Logo IFRJ

Convênios, Acordos e Parcerias

Na atual economia do conhecimento, é consenso dizer que inovação é chave para o sucesso de empresas e é fundamental para o desenvolvimento econômico de um país. Mas o que é inovação? Segundo o Marco Legal da Inovação (Lei 10.973/2004 e 13.243/2016), inovação é a “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”. Os Institutos Federais (IF) têm um papel crucial na política de inovação brasileira pois tem como finalidade, instituída por lei, a educação profissional e tecnológica para a geração de soluções técnicas e tecnológicas adaptadas às peculiaridades regionais e o estímulo à pesquisa aplicada.

A Resolução do Conselho Superior do IFRJ (ConSup/IFRJ) nº 25/2018 aprovou a participação de Fundação de Apoio na administração financeira de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão, que oferece flexibilidade e segurança na coordenação de projetos, pois os recursos são direcionados diretamente na pesquisa. Enquanto não possui uma fundação própria, o IFRJ já é autorizado junto aos devidos órgãos e credenciado em uma fundação - a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC) - por meio da Resolução ConSup/IFRJ nº 12/2018, para operacionalizar incubadoras de empresas, parques tecnológicos, pólos tecnológicos, extensões tecnológicas, núcleos de inovação tecnológica, agências de inovação, empresas juniores, hotéis tecnológicos e demais projetos relacionados a ensino, pesquisa e extensão no âmbito do IFRJ. Trata-se de um grande passo para concretização de acordos com o setor produtivo, ou mesmo entes públicos, que envolvam entrada de recursos. Com isso, é possível concretizar acordos e projetos que antes não podiam ser viabilizados, aproximando o IFRJ do setor produtivo e o tornando protagonista no ecossistema de inovação do Rio de Janeiro e do Brasil.

Para sair a campo em busca parceiros, o IFRJ possui um sistema de exposição de suas tecnologias e competências - o Portal Integra e a Vitrine Tecnológica - dando visibilidade ao que é produzido no IFRJ.

 

PARCERIAS

Parte das oportunidades identificadas nas atividades de prospecção é formalizada por meio de parcerias institucionais com foco em inovação, com ou sem repasse de recursos. O instrumento de formalização costuma ser um Acordo de Cooperação Técnica entre as partes, mas também podem ser resultantes da participação do IFRJ em editais publicados por ICTs e empresas com foco em inovação e empreendedorismo. Também incluem-se como resultados da prospecção parcerias estabelecidas sem a necessidade de formalização de Acordo de Cooperação, na maioria das vezes envolvendo apoio de divulgação de programas de inovação e empreendedorismo promovidos por ICTs e outras organizações externas.

Parcerias estabelecidas

  • Instituto Senai de Inovação (ISI) de Biossintéticos e Fibras/SENAI CETIQT, Polimex Bioplásticos e IFRJ: Acordo de Cooperação Técnica envolvendo 400 horas técnicas como contrapartida econômica do IFRJ, oferecidas por voluntariamente por 5 pesquisadores do IFRJ e contabilizada com o valor estimado de R$ 100mil. Objetivo: Orientação técnica para o projeto de P,D&I da startup Polimex Bioplásticos, 1ª spin-off do IFRJ, formada por alunos e ex-alunos do Campus Rio de Janeiro. Para saber mais: https://portal.ifrj.edu.br/startup-polimex-bioplasticos-e-aprovada-edital-inovacao-industria e https://portal.ifrj.edu.br/kick-off-marca-inicio-novo-voo-polimex.
  • Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, o campus RJ e Polimex Bioplásticos: Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de projetos de P,D&I sobre embalagens alimentícias com bioplásticos.
  • Programa ElaEmpoder@: Apoio institucional na divulgação e mentoria do programa de aceleração promovido pela Softex Nacional; apoio às 5 startups do IFRJ classificadas formadas por alunos e docentes do IFRJ dos campi Realengo, Nilópolis e Engenheiro Paulo de Frontin. O programa promoveu a captação de um total e R$ 13mil em bolsas CNPq DTI de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, recebidos pela startup Syprex classificada para as duas etapas finais. Para saber mais: https://elaempodera.softex.br.
  • Fábrica de Startups: Apoio institucional na divulgação nos desafios empresariais. Link: https://www.fabricadestartups.com.br.

 

PARA SABER MAIS

Politica de Inovação do IFRJ

Resolução ConSup/IFRJ nº 35/2018 - Normatiza o fluxo para a realização de convênios entre o IFRJ e instituições públicas ou privadas.

Convênios, acordos e parcerias firmados

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS