão escolar no Campus Arraial do Cabo – IFRJ: uma análise do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, sendo a segunda defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da primeira turma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

 

Figura 1. Defesa da dissertação.

 

A banca foi composta pelo orientador do trabalho, o Prof. Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira, pelo membro avaliador externo, o Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho, e pelo membro avaliador interno, a Profa. Dra. Aline Couto da Costa.

 

Figura 2. Membros da banca.

 

O Prof. Dr. Rafael Guimarães Botelho, Coordenador de Pesquisa do Campus Arraial do Cabo, salienta:

“Trata-se do primeiro trabalho circunstanciado e científico sobre Evasão Escolar no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo. O Ronaldo Efigênio fez uma apresentação irretocável, a dissertação está bem embasada, incluindo autores nacionais que são referências na área da evasão escolar. Os resultados são de grande valor acadêmico e profissional, com relatos valedouros de ex-alunos/as que, infelizmente, não puderam concluir o curso, mas que, mesmo evadidos, retornaram e ofereceram maiúscula contribuição à instituição por meio deste precioso feedback. Como resultado final, foi atribuído o conceito máximo (10,0) à dissertação. Na condição de Coordenador de Pesquisa, fiquei muito satisfeito em ter contribuído com este trabalho em diferentes etapas. Não posso deixar de agradecer ao Ronaldo e, igualmente, sou extremamente grato aos ex-alunos/as que participaram do estudo, muitos, inclusive, foram alunos/as dedicados e brilhantes na minha disciplina (Educação Física).”

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS