Avaliar é um processo, que deve ser entendido não só do ponto de vista do rendimento do aluno como também da prática educativa do professor. Assim, o processo avaliativo se faz necessário tanto para o aluno quanto para o professor, pois ao avaliar o rendimento de seus alunos, ele também terá informações sobre o desempenho do seu próprio trabalho, e assim saberá quais atitudes precisam ser tomadas, uma vez que sua atuação fará toda diferença.
A avaliação deve ser variada e formativa, bem como possibilitar o diagnóstico qualitativo da participação e do desempenho dos estudantes frente aos objetivos de aprendizagem previstos, sendo o resultado devidamente registrado no Sigaa.
Para o planejamento das atividades avaliativas não presenciais, devem-se considerar, também, as especificidades dos estudantes e a integração curricular, a fim de que se promova a articulação entre os conhecimentos efetivamente trabalhados pelos diferentes componentes, considerando-se o contexto do distanciamento social.
Recomenda-se utilizar práticas avaliativas interdisciplinares e diversificadas (pesquisa, lista de exercícios, debate em fóruns, resenha, resumo, diário de bordo, mapa conceitual etc.), evitando-se a prova escrita como instrumento de avaliação de aprendizagem.
No contexto das APNPs e da própria pandemia em si, cabe ao docente compreender que todo esse contexto e seus efeitos interferem no processo avaliativo do estudante. Dessa forma não haverá retenções ou reprovações enquanto durar o desenvolvimento das APNPs nos cursos do IFRJ, bem como as avaliações só poderão ocorrer após 21 dias do início das APNPs no curso. Por fim. para o cálculo da média final do estudante, apenas as maiores notas nas avaliações contabilizarão, a fim de registro. O número de notas a ser contabilizado será definido pelos Colegiados de Curso, desde que abaixo do máximo estabelecido de avaliações por unidade curricular.