Medidas adotadas em virtude da pandemia de COVID-19

Prezada comunidade do IFRJ,

Conforme é de conhecimento de todos, estamos vivendo uma situação sanitária muito específica, que nunca vivenciamos: a pandemia mundial de COVID-19. O Estado do Rio de Janeiro é um dos mais afetados, o que motivou o Situação de Emergência em Saúde decretada pelo Governador em 16 de março de 2020, e posterior Estado de Calamidade Pública, em 20 de março de 2020. Em virtude disso, a maioria dos municípios adotou o isolamento social para conter o avanço do contágio e o IFRJ suspendeu as atividades acadêmicas.

Diante disso, a Pró-Reitoria de Extensão, visando minimizar as dificuldades que se impuseram às/aos estudantes no presente contexto, adotou algumas medidas pensadas em constante comunicação com os campi e o Fórum de Assistentes Sociais.

São elas:

1) Solicitação da interrupção das atividades presenciais de estágio ou substituição por atividades remotas (Ofício Circular nº 01/2020/GR/IFRJ)

O objetivo é garantir adequada estrutura e supervisão durante a pandemia de coronavírus, mas sem implicar em redução ou não pagamento da bolsa de estágio.

3) Nota técnica sobre pagamento de auxílio estudantil durante o período de suspensão de atividades acadêmicas (Nota técnica sobre pagamento de auxílio estudantil)

Com o objetivo de orientar as equipes dos campi, a Proex e a Diretoria de Assistência Estudantil elaboraram a nota, construída mediante consulta e colaboração do Fórum Permanente de Assistentes Sociais do IFRJ, bem como de representações do Comitê Gestor Local de Assistência Estudantil dos campi que não têm servidores representados pelo referido fórum e que atuam diretamente nas ações de assistência estudantil dos campi.

A normatização da referida Nota Técnica está estabelecida pela Portaria nº 66/2020/IFRJ.

Para acessar as orientações para a tramitação do processo de pagamento de bolsas de assistência estudantil clique aqui.

4) Orientações para a alimentação saudável em tempos de pandemia (Alimentação, Imunidade e Ansiedade em tempos de quarentena)

A alimentação saudável é fundamental para melhorar o sistema imunológico. Pensando nisso, a nutricionista da DAE preparou algum guia informativo que foi divulgado pelas redes sociais do IFRJ.

5) Edital de fomento de Bolsas e de Projetos - Edital Integrado IFRJ nº 01/2020 ( )

A Pró-Reitoria de Extensão participou de todo o processo de planejamento e realização do Edital Integrado que visa fomentar bolsas discentes e projetos de extensão, pesquisa e inovação durante a supensão de atividades devido à pandemia.

6) Formação de plateia de atividades culturais através do programa Extensão Cultural (Extensão Cultural)

A Assessoria de Ações Culturais, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, está promovendo a formação de plateia para atividades culturais adaptadas à situação pandêmica.

7) Orientações para a realização de exercícios em casa durante a quarentena (A quarentena e o corpo)

Desenvolvido pela Pós-Graduação lato sensu em Educação Física Escolar – IFRJ Núcleo de Pesquisas em Práticas Corporais, Escola e Sociedade – NEPPCES e os Professores de Educação Física do IFRJ, o informativo 'A quarentena e o corpo' ajuda a entender a importância de se manter saudável em tempos difíceis.
Além de explicar por que o cuidado com o corpo é tão importante, o informativo apresenta, de forma objetiva e prática, ações que podem ajudar a melhorar esse momento de isolamento. Como está no texto, "Você não tem um corpo, você é o seu corpo. Mais do que pensar o corpo como uma propriedade da qual você precisa cuidar, é necessário compreendê-lo compondo você como sujeito, sua subjetividade, sua materialidade e imaterialidade que o conforma enquanto ser humano".
O conteúdo foi divulgado nas redes sociais do IFRJ.

8) Assistência dos intérpretes de libras às atividades virtuais (lives) organizadas pelos campi (Acessibilidade de alunas e alunos da comunidade surda)

Durante o período de suspensão das atividades letivas, a Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas – DiDA, tem organizado junto aos tradutores e intérpretes de LIBRAS do IFRJ a interpretação das atividades remotas para garantir a acessibilidade a alunas e alunos e à comunidade surda.

9) Produção de Álcool gel, álcool 70 glicerinado e álcool líquido pelos campi (Produção de álcool)

10) Retificação do Cronograma do Edital de Extensão 01/2019  (link para acesso)

Por fim, salientamos que estamos atentos às informações e orientações dos órgãos governamentais divulgadas diariamente e, nesse sentido, reavaliaremos continuamente as medidas ora adotadas. Além disso, a PROEX reitera seu compromisso com as atividades extensionistas que se fazem necessárias em tempos de crise, a exemplo da produção de álcool em gel do IFRJ para distribuição para a comunidade.

#IFRJnaRede #Protejaseemcasa #IFRJcontraCOVID19