Logo IFRJ

Programas de Inovação

PROPPI fomenta, por meio de seus programas institucionais, projetos de Inovação Tecnológica e Inovação Social. Entende-se por Inovação Tecnológica projetos de pesquisa aplicada elaborados com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, industrial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos com potencial de impacto econômico ou social. Por sua vez, a Inovação Social trata de projetos de inovação no contexto de processos, produtos e serviços que considerem políticas públicas voltadas a demandas vinculadas ao desenvolvimento de soluções para as camadas da população mais pobres e segmentos sociais excluídos.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI), a cada ano, mais estudantes são envolvidos em projetos de inovação tecnológica e inovação social. Essa experiência tem sido um diferencial para a disseminação da cultura de inovação no IFRJ. Nesses programas, estudantes são selecionados e indicados pelos orientadores, os quais submetem projetos aos respectivos editais, e têm vigência de até 12 meses, com período de submissão divulgado no site institucional em editais integrados. As bolsas PIBITI são provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do IFRJ, e a bolsa PIBITI Jr, exclusivamente do IFRJ. Dentre os compromissos dos estudantes bolsistas, destaca-se a participação na Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) e Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação (Fórum ITE), eventos que têm sido uma forma de divulgar os resultados dos projetos de pesquisa e de inovação aos quais se vinculam os estudantes de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) congrega duas modalidades de bolsa. Clique aqui para mais informações sobre o processo de seleção do PIBITI.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): visa fortalecer a capacidade tecnológica e inovadora entre estudantes de graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos, ao estimular sua participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do IFRJ. Os bolsistas PIBITI se comprometerão com uma carga horária semanal de 20 horas.
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI Jr): visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de educação profissional técnica de nível médio que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade tecnológica e inovadora, ao estimular sua participação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do IFRJ. Os bolsistas PIBITI Jr se comprometerão com uma carga horária semanal de 20 horas.

Programa Institucional Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI) tem como objetivo regularizar as atividades de projetos envolvendo estudantes voluntários de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, vinculados a projetos desenvolvidos nos campi do IFRJ por pesquisadores da instituição. Clique aqui para mais informações sobre o processo de seleção do PIVITI.

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À INOVAÇÃO (PROINOVA) 

Programa Institucional de Incentivo à Inovação (PROINOVA) é uma iniciativa de fomento à pesquisas com viés inovador que objetiva incentivar a inovação no IFRJ em seu sentido amplo e, com isso, elevar o quantitativo de pedidos de patentes, registro de programas de computador, topografia de circuitos integrados, desenhos industriais e indicações geográficas junto ao INPI e/ou órgãos competentes, por meio da concessão de auxílio financeiro anual, de despesa e custeio, diretamente ao servidor pesquisador. Clique aqui para mais informações sobre o processo de seleção do PROINOVA.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS