Programa de Nutrição e Qualidade de Vida - NUTRIVIDA

NUTRIVIDA - Programa de Nutrição e Qualidade de Vida do IFRJ

Pensando na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e na melhoria da qualidade de vida, a Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador lançou o NUTRIVIDA - Programa de Nutrição e Qualidade de Vida do IFRJ, de autoria da nutricionista Dra. Fabiane Toste, que tem como objetivo principal despertar no servidor uma relação de conhecimento e prazer com a alimentação saudável e com a prática regular de exercícios físicos.

No Brasil, o último levantamento, feito em 2021, apontou que mais de 57% da população adulta está acima do peso (índice de massa corporal – IMC – igual ou superior a 25kg/m2) e mais de 22% da população adulta está obesa, ou seja, o IMC está igual ou superior a 30kg/m2 o que ocasiona um aumento das DCNT. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022).

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (2016), a principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva, e esse aumento no índice de massa corporal é o principal fator de risco para morte e incapacidade no mundo e nas Américas, que possuem os mais elevados níveis de sobrepeso e obesidade, dentre todas as regiões da OMS. O excesso de peso pode trazer ainda prejuízos para as relações pessoais e profissionais, pois essas pessoas são mais propensas à depressão e ansiedade.

AÇÕES ENVOLVIDAS

1) Curso de Nutrição e Qualidade de Vida

Uma das ações do Programa NUTRIVIDA é o Curso de Nutrição e Qualidade de Vida, que possui como público alvo os trabalhadores (servidores e terceirizados) do IFRJ. A cada semestre será aberta uma turma com disponibilidade de 30 vagas. Todos os participantes inscritos terão acesso a uma plataforma digital (MOODLE) onde os conteúdos do Curso (vídeos, links, e-books e podcast) serão disponibilizados. Além disso, são realizados encontros virtuais, via google meet, para que os resultados sejam compartilhados e para incentivo dos demais participantes. Ao final de cada módulo, o aluno será pontuado por sua participação. Para o recebimento do certificado (30 horas), o aluno deverá atingir um valor mínimo de 70 pontos em um período de realização de 3 meses.

A primeira turma está em andamento com previsão de abertura para uma nova turma no segundo semestre de 2023.

O curso possui os seguintes módulos:

MÓDULO 1: REALIZE SUAS MEDIDAS CORPORAIS

MÓDULO 2: PREENCHA AS RODAS DE SAÚDE E DE ALIMENTOS

MÓDULO 3: FAÇA UM DETOX NA VIDA

MÓDULO 4: INGIRA FRUTAS E COMA MAIS SALADA

MÓDULO 5: LIVRE- SE DA GORDURA TRANS

MÓDULO 6: REGULE O CONSUMO DE SAL E ACÚCAR

MÓDULO 8: MASTIGUE MELHOR E BEBA MAIS ÁGUA

MÓDULO 7: CONSUMA BACTÉRIAS DO BEM

MÓDULO 9: MELHORE SUA REFEIÇÃO NOTURNA E PRATIQUE A HIGIENE DO SONO!

2) Projeto de acompanhamento nutricional individualizado

• Os servidores são selecionados a partir da participação nos exames periódicos em saúde.

• A equipe da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CST) realiza uma triagem dos resultados dos exames laboratoriais, com o objetivo de identificar e mapear os riscos cardiovasculares e as ocorrências de doenças crônicas como a Síndrome Metabólica.

3) Orientação Nutricional Individualizada

• Servidores são atendidos mediante demanda espontânea.

Para maiores informações, escreva para a nutricionista Fabiane Toste através do e-mail fabiane.cardoso@ifrj.edu.br