Comunicado de 16 de dezembro, atualizado em 28 de dezembro

A Reunião Geral ocorrida em 15 de dezembro de 2020 decidiu pelo retorno das atividades letivas em 17 de Dezembro. Ficou definido:

17/12 a 23 /12 todos os professores podem fazer encontros síncronos  - atividades de revisão e acolhimento

28 a 30/12 - Apenas atividades assíncronas

A partir de 11/1/2020 - permitidas as avaliações.

Encerramento do semestre - 24 / 02 / 2021

Também ficou definido que os docentes que acharem necessário podem agendar, junto às turmas e Coordenação de Curso, horários extras de aula aos sábados ou em tempos vagos que as turmas, por ventura, tenham. Esse agendamento deverá estar de acordo com o regulamento de APNP´s, no que se refere à Carga horária e tempo máximo de tela.

Os calendários podem ser encontrados AQUI

Início do próximo semestre, incluindo alunos novos: 22 de março de 2021

Reunião com pais e alunos que ingressarão no próximo semestre: A definir, em Janeiro

Comunicado de 13 de novembro

À Comunidade do campus Duque de Caxias

A partir do que foi discutido na Reunião Geral do campus Duque de Caxias realizada no último dia 10 de novembro, viemos resumir os encaminhamentos. Pedimos uma leitura atenta de todo o texto, já que importantes informações estão nele contidas. Solicito também ampla divulgação deste texto a todos os alunos e responsáveis.

1) Fica mantida a decisão de não haver atividades curriculares enquanto não houver entrega da primeira chamada dos tablet, com exceção das turmas do último período de todos os cursos técnicos (ver item 6).

2) A previsão de entrega da primeira chamadas dos Tablets ao campus é até 27 de novembro. Assim que o campus receber, será feita a distribuição. Caso não ocorra essa entrega, o campus buscará realizar um pagamento de uma bolsa auxílio de R$600,00 para que os alunos possam adquirir seus tablets. Temos consciência que o valor é baixo, mas se trata de uma alternativa caso não haja a entrega dos Tablets.

3) Tendo em vista as semanas de suspensão de atividades devido à falta do auxílio conectividade, o calendário acadêmico 2020.1 foi prorrogado até o dia 24 de fevereiro. Os horários de todos os cursos estão disponíveis no site https://portal.ifrj.edu.br/duque-de-caxias/horarios-20201

Observem que os horários estão dia a dia, de modo a facilitar a organização dos estudos. Adquiram o hábito de acessar com frequência o horário, que será atualizado na medida em que for necessário.

4) Assim que estiverem disponíveis oficialmente, os calendários (técnico e graduação) serão colocados na página principal do site do nosso campus https://portal.ifrj.edu.br/duque-de-caxias.

5) Para todos os alunos, menos os do último período dos cursos técnicos. Ficou decidido que as próximas duas  semanas, entre 16 e 28 de novembro serão utilizadas para acolhimento e  capacitação dos alunos pelos professores nas plataformas a serem utilizadas  . Os professores entrarão em contato para indicar o que será realizado nesses dias e em que plataforma. As atividades de acolhimento serão realizadas nos horários das disciplinas (ver item 3), então os estudantes devem ficar atentos à comunicação dos seus professores.

Este acolhimento deve ser usado exclusivamente para atividades extracurriculares e capacitação nas plataformas, sendo vedada revisão, conteúdo curricular e, muito menos, avaliação.  As atividades de acolhimento serão repetidas para os alunos que estiverem sem acesso devido à não entrega do tablet.

6) Para todos os alunos que estão no último período, de todos os cursos técnicos. Ficou decidido que apenas a próxima semana, entre 16 e 21 de novembro será utilizada para acolhimento e capacitação dos alunos pelos professores nas plataformas a serem utilizadas, de modo igual ao indicado no item 5. A diferença é que na semana do dia 23 de novembro iniciarão as atividades curriculares. Aos alunos concluintes da graduação, lembramos o EXAPE poderá ser utilizado em casos específicos.

7) Para os alunos que ingressarão em 2020.2, o início das aulas foi adiado para 22 de março. Pretendemos ,em dezembro, fazer uma reunião com esses alunos e responsáveis. Temos consciência de todos os problemas que esse atraso pode acarretar, mas existe um planejamento para recuperar aos poucos esse atraso, de modo que a data de conclusão do curso será a mesma prevista inicialmente.

8) Fiquem atentos aos emails das turmas, redes sociais e site do campus para se manterem informados sobre as últimas decisões. Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar a um professor, ao seu coordenador, CoTP ou Diretor de Ensino.

Rafael Berrelho Bernini
Direção de Ensino