ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
1. Objetivo geral
Munir os professores com um instrumental prático e teórico referente às novas tecnologias educacionais, com vistas a refletir sobre a educação a partir de uma lógica de “redes”, contribuindo e facilitando o desenvolvimento de dinâmicas mais colaborativas e participativas no campo da educação.
2. Objetivos específicos
- Promover um debate crítico acerca das transformações socioculturais promovidas pelas TICs;
- Analisar as demandas a que os alunos estão hoje expostos no exercício da cidadania e no ingresso e permanência no mercado de trabalho;
- Apresentar aos docentes novas tecnologias de educação, capacitando-os para seus diversos usos;
- Habilitar os docentes a criarem suas próprias ferramentas digitais, de modo a incentivar práticas pedagógicas autorais e inovadoras;
- Promover a pesquisa acadêmica, estimulando que os alunos vinculem-se às linhas e projetos de pesquisa do programa.
3. Dados gerais do curso
- Modalidade: O curso será oferecido na forma presencial com carga horária a distância, com estrutura curricular e itinerário de formação híbridos. A oferta acontecerá em dois semestres consecutivos, com 180 horas cada, sendo 90 horas de carga horária presencial e 90 horas de carga horária a distância.
- Total da carga horária: 360 horas
- Total de créditos: 24 créditos
- Regime do curso: semestral
- Horário das aulas: os encontros presenciais acontecerão aos sábados, nos turnos diurno (das 8h às 12:30h) e vespertino (das 13:30h às 18h), considerando o calendário acadêmico institucional. A carga horária a distância será ofertada em todos os componentes curriculares, utilizando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) institucional, que irá proporcionar a interação entre professores e estudantes por meio de atividades síncronas ou assíncronas.
- Total de semestres letivos: dois semestres para cursar disciplinas e mais um semestre para elaboração TCC e defesa.
- Duração mínima do curso: 12 meses, atendendo-se os seguintes pré-requisitos – aprovação nas disciplinas; desenvolvimento do TCC; e defesa do TCC, após conclusão das disciplinas, perante banca examinadora.
- Prorrogação do curso: o aluno fará jus da prorrogação mediante justificativa por escrito e aprovada pelo Colegiado do Curso. Esse recurso só pode ser utilizado uma vez pelo discente. O período de prorrogação será de até seis meses. Neste caso, o curso terá duração de até 24 meses, sem mais prorrogações.
4. Coordenação de curso
Coordenadora: Andrea Falcão
E-mail: edutec.cnit@ifrj.edu.br
5. Corpo docente
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Novas Tecnologias contará com docentes efetivos do Campus Niterói, além de professores de outros campi do IFRJ, integrantes do Grupo de Pesquisa Laboratório de Cultura Digital.
Uma vez que a especialização tem característica multidisciplinar, esses profissionais atuam em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Comunicação, Antropologia, Ciências Sociais, Engenharia de Sistema e Computação, Psicologia, Letras, Engenharia de Produção e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
6. Linhas de pesquisa
O curso de pós-graduação lato Sensu em Educação e Novas Tecnologias foi estruturado em duas linhas de pesquisa, em consonância com as já existentes no Laboratório de Cultura Digital grupo de pesquisa dos professores do IFRJ cadastrado no CNPQ, coordenado pelas professoras Milla Benício e Andréa Falcão; são elas:
LINHA 1: Educação e cidadania no contexto digital
LINHA 2: Processos e Práticas Culturais Contemporâneas – Linguagens Artísticas, Práticas Expressivas e Cultura Digital
7. Matriz curricular
Primeiro semestre - Disciplinas obrigatórias | |||
CÓD | Disciplina | CH - CRED | Professor(a) |
ENT01 | Sociedade, educação e tecnologia | 30 – 2C | Milla Benicio |
ENT02 | Tecnologias da Informação e Comunicação, Software Educacional e Ambientes Virtuais | 30 – 2C | Hélvio Jerônimo Junior |
ENT03 | Metodologia da pesquisa | 30 – 2C | Andrea Rizzotto Falcão |
ENT04 | Desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais | 30 – 2C | José Marcelo Velloso |
ENT05 | Teorias da aprendizagem no contexto digital | 30 – 2C | Etiane Araldi |
ENT06 | Construção de web sites e ambientes online de ensino | 30 – 2C | Hélvio Jerônimo Junior |
Segundo semestre - Disciplinas obrigatórias | |||
ENT07 | Recursos audiovisuais aplicados à educação | 30 – 2C | Giuliano Dajhjah Bonorandi |
ENT08 | Jogos didáticos | 30 – 2C | Felipe dos Santos Lima de Barros |
ENT09 | Incorporação das TICs na elaboração de aulas | 30 – 2C | Vanessa Moreno da Mota |
ENT10 | Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem | 30 – 2C | Andrea Rizzotto Falcão / Etiane Araldi |
ENT11 | Robótica educacional | 30 – 2C | José Marcelo Velloso |
ENT12 | Elaboração de projeto | 30 – 2C | Milla Benicio |
Terceiro semestre | |||
ENT01 | Trabalho de conclusão de curso I | - | - |