O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações, promovida pela Capes, que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
O projeto da Residência pedagógica, Edital Capes 06/2018, contemplou o curso de graduação em Licenciatura em Química do IFRJ-CDuC e teve como objetivo incentivar os licenciandos em química para a prática da docência e contribuir com a sua formação profissional a partir da inserção do aluno no cotidiano escolar. Foram três escolas participantes: Colégio Estadual Cora Coralina, Colégio Estadual Professora Sandra Maria Santos de Souza e Colégio Estadual Gregório Bezerra.
As fotos abaixo ilustram algumas atividades realizadas pelos residentes nas escolas participantes.