Logo IFRJ

Empreendedorismo

O empreendedorismo pode ser definido como a disposição para identificar problemas e oportunidades, investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de promover mudanças positivas na sociedade. Já o chamado empreendedorismo inovador refere-se ao processo do empreendedorismo que busca a desconstrução de produtos, serviços ou processos de produção existentes, com a proposição de substituição por novos, trazendo inovação e/ou desenvolvimento de inovações disruptivas, novas e vislumbrando novos horizontes tecnológicos para sociedade.

A Agência de Inovação tem como uma de suas atribuições apoiar difusão da cultura empreendedora no IFRJ, estimulando a geração de empreendimentos tecnológicos e sociais por seus servidores e discentes através de eixos básicos de ação, como definidos na Politica de inovação do IFRJ, entre os eixos principais o empreendedorismo está intimamente ligado as ações a seguir:

  • incentivo à criação de startups, spin-offs (startups oriundas de pesquisas desenvolvidas no IFRJ) e das chamadas empresas filhas do IFRJ (empresas criadas por egressos da instituição) com atividades baseadas em tecnologias, produtos, serviços ou processos inovadores;
  • apoio a oferta de serviços de pré-incubação e incubação de empreendimentos e empresas no IFRJ, através das incubadoras e programas de pre-incubação dos campi;
  • apoio á projetos de Pesquisa Aplicada com outras ICTs e empresas nos mais diversos setores;
  • apoio ao desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Ambientais, assim como ambientes promotores de projetos sociais com base na inovação social, incremental e fugral;
  • Promoção de palestras, workshops e capacitações para difusão da cultura empreendedora no âmbito do IFRJ.

 

AMBIENTES PROMOTORES DE INOVAÇÃO DO IFRJ

Incubadora Silício Fluminense

A Incubadora Silício Fluminense foi aprovada pela Resolução nº 04/2017 do Conselho Superior do IFRJ, sendo um projeto do campus Engenheiro Paulo de Frontin. Seu objetivo é a qualificação de startups ligadas ao eixo de informação e comunicação, em especial jogos digitais, através de programas de pre-incubação e incubação, permitindo a participação de empresas externas, com foco no setor de Tecnologia da Informação, e que atuem prioritariamente na produção de Jogos Digitais e atividades relacionadas à economia criativa.

A incubadora visa ainda apoiar a oferta de estágio aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação do IFRJ no campus Eng. Paulo de Frontin e, a partir de 2020, passou a integrar o ecossistema do Polo de Tecnologia da Informação de Eng. Paulo de Frontin, projeto da prefeitura do município cuja primeira atividade foi o apoio às 3 startups do IFRJ aprovadas no Programa StartupRio, de incubação de startups promovido pela FAPERJ, que também conta com o apoio da CGPEM de da Direção-Geral do campus no grupo de mentores que orientam às startups ao longo dos 2 anos de execução do programa, através do qual cada startup recebeu R$ 100 mil de fomento.

A Incubadora Silício Fluminense conta com profissionais técnicos administrativos e docentes do campus Eng. Paulo de Frontin, com expertise nas áreas de gestão, empreendedorismo, conteúdos audiovisuais, realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial, desenvolvimento de games e soluções web. Integra-se ainda à Incubadora Silício Fluminense, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Silício Fluminense que vem atuando na tríade Formação, Produção e Exibição através de cursos, oficinas, editais e cineclube. A proposta principal dos NPDs é fomentar a produção audiovisual regional, e faz isso através da cessão de espaço e equipamentos para produções audiovisuais (vídeos e jogos digitais).

 

ALGUMAS AÇÕES ESTRATÉGICAS

Programa Células Empreendedoras IF 2018

Promovido pela SETEC/MEC, envolvendo 6 Institutos Federais (IFRJ, IFG, IFRO, IFPB, IFPR e IFPE), consistiu de 7 etapas. No IFRJ, as atividades das etapas 1 (para capacitação de servidores) e 3 (maratona de design thinking para estudantes e servidores capacitados na fase 1) foram realizadas no Campus Paracambi, de 19 a 22 de junho de 2018, com vagas para 150 alunos e 40 servidores, além dos convidados representantes do ecossistema empreendedor local (empreendedores, aceleradoras, governo, etc). Cinco startups criadas por alunos do IFRJ foram classificadas na 1ª etapa e uma delas, a Polimex soluções em biopolímeros, criada por alunos de cursos de graduação do Campus Rio de Janeiro, seguiu na competição até a etapa final sendo premiada em 1º lugar nacional. O IFRJ também foi premiado com o 3º lugar nacional entre os mentores capacitados no Programa.

Notícias relacionadas:

https://portal.ifrj.edu.br/escolhidas-cinco-startups-representarao-sudeste-programa-celulas-empreendedoras

https://portal.ifrj.edu.br/maratona-celulas-empreendedoras-startups-comecam-fase-living-lab

https://portal.ifrj.edu.br/ifrj-se-classifica-programa-celulas-empreendedoras

https://portal.ifrj.edu.br/ifrj-conquista-primeiro-lugar-programa-celulas-empreendedoras

https://portal.ifrj.edu.br/conselho-superior-homenageia-startup-polimex

 

APOIO para Startup Polimex Bioplásticos

A Polimex Bioplásticos surgiu no Programa Células Empreendedoras IF 2018, e com sua premiação em 1º lugar nacional, combinadas às pesquisas realizadas em dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), a equipe de alunos motivou-se a formalizar a startup, com o objetivo de desenvolver novos materiais plásticos biodegradáveis a partir de biomassas e resíduos agroindustriais nacionais. A empresa tornou-se assim a primeira spin-off acadêmica do IFRJ. Com o apoio da DIRAGI, a Polimex buscou editais externos de fomento à startups em fase inicial, com aprovação em dois grandes editais de 2018: (i) ProinterBio – Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios de Alto Impacto em Bioeconomia, promovido pelo Sebrae-RJ; (ii) Inovação para a Indústria, promovido pelo sistema Senai, para incubação no Instituto Senai de Inovação (ISI) em Biossintéticos do SENAI-CETIQT, com o objetivo de desenvolvimento tecnológico e escalonamento da produção do principal produto proposto pela startup (o PNB, Produto Natural Biodegradável) e aporte total de R$ 1.135 mil para 2 anos de execução (2019-2021).

A Polimex também assinou um acordo de cooperação técnica com a DIRAGI para apoiar as ações de promoção a cultura empreendedora no IFRJ, além de serem co-inventores de 3 patentes depositadas pelo IFRJ. A CGPEM apoia a startup através de dois Grupos de Trabalhos de Mentores de alunos e ex-alunos, assim como em suas participações em premiações e eventos de empreendedorismo, como a Campus Party Brasil 2019 e o Desafio Henri Nestlé.

Em 2020, como parte deste acordo de cooperação, desenvolveu com o apoio da CGPEM e da CGCOM, o 1º curso virtual de capacitação empreendedora do IFRJ, “Caminhos do Empreendedorismo”. O curso foi oferecido 8 aulas, durante 8 semanas e contou 90 inscritos (estudantes e professores do IFRJ e da comunidade externa) e 36 concluintes.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS