ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS
1. Objetivo geral
Capacitar profissionais para atuar no setor de serviços, seja em empresas deste setor, ou empreendendo no mesmo, considerando as peculiaridades e a dinâmica do ambiente de negócios, para desenvolver uma visão holística e crítica do seu papel dentro da cadeia produtiva com foco na criação de valor para a mesma.
2. Objetivos específicos
- Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para atuarem como líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios;
- Apresentar os principais fundamentos teóricos da gestão de negócios que permitam o aluno gerar, suprir, manter e avaliar a oferta de serviços;
- Apresentar mecanismos metodológicos que permitam o aluno relacionar o ferramental teórico à prática de gestão em serviços, e vice-versa;
- Desenvolver a consciência crítica no aluno para a atuação no mercado de trabalho contemporâneo, tendo em vista sua contribuição para o bem-estar coletivo.
3. Dados gerais do curso
- O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços funcionará de acordo com os requisitos apresentados a seguir e em conformidade com o regulamento geral dos cursos de pósgraduação Lato Sensu do IFRJ.
- Total da carga horária: 360 horas
- Total de créditos: 24 créditos
- Regime do curso: semestral
- Horário das aulas: as aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos diurno (das 8:00 às 12:30) e vespertino (das 13:30 às 18:00).
- Total de semestres letivos: dois semestres para cursar disciplinas e mais um semestre para elaboração de TCC e defesa.
- Duração mínima do curso: 12 meses, atendendo-se aos seguintes pré-requisitos: aprovação nas disciplinas; desenvolvimento e defesa do TCC, após conclusão das disciplinas, perante Banca Examinadora.
- Prorrogação do curso: o aluno fará jus da prorrogação mediante justificativa por escrito e aprovada pelo Colegiado do Curso. Esse recurso só pode ser utilizado uma vez pelo discente. O período de prorrogação será de seis meses. Neste caso, o curso terá duração de 24 meses, sem mais prorrogações.
4. Coordenação de curso
Coordenadora: Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
E-mail: gestaoemservicos.cnit@ifrj.edu.br
5. Corpo docente
O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços contará com a colaboração de 09 servidores que atuarão como docentes.
6. Linhas de pesquisa
O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Serviços compreende cinco linhas de pesquisas. São elas:
LINHA 1: A formação de agrupamentos (clusters) no Leste Fluminense
LINHA 2: Métodos quantitativos de apoio à decisão para gestão de serviços públicos e privados
LINHA 3: Educação e cidadania no contexto digital
LINHA 4: Práticas de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
LINHA 5: Trabalho, figurações e identidade
7. Matriz curricular
Primeiro semestre - Disciplinas obrigatórias | ||
Disciplina | CH - CRED | Professor(a) |
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GESTÃO DE SERVIÇOS | 30 – 2C | Juliana Benicio |
TÓPICOS EM GESTÃO EMPRESARIAL | 30 – 2C | Bruno Gomes |
PSICOLOGIA SOCIAL E DO TRABALHO | 30 – 2C | Etiane Araldi |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 15 – 1C | Mariana Spacek |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 15 – 1C | Milla Benicio |
DIREITO TRABALHISTA | 30 – 2C | Samuel Gabbay |
GESTÃO DE PESSOAS | 30 – 2C | Raphaela Reis |
Segundo semestre - Disciplinas obrigatórias | ||
GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS | 30 – 2C | Ana Carla Santos |
ÉTICA E GESTÃO DA REPUTAÇÃO | 30 – 2C | Mariana Spacek |
EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA DE EQUIPES | 30 – 2C | Bruno Gomes |
NOVAS TECNOLOGIAS PARA GESTÃO EM SERVIÇOS | 30 – 2C | Helvio Jerônimo |
MARKETING EM SERVIÇOS | 30 – 2C | Milla Benicio |
ELABORAÇÃO DE PROJETO | 30 – 2C | Juliana Benicio |
Terceiro semestre | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | - | Juliana Benicio |