Logo IFRJ

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências
Informações Gerais / General Information: 

Público Alvo: O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências é dirigido aos licenciados nas áreas de ciências da natureza e afins, bem como aos profissionais não licenciados, todos portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou ensino superior) ou não-formal, e que estejam envolvidos em ações e projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências.

Coordenador do Programa: Profª. Drª. Giselle Rôças de Souza Fonseca

E-mail: giselle.rocas@ifrj.edu.br

Vice-Coordenador do Programa: Profª. Drª. Denise Leal de Castro

E-mail: denise.castro@ifrj.edu.br

Local: Rua Coronel Délio Menezes Porto, 1045, Centro, Nilópolis /RJ CEP 26530-060

Contatos: Telefone: (21) 3236-1817; E-mail: spg.cnil@ifrj.edu.br

Horário: As atividades de aula e reuniões dos grupos de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências ocorrerão as quintas e sextas-feiras, nos turnos diurnos (manhã e tarde). Um terceiro dia na semana será exigido para que as demais atividades acadêmicas (aulas, grupos de pesquisa, reuniões, orientação, etc) possam ocorrer.

Portaria de Regulamentação do Curso: Portaria Nº 1.296, de 31 de dezembro de 2013 - DOU de 02 de janeiro de 2014 -Parecer CNE/CES Nº 217/2013 (pag. 4) ; Resolução do Conselho Superior do IFRJ, Nº 21 de 15 de julho de 2015

 

Processo Seletivo / Selection Process : 

 Processo seletivo 2016- Clique aqui

Linhas de Projetos / Research Lines: 

Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores de Ciências

Discute a formação inicial e continuada de professores de ciências, a partir da análise curricular e histórica bem como os processos de divulgação e popularização da ciência envolvidos nesse processo de formação dos professores.

Projetos de Pesquisa associados:

1.1 - A divulgação científica na formação de professores de ciências: Investiga a presença do ensino de ciências desenvolvido nos espaços formais e não formais, especialmente os Centros de Ciências e Museus, dedicando-se aos processos de elaboração e divulgação do conhecimento científico, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.

1.2 - Formação de professores de ensino de ciências: Investiga as ações de ensino de ciências desenvolvidas nos espaços formais de ensino, analisando aspectos referentes à formação inicial e continuada dos professores de ciências.

 

Linha de Pesquisa 2: Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade

Reflete os desafios atuais do Ensino de Ciências, discutindo tanto a teorização e aplicação na Educação Básica e Ensino Superior, quanto os conteúdos que o circunscreve: o trabalho docente; as novas fronteiras e desenvolvimento de pesquisas e teorias; a utilização de novos procedimentos e tecnologias; as novas práticas pedagógicas; as políticas públicas; os elementos sobre inclusão e exclusão; a inter e transdisciplinaridade; os desafios sociológicos, filosóficos e epistemológicos.

Projetos de Pesquisa associados:

2.1 - Aspectos Inovadores do ensino de ciências: Investiga os aspectos mais recentes e potencialmente inovadores em Ensino de Ciências. Procura os conteúdos de ponta realizados na área de Ciências com a intenção de refleti-los no Ensino e na Aprendizagem em Ciências, como também em relação às políticas públicas.

2.2 - História, Filosofia e Sociologia da Ciência: Investiga as relações existentes entre as Ciências Humanas e Filosofia com a área de Ciências, principalmente no aspecto educacional, mas também em relação ao conteúdo interdisciplinar e suas implicações epistemológicas. Considera tanto o processo histórico dessa relação quanto os desafios da contemporaneidade.

Disciplinas / Disciplines: 

As disciplinas do PROPEC estão organizadas em três categorias (obrigatória, eletiva e optativa) que se distribuem no núcleo comum de ensino de ciências ou no núcleo específico de ensino de ciências, além das disciplinas do núcleo de pesquisa e extensão para desenvolvimento da dissertação de mestrado.

No Quadro 1 a seguir, apresentam-se os totais mínimos de créditos a serem cursados de acordo com o curso e a situação das disciplinas.

Quadro 1: Totais de créditos para o curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências.

