Logo IFRJ

Questionários de Governança - TCU

               

            Os Questionários aplicados pelo Tribunal de Contas da União (TCU ) a todos os órgãos federais ocorre desde 2007, quando não existia um documento unificado e a cada ano um questionário com diferente temática era aplicado, a partir de 2017 o TCU passa a unificar esse levantamento com o Levantamento de Governança e Gestão Públicas.
            O objetivo é mapear os pontos que precisam de maior estruturação e medir a evolução dos índices de governança e gestão. Através dos resultados o TCU edita acórdãos com orientações e estimula a adoção de boas práticas de governança e gestão, o que serve como um norte para que as entidades possam aprimorar sua capacidade de entregar resultados.

           O aperfeiçoamento de tais mecanismos tem o potencial de provocar a melhoria da eficiência e eficácia da Administração Pública. Os resultados apontam para uma melhoria, de um modo geral, nos níveis de capacidade em governança e gestão nos quais os órgãos se encontram. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a Administração Pública Federal atinja um estágio satisfatório em governança e gestão. Cabe a cada órgão cumprir o seu papel e entregar seus serviços com uma qualidade cada vez mais elevada.

      O Núcleo de Governança utiliza os resultados em Governança Pública como norteadores para a elevação do estágio em governança e gestão que se encontra o IFRJ. Mas onde o IFRJ está posicionado? O que tem melhorado nos resultados do Instituto Federal do Rio de Janeiro? Quais pontos precisam de atenção?

            O gráfico abaixo apresenta os últimos dois anos, onde os resultados em Governança Pública foram consolidados em 8 índices.

             

Gráfico 1 - Evolução em Governança Pública do IFRJ

 

            Nos anos anteriores, não havia consolidação dos índices em Governança Pública. Em cada ano era levantado um índice diferente e o conteúdo da pesquisa também divergia dos dois últimos anos. Por esse motivo foram apresentados apenas os últimos dois anos de apuração. Os dados detalhados podem ser acessados nos links abaixo que contêm os resultados dos questionários respondidos pelo IFRJ.

 

Questionário 2012

Questionário 2013

Questionário 2014

Questionário 2016

Questionário 2017

Questionário 2018

Questionário 2021

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS