Laboratório de Análises de Gestão e Economia (LAGEC)

LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE GESTÃO E ECONOMIA (LAGEC)

Líderes: Bruno Gomes e Juliana Benicio

Esse grupo é composto por docentes, técnicos e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Niterói. São doutores, mestres e alunos em Administração, Informática, Economia, Engenharia de Produção, Direito, entre outros, capazes de criar pareceres e artigos de alto padrão técnico e reconhecimento social. Tais profissionais objetivam estudar as relações de gestão e economia do leste fluminense do Rio de Janeiro. Busca-se analisar as questões de gestão empresariais e públicas através das ferramentas administrativas, estatísticas, econômicas e jurídicas.

--------------------------------------------   LINHAS DE PESQUISA --------------------------------------------

A FORMAÇÃO DE AGRUPAMENTOS (CLUSTERS) NO LESTE FLUMINENSE

O objetivo da linha é analisar como acontece a pendularidade dos trabalhadores do leste fluminense; verificar a existência de clusters na região em prol de serviços específicos como saúde, educação e transportes; visualizar como o fator distância influência no atendimento dos serviços básicos de saúde e educação; pesquisar como as questões de vizinhança entre os bairros e municípios do leste fluminense são capazes de gerar espraiamentos (spillovers); analisar as despesas e entender a distribuição dos recursos.

Equipe: Juliana Benicio, Samuel Gabbay, Bruno Gomes, Ligia Bensadon e Raphaela Reis (docentes); Matheus Velloso, Nathalia de Araujo, Thaynara Ribeiro, Danielle Ineco e Thayanne Neves (alunos).

Projetos:

enlightened Uma investigação dos serviços de saúde e saneamento básico dos bairros da região de Pendotiba (Niterói-RJ)

Coordenador: Bruno Gomes

O projeto analisa as redes de serviços que atendem a região de Pendotiba (bairros Ititioca, Largo da Batalha, Maceió, Sapê, Badu, Cantagalo, Maria Paula, Matapaca e Vila Progresso) no município de Niterói, no leste fluminense do Estado do Rio de Janeiro, região notoriamente marcada por poucos investimentos públicos. Dentre os serviços a investigados estão saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, assistência social e transporte. Ao se investigar as redes de serviços presentes na região, objetiva-se direcionar a atenção e os olhares públicos a um possível carência e falta de equidade, em comparação com o restante da cidade, ao acesso dos moradores da região a serviços básicos.

A região de Pendotiba foi a escolhida por diversos motivos, tal como a inauguração do campus do IFRJ-Niterói, ocorrida no dia 03 de maio de 2018. Esse acontecimento levou a maiores investimentos para a região e ampliou as redes de serviços locais. O projeto integra análises do LAGEC  e da comissão de integração entre o IFRJ e os moradores do Sapê.

Equipe: Matheus Velloso e Thayanne Neves (alunos).

MÉTODOS QUANTITATIVOS DE APOIO À DECISÃO PARA GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

A linha objetiva mapear e monitorar a rede de empresas que atuam em serviços no estado do Rio de Janeiro, destacando sua contribuição para o Produto Interno Bruto, geração de empregos, inovação, potencial para a capacitação de pessoas e promoção da igualdade de renda; estudar o papel e a importância do processo empreendedor em empresas de serviços; estudar a produtividade das empresas de serviço no estado por meio de DEA; propor soluções de melhoria de gestão e indicadores de monitoramento aplicáveis ao segmento.

Equipe: José Marcelo Velloso, Juliana Benicio e Bruno Gomes.