CURSO

TOTAL MÍNIMO DE CRÉDITOS

CRÉDITO

 

MA

8 disciplinas obrigatórias, excetuando-se Dissertação de Mestrado I, II e III

16

2 disciplinas eletivas, 2 entre as oferecidas como “Eletiva I” e 2 entre as “Eletivas II”

4

3 disciplinas optativas, excetuando-se Dissertação de Mestrado IV

6

Dissertação de Mestrado I, II e III

9

TOTAL DE CRÉDITOS DO MESTRADO ACADÊMICO

35

Quadro 2: Disciplinas do núcleo comum: situação e quantidade de créditos.

DISCIPLINA

NÚCLEO

SITUAÇÃO

CRÉDITO

Conceitos fundamentais de ensino de ciências

Comum

Obrigatória

2

Formação de professores de ciências

Comum

Obrigatória

2

Metodologia da pesquisa

Comum

Obrigatória

2

Educação em Ciências, Humanidades e Tecnologias

Comum

Obrigatória

2

Laboratório de Educação em Ciências

Comum

Obrigatória

2

Políticas educacionais

Comum

Optativa

2

Ciência, tecnologia e sociedade

Comum

Optativa

2

Sociologia do conhecimento científico

Comum

Optativa

2

Teorias Sobre a Aprendizagem em Ciências

Comum

Optativa

2

Ciências: debates éticos, históricos e epistemológicos

Comum

Eletiva I

2

Ética, Educação e Sociedade

Comum

Eletiva I

2

 Quadro 3: Disciplinas do núcleo Específico: situação e quantidade de créditos.

DISCIPLINA

NÚCLEO

SITUAÇÃO

CRÉDITO

Debates conceituais no ensino de física

Específico

Obrigatória

2

Debates conceituais no ensino de química

Específico

Obrigatória

2

Debates conceituais em educação ambiental

Específico

Obrigatória

2

Currículo e programas do ensino de ciências

Específico

Optativa

2

Divulgação Científica

Específico

Optativa

2

Estudos Avançados em Ensino de Química

Específico

Eletiva II

2

Estudos Avançados em Ensino de Física

Específico

Eletiva II

2

Estudos Avançados em Educação Ambiental e Saúde

Específico

Eletiva II

2

Quadro 4: Disciplinas do núcleo Pesquisa e Extensão: situação e quantidade de créditos.

DISCIPLINA

NÚCLEO

SITUAÇÃO

CRÉDITO

Dissertação de Mestrado I

Pesquisa e Extensão

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado II

Pesquisa e Extensão

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado III

Pesquisa e Extensão

Obrigatória

3

Dissertação de Mestrado IV

Pesquisa e Extensão

Optativa

0

 

Corpo Docente / Teaching Staff: 

Docentes – PROPEC

MESTRADO ACADÊMICO

 

Permanentes

 

Doutora em Educação, pela UFRJ em 1998

Graduada em Física, pela UFRJ em 1981

Alcina Maria Testa Braz da Silva alcina.silva@cefet-rj.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789832A4

 

Doutor em Educação, pela PUC-Rio em 2006

Graduado em Ciências Sociais, pela UFF em 1996

Alexandre Maia do Bomfim alexandre.bomfim@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799136J6

 

Doutora em Química Orgânica, pela UFRRJ em 2000

Graduada em Ciências (Licenciatura), pela UFRRJ em 1989

Denise Leal de Castro deinse.castro@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796039A4

 

Doutora em Antropologia Social, pela UFRJ / Museu Nacional em 2003

Graduada em Ciências Sociais (Bacharel), pela UFRJ em 1987

Eline Deccache Maia eline.maia@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785841Z6

 

Doutora em Educação, pela UERJ em 2006

Graduada em Ciências Sociais, pela UFF em 1982

Flavia Monteiro de Barros Araújo fmbaraujo@hotmail.com

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761139P9

 

Doutora em Ecologia, pela UFRJ em 2004

Graduada em Ciências Biológicas, pela UFRJ em 1995

Giselle Rôças de Souza Fonseca giselle.rocas@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792252D7

 

Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica), pela UFRJ em 2014

Graduada em Licenciatura em Física, pela UFRRJ em 2004

Grazielle Rodrigues Pereira grazielle.pereira@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ensino de ciências

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718710D7

 

 D.Sc. em Química, pelo IME em 1999

Graduado em Químico Industrial, pela UFF em 1990

Jorge Cardoso Messeder jorge.messeder@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708023P9

 

 Doutor em Educação em Ciências e Saúde, pela UFRJ em 2013

Graduado em Física (Licenciatura), pela UFRJ em 2000

Marcus Vinicius da Silva Pereira marcus.pereira@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

 Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768439Y1

 

Doutora em Educação em Ciências e Saúde, pela UFRJ em 2013

Graduada em Ciências Biológicas, pela USU em 1979

Maria Cristina do Amaral Moreira maria.amaral@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756167U0

 

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ em 2003

Graduada em Zootecnia , pela UFRRJ em 1988

Maylta Brandão dos Anjos maylta.anjos@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723606H2

 

Doutora em Ciências – Educação, Difusão e Gestão em Biociências, pela UFRJ em 2005

Graduada em Ciências Biológicas, pela UFRJ em 1998

Valéria da Silva Vieira valeria.vieira@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795127J9

 

Doutor em Ciências Físicas, pelo CBPF em 2000

Graduado em Física, pela UFF em 1993

Vitor Luiz Bastos de Jesus vitor.jesus@ifrj.edu.br

Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721792E6

 

 

Colaboradores

 

D.Sc. em Física, pelo CBPF em 2003

Graduado em Física (Licenciatura), pela UERJ em 2001

Alexandre Lopes de Oliveira alexandre.oliveira@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790490D2

 

Doutor em Ciências, pela FIOCRUZ em 2012

Graduado em Farmácia, pela UFRJ em 1992

Anderson Domingues Corrêa anderson.correa@ifrj.edu.br

Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Reflexões sobre o ensino de ciências na Contemporaneidade

Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799668J6

Dissertações / Teses / Produtos Finais // Dissertations / Theses / Final Products: 

Dissertações defendidas em 2018

Título: UM PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES (2011-2015) DA ÁREA DE ENSINO

Autor(a): Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo

Orientador(a): Profª. Dra. Giselle Rôças de Souza Fonseca

 

Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA PROMOVIDO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: Quais as tendências da pesquisa acadêmica relatadas nos artigos científicos? 

Autor(a): Camila de Fatima Sant’Ana  

Orientador(a): Profª Drª Denise Leal de Castro 

 

Título: EDUCAÇÃO E JUSTIÇA AMBIENTAL NA BAIXADA FLUMINENSE: a Educação Ambiental Crítica-Participativa no ambiente escolar e os desafios à participação

Autor(a): Joel Costa de Andrade

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

 

Título: O FILME COMO COMPONENTE DE UM ORGANIZADOR AVANÇADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Osmose Jones e o ensino de ciências e saúde

Autor(a): Lucas Vailante Teles

Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa

 

Título: O CURRÍCULO DO PROFESSOR, E O PROFESSOR DO CURRÍCULO: reflexões sobre formação e práticas de desenvolvimento curricular de professores de física.

Autor(a):Luiz Felipe Machado de Sant'anna Neto

Orientador(a): Profª. Dra. Flávia Monteiro de Barros Araújo

 

Título: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Abordando o uso de antibióticos para a Educação em Saúde

Autor(a): Monique Thérèze Schulz Fontoura

Orientador(a): Profª. Dra. Eline Deccache-Maia

 

Título: ASTROBIOLOGIA: um tema integrador para o Ensino de Ciências

Autor(a): Sheila Freitas Gomes

Orientador(a): Profª. Drª. Valéria da Silva Vieira

Coorientador: Prof. Dr. Eduardo Seperuelo Duarte

 

Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA TECNOLOGIA PELOS ALUNOS DA  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor(a): Simone Caires Nascimento

Orientador(a): Prof.ª Drª. Alcina Maria Testa Braz da Silva

 

Título: PRÁTICA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: uma interlocução com encontros e simpósios em ensino de ciências

Autor(a):Suellen Cristine Isidoro Ribeiro

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira

 

 

Dissertações defendidas em 2017

Título: MODELO FORMATIVO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DA UNIPAMPA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS DISCURSOS DE SEUS DOCENTES

Autor(a): Juliana Teixeira Jesus Ramos

Orientador(a): Prof. Drª Alcina Maria Testa Braz da Silva

 

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM TRILHAS ECOLÓGICAS COM ALUNOS DO IFRJ CAMPUS PINHEIRAL: reflexões, possibilidades e experiências

Autor(a): Lívia Puello de Barros Gil 

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

 

Título: O USO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: o papel do Youtubepara estudantes do ensino médio

Autor(a): Marcelo José da Silva 

Orientador(a):Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira 

 

TítuloO DESAFIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DOS SURDOS.

Autor(a): Mariana Nogueira da Motta

Orientador(a): Profª. Drª. Eline Deccache-Maia

 

Título: A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PROMOVER A  CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE PELOS AGENTES DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ

Autor(a): Priscilla Dévaud

Orientador(a): Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa

 

Título: AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autor(a): Raquel Angélica Andrade Corrêa de Albuquerque

Orientador(a):  Prof.ª Drª. Maria Cristina do Amaral Moreira

 

 

Dissertações defendidas em 2016

TítuloDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU MULTIDISCIPLINAR? AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENSINO DAS CIÊNCIAS PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autor(a): ROSÂNGELA MARIA GONÇALVES

Orientador(a):  Profa. Dra. Alcina Maria Testa Braz da Silva

 

Título: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS LICENCIADOS EM QUÍMICA DO IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS

Autor: Danielle Silva Lima Malaquias

Orientador(a):  Profª. Drª. Sheila Pressentin Cardoso

 

Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL “PARA INGLÊS VER”: como um projeto de educação ambiental se realiza (ou não se realiza) diante de desafios sociopolíticos

Autor: Flavia Bispo de Almeida

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

 

Título: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: percepções de estudantes sobre o Porto do Açu na região Norte Fluminense

Autor: Leandro Barbosa Campos

Orientador(a): Profa. Dra. Verônica Pimenta Velloso

 

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Um olhar a partir dos docentes de uma escola da Baixada Fluminense

Autor: Maria José Machado Costa

Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira

 

Título: ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma análise qualitativa no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Duque de Caxias

Autor: Rosane Cordeiro Guedes

Orientador(a): Profª Drª Denise Leal de Castro

 

Título: FILMES COMERCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar docente nas aulas de Ciências e Biologia

Autor: VIVIANE LOUREIRO JORGE

Orientador(a): Profa. Dra. Verônica Pimenta Velloso

 

Título: CURRÍCULO, EPISTEMOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: uma abordagem histórico social

Autor(a): Carolina Luiza de Castro da Silva

Orientador(a):  Profª. Drª. Flávia Monteiro de Barros Araújo

Co-orientadora: Profª. Drª. Verônica Pimenta Velloso

 

Título: UMA ANÁLISE DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor(a): Mariana dos Santos Ribeiro Alves

Orientador(a): Profª. Drª. Maylta Brandão dos Anjos

 

Título: PENSANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DE FRAGMENTOS DO DISCURSO PRESENTES NAS MEMÓRIAS SOCIAIS DE UMA CATADORA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Autor(a): Rodrigo dos Passos Faria

Orientador(a):  Profª. Dra. Giselle Rôças

Co-orientadora: Profª. Dra. Luiza Oliveira

 

Título: A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: o ensino interdisciplinar por meio de um jogo educativo

Autor(a): Shirley Lima de Azevedo Neta

Orientador(a):  Profª. Drª Denise Leal de Castro

 

Título: PROPAGANDAS TELEVISIVAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: CONCEPÇÕES, INVESTIGAÇÕES E PRÁTICAS NA LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autor(a): Taysa da Silveira Chrysostomo

Orientador(a):  Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder

 

Título: FILOSOFIA DA PRÁXIS: UM ESTUDO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NAS CIÊNCIAS NATURAIS

Autor(a): Valéria da Silva Lima

Orientador(a):  Profª. Drª. Maylta Brandão dos Anjos

 

 

Eventos / Events: 

Em construção

Normas do Curso / Course Rules: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